Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, questionando se os alunos se lembram como representar fração em número decimal e vice-versa. Diga aos alunos que irão realizar atividades para fixar os conhecimentos matemáticos envolvidos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada - parte I
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Inicie a aula retomando a representação decimal de uma fração. Lembre-se de enfatizar com os alunos, de forma dialogada, que “toda fração também representa uma divisão. Assim, podemos dividir o numerador pelo denominador para representar a fração em sua forma decimal. Caso o numerador seja menor do que o denominador, temos de acrescentar zero no dividendo; assim, acrescentamos zero na parte inteira do quociente e vírgula para representar a parte decimal. Caso o numerador seja maior do que o denominador, temos de encontrar o resto e acrescentar um zero para que ele seja representado em décimos; assim, acrescentamos uma vírgula no quociente e continuamos a divisão”.
Propósito: Retomar os conhecimentos adquiridos nas aulas conceituais a respeito da representação fracionária e decimal.
Discuta com a turma:
- O que devo fazer quando o dividendo é menor do que o divisor?
- Quando acrescento zero no dividendo ou no resto, o que devo fazer no quociente?
Retomada - parte II
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Continue a retomada de forma dialogada, lembrando aos alunos que, para representar um número decimal em fração, “temos de copiar os algarismos sem a vírgula e colocar no numerador da fração; o denominador, por sua vez, será uma potência de 10 e a quantidade de zero é definida pela quantidade de casas decimais que o número decimal possui”.
Propósito: Retomar os conhecimentos adquiridos nas aulas conceituais a respeito da representação fracionária e decimal.
Discuta com a turma:
- Por que a resposta final não é vinte e oito décimos, mas sim quatorze quintos?
Atividade principal - parte I
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Previamente, separe a sala em grupo de até 4 pessoas. Após, dê 4 minutos para discutirem quais ingredientes que fazem parte da receita para a felicidade. Neste momento, circule pela sala, analisando quais são os ingredientes discutidos e verificando se os alunos estão se aprofundando nos temas. Porém, não há necessidade de fazer intervenções, que serão realizadas na parte II e III desta atividade. Se desejar, enquanto os alunos discutem, você pode deixar a música de Toquinho tocando na sala.
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam e discutam sobre quais são os elementos na vida que lhes causam felicidade e, assim, construir uma lista desses elementos, de forma a utilizá-los na receita que irão elaborar na parte III da atividade principal.
Material complementar:
- Você pode ouvir e ler a letra da música de Toquinho aqui.
- Neste link você pode saber como formar agrupamentos que ajudem no desenvolvimento da atividade.
Atividade principal - parte II
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Deixe os alunos lerem a atividade e tentarem resolvê-la em grupo de até 4 pessoas. Os alunos terão de representar os números decimais em forma de fração. Durante a atividade, circule pela sala, verificando quais são as dificuldades dos alunos.
Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Exercitar a representação dos números decimais em fração de forma contextualizada.
Atividade principal - parte III
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Oriente os alunos a criarem, individualmente, uma receita de pelo menos 4 ingredientes, certificando que estão sendo expressas quantidades diferentes em quilos (kg), isto é, frações diferentes. Esse processo pode levar até 2 minutos. Após, no grupo formado de até 4 alunos, oriente para que eles compartilhem suas receitas com um dos amigos. Os alunos terão de representar as frações das receitas dos colegas em números decimais e, após, responder a quantas gramas corresponde cada ingrediente. Como sugestão, você pode imprimir ou passar no quadro um modelo de tabela para os alunos anotarem essas informações. Circule pela sala para verificar quais são os exemplos a serem explorados na discussão das soluções.
Propósito: Representar a quantidade dos ingredientes em forma de fração, de modo a transformá-las em número decimal em uma situação contextualizada.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das soluções - parte I
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe os grupos compartilharem, para a sala, sobre os ingredientes que discutiram e listaram para alcançar a felicidade. Depois que os alunos compartilharem seus ingredientes, passe para este slide. Caso algum grupo aborde algum dos ingredientes do slide, poderá usá-lo durante a explicação do grupo. Caso não haja projetor, você pode apenas dialogar com os alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas reflexões e discussões sobre quais são os elementos na vida que lhes causam felicidade.
Discuta com a turma:
- Por que vocês acham que menos preconceito causaria mais felicidade?
- Por que mais educação para todos pode nos fazer mais felizes?
- Vocês também escolheram “mais amigos”. Por quê?
Discussão das soluções - parte II
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Questione aos alunos como eles representaram as quantidades em fração. Depois que os alunos compartilharem suas resoluções, passe para este slide. Certifique de lembrar aos alunos que as frações foram representadas em sua forma irredutível. Caso não haja projetor, você pode passar a resolução no quadro.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas soluções para representar a quantidade decimal em fração.
Discuta com a turma:
- No ingrediente “respeito às diferenças”, por que a resposta final não é 95 décimos?
- No ingrediente “ilusões”, por que a resposta final não é 624 centésimos negativo?
Discussão das soluções - parte III
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 a 13)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para apresentarem alguns de seus ingredientes. Certifique-se que as frações a serem apresentadas sejam diferentes. Depois que os alunos compartilharem seus ingredientes, passe para este slide, como forma de exemplificar uma resolução. Nestes slides você encontrará 2 métodos diferentes para representar frações em números decimais (divisão e fração decimal) e também terá a explicação de como transformar quilos em gramas. Caso não haja projetor, você pode escrever no quadro este exemplo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas soluções para representar a quantidade fracionária em número decimal e, após, a forma como transformaram em gramas.
Discuta com a turma:
- Como conseguimos representar kg em gramas?
Discussão das soluções - parte III
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 a 13)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para apresentarem alguns de seus ingredientes. Certifique-se que as frações a serem apresentadas sejam diferentes. Depois que os alunos compartilharem seus ingredientes, passe para este slide, como forma de exemplificar uma resolução. Nestes slides você encontrará 2 métodos diferentes para representar frações em números decimais (divisão e fração decimal) e também terá a explicação de como transformar quilos em gramas. Caso não haja projetor, você pode escrever no quadro este exemplo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas soluções para representar a quantidade fracionária em número decimal e, após, a forma como transformaram em gramas.
Discuta com a turma:
- Como conseguimos representar kg em gramas?
Discussão das soluções - parte III
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 a 13)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para apresentarem alguns de seus ingredientes. Certifique-se que as frações a serem apresentadas sejam diferentes. Depois que os alunos compartilharem seus ingredientes, passe para este slide, como forma de exemplificar uma resolução. Nestes slides você encontrará 2 métodos diferentes para representar frações em números decimais (divisão e fração decimal) e também terá a explicação de como transformar quilos em gramas. Caso não haja projetor, você pode escrever no quadro este exemplo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas soluções para representar a quantidade fracionária em número decimal e, após, a forma como transformaram em gramas.
Discuta com a turma:
- Como conseguimos representar kg em gramas?
Discussão das soluções - parte III
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 10 a 13)
Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns alunos para apresentarem alguns de seus ingredientes. Certifique-se que as frações a serem apresentadas sejam diferentes. Depois que os alunos compartilharem seus ingredientes, passe para este slide, como forma de exemplificar uma resolução. Nestes slides você encontrará 2 métodos diferentes para representar frações em números decimais (divisão e fração decimal) e também terá a explicação de como transformar quilos em gramas. Caso não haja projetor, você pode escrever no quadro este exemplo.
Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas soluções para representar a quantidade fracionária em número decimal e, após, a forma como transformaram em gramas.
Discuta com a turma:
- Como conseguimos representar kg em gramas?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade relembrando qual foi a atividade realizada pelos alunos e qual a finalidade dela para a prática e construção deles. Relembre o objetivo da aula e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:
- Você acha que atingimos o objetivo de aprendizagem hoje?
- Você acha que existe uma receita para a felicidade?
- O que você gostaria que tivesse nas nossas aulas para que ela lhe causasse maior felicidade?
Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e anotem suas respostas no caderno. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos. Circule para verificar como os alunos relacionam a fração decimal ao número decimal. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Avaliar se os alunos identificam e representam frações e números decimais em situações contextualizadas.
Discuta com a turma:
- O que pode significar dizer “fração de segundos”?
- O que 27/100 segundos pode representar?
Materiais complementares para impressão:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar