Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Objetivos específicos
Desenvolver o conceito de diferentes medidas de tempo, determinando a composição de horas, minutos e segundos.
Conceito-chave
Compreender o conceito de medidas de tempo e transformá-las .
Recursos necessários
- Quadro;
- giz ou pincel;
- lápis;
- borracha;
- caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Direcione uma conversa com a turma sobre o tema que iremos abordar, neste momento avalie quem domina previamente o assunto.
Propósito: Desenvolver a proximidade entre alunos e conteúdo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Mantenha a orientação de conversa, neste momento colherá os saberes dos alunos e a forma como eles já estão aplicando as informações recebidas ao conhecimento que possuíam.
Propósito: Incentivar o raciocinio lógico.
Discuta com a turma:
- Que instrumentos dispomos para medir segundos, minutos e horas?
- Quantos minutos cabem dentro de uma hora?
- Quantos segundos existem em um minuto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça para um aluno ler o texto, em seguida, retome a leitura dos pontos chaves do enunciado. Instigue-os a rever os assuntos trabalhados na atividade aquecimento.
Propósito: Estimular diferentes estratégias de resolução na turma.
Discuta com a turma:
- Quais operações serão utilizadas para obtermos os valores do problema?
Materiais complementares para impressão:
Discussão da solução (slides 5 a 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.
Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
- Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
- Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?
Discussão da solução (slides 5 a 6)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Selecione as perguntas do problema e indique um aluno para contribuir com a interpretação do mesmo.
Propósito: Reconhecer a forma de raciocínio encontrada pelos alunos e discuti-las.
Discuta com a turma:
- Quais são as principais relações entre as medidas de tempo envolvidas no problema?
- Que operações matemáticas foram necessárias? Por que?
- Houve algum número aparecendo várias vezes nos cálculos realizados?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome os passos da aula, utilizando as anotações do quadro. Peça para que seus alunos contribuam contando a sequência dos passos. Peça para a turma repetir quantas horas existem em um dia, quantos minutos compõem uma hora e quantos segundos existem em um minuto. Para finalizar, questione quantos segundos existem em 10 horas, para ver quem internalizou o valor encontrado na atividade.
Propósito: Relembrar as medidas de tempo.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para que um aluno relate o conteúdo abordado.
Propósito: Relacionar medidas de tempo com o cotidiano.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o problema proposto.
Propósito: Praticar o contexto aplicado.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar