11480
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Explorando área e perímetro de um quadrado

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_22GRM01

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, tesoura, folha milimetrada

- Opcionais: Zoom, Meet
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Para este plano foque na etapa Aquecimento

Aquecimento
Nessa aula é importante o uso dos materiais indicados. Para isso, compartilhe com antecedência com os alunos os slides (3 ao 7) pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado com eles. Grave um áudio orientativo. O Aquecimento será o cerne da sua aula. Sugira que todos os alunos façam a atividade em casa e mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Na construção e análise das atividades os alunos precisam focar em alguns pontos:
     - Como podemos garantir que os novos quadriláteros formados pelos recortes são quadrados?
     - O que acontece com área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados?
     - O que acontece com o perímetro de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados?
     - Existe alguma relação de proporcionalidade entre os lados e o perímetro?
     - Existe alguma relação de proporcionalidade entre os lados e área?

Ao final da vivência peça aos alunos que assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Discussão das soluções
Avalie as respostas e dúvidas apresentadas pelos alunos para dar um feedback à turma. Se sua aula for síncrona, abra o áudio e ouça as hipóteses ou dúvidas vivenciadas por eles. Volte as perguntas iniciais. Garanta que eles chegaram as conclusões quanto a proporcionalidade o que acontece com a área e perímetro do quadrado. Questione: O que acontece quando ampliamos ou reduzimos o quadrado? A área e/ou o perímetro permanece o mesmo? Se sim, justifique. Que tipo de generalização podemos realizar com os resultados obtidos? Deixe preparado uma tabela (como exemplo) com possíveis lados e áreas para que eles façam comparações e cheguem a conclusões. Façam boas perguntas e deixem que eles compartilhem o que fizeram. O vídeo será de boa ajuda par ao entendimento. Prepare um áudio com explicação para um fechamento da aula.
Use o encerramento como atividade complementar ou tarefa de casa.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_22GRM01

(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas