Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_26RDP04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- calculadora
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Raio X.
Atividade Raio X
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e montar um Painel de Soluções, com um exemplo, como mostrado na Tabela da resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q3rNRRTZwE86UWcuk5pugg2FXHAmWJTpmXv2sxfsdGJT8kX3Ar7E3BDw4JvG/resol-ativraiox-mat8-26rdp04.pdf,
utilizando o Padlet, o Jamboard, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho individual, oriente os alunos para que leiam o problema e criem estratégias com o uso da calculadora, que mostrem uma ou mais soluções dessa situação problema, eles poderão fazer uma Tabela para organizar as possibilidades de resolução. Com o uso da calculadora o aluno terá mais tempo para pensar nas possíveis soluções e criar estratégias. O uso da calculadora é recomendado para aprimorar o cálculo mental, estimativa e contribui para a compreensão do processo de resolução. Sugestão: Acrescente uma condicionante no problema, por exemplo: "utilizar no mínimo duas operações". Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas estratégias, oralmente ou através do registro na Tabela, sugiro que proponha o jogo online “Calculadora Quebrada” disponível no link https://rachacuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada//(acesso em 04 de jul 2020). Neste jogo os alunos devem usar operações matemáticas (soma, subtração, divisão e divisão) e os números disponíveis para obter os números procurados. Solicite que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas na resolução dessa Atividade, elas serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem suas respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard, ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, podem usar as calculadoras dos celulares, é um bom momento para interação lúdica e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusãol, podem estar envolvidos com outros afazeres.
Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet
Código: MAT8_26RDP04
(EF08MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
AULA 01
AULA 02
AULA 09
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas numéricos e não numéricos com uma, várias, nenhuma ou infinitas soluções.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes