11478
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Transformando medida de tempo

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º do Fundamental sobre compreender o conceito de medidas de tempo e transformá-las

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Desenvolver o conceito de  diferentes medidas de tempo, determinando a composição de horas, minutos e segundos.

Conceito-chave

Compreender o conceito de medidas de tempo e transformá-las .

Recursos necessários

  • Quadro;
  • giz ou pincel;
  • lápis;
  • borracha;
  • caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Direcione uma conversa com a turma sobre o tema que iremos abordar, neste momento avalie quem domina previamente o assunto.

Propósito: Desenvolver a proximidade entre alunos e conteúdo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Mantenha a orientação de conversa, neste momento colherá os saberes dos alunos e a forma como eles já estão aplicando as informações recebidas ao conhecimento que possuíam.

Propósito: Incentivar o raciocinio lógico.

Discuta com a turma:

  • Que instrumentos dispomos para medir segundos, minutos e horas?
  • Quantos minutos cabem dentro de uma hora?
  • Quantos segundos existem em um minuto?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça para um aluno ler o texto, em seguida, retome a leitura dos pontos chaves do enunciado. Instigue-os a rever os assuntos trabalhados na atividade aquecimento.

Propósito: Estimular diferentes estratégias de resolução na turma.

Discuta com a turma:

  • Quais operações serão utilizadas para obtermos os valores do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.

Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
  • Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
  • Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?

Discussão da solução (slides 5 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.

Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
  • Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
  • Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?

Sistematização do conceito. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome os passos da aula, utilizando as anotações do quadro. Peça para que seus alunos contribuam contando a sequência dos passos. Peça para a turma repetir quantas horas existem em um dia, quantos minutos compõem uma hora e quantos segundos existem em um minuto. Para finalizar, questione quantos segundos existem em 10 horas, para ver quem internalizou o valor encontrado na atividade.

Propósito: Relembrar as medidas de tempo.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que um aluno relate o conteúdo abordado.

Propósito: Relacionar medidas de tempo com o cotidiano.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o problema proposto.

Propósito: Praticar o contexto aplicado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Direcione uma conversa com a turma sobre o tema que iremos abordar, neste momento avalie quem domina previamente o assunto.

Propósito: Desenvolver a proximidade entre alunos e conteúdo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Desenvolver o conceito de  diferentes medidas de tempo, determinando a composição de horas, minutos e segundos.

Conceito-chave

Compreender o conceito de medidas de tempo e transformá-las .

Recursos necessários

  • Quadro;
  • giz ou pincel;
  • lápis;
  • borracha;
  • caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Mantenha a orientação de conversa, neste momento colherá os saberes dos alunos e a forma como eles já estão aplicando as informações recebidas ao conhecimento que possuíam.

Propósito: Incentivar o raciocinio lógico.

Discuta com a turma:

  • Que instrumentos dispomos para medir segundos, minutos e horas?
  • Quantos minutos cabem dentro de uma hora?
  • Quantos segundos existem em um minuto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Peça para um aluno ler o texto, em seguida, retome a leitura dos pontos chaves do enunciado. Instigue-os a rever os assuntos trabalhados na atividade aquecimento.

Propósito: Estimular diferentes estratégias de resolução na turma.

Discuta com a turma:

  • Quais operações serão utilizadas para obtermos os valores do problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.

Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
  • Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
  • Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.

Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
  • Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
  • Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome os passos da aula, utilizando as anotações do quadro. Peça para que seus alunos contribuam contando a sequência dos passos. Peça para a turma repetir quantas horas existem em um dia, quantos minutos compõem uma hora e quantos segundos existem em um minuto. Para finalizar, questione quantos segundos existem em 10 horas, para ver quem internalizou o valor encontrado na atividade.

Propósito: Relembrar as medidas de tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para que um aluno relate o conteúdo abordado.

Propósito: Relacionar medidas de tempo com o cotidiano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o problema proposto.

Propósito: Praticar o contexto aplicado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano