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Plano de aula - Resolução de Problemas de disposição retangular

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas de multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
  • Data show (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Atividade Principal (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido; 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, acesse o link da biblioteca digital desenvolvida em software livre, clicando aqui.

Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos , clique aqui.

Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, leia o texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais, clicando aqui.

Atividade Principal (slides 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido; 20 minutos

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Painel De Soluções (Slides de 8, 9 e 10) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia disposição retangular.

Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 5+5+5+5=20 corresponde a 4 x 5 = 20 ou 4+4+4+4+4=20 corresponde a 5x4=20.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?

Atividade do Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos Propósito: Verificar se os alunos pensam na multiplicação como forma mais simples e rápida para solucionar essa situação-problema semelhantes a da atividade principal. Orientações: Solicite que os alunos individualmente leiam o enunciado e a realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se eles compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos precisam compreender que as linhas ficam na posição horizontal (deitadas) e as colunas na posição vertical (em pé), é muito importante, indicar o sentido da linha e o sentido da coluna. Escolha entre a turma, um aluno que apresente procedimento diferente para que seja socializado no quadro. Proporcione na correção um momento para que os alunos justifiquem seus procedimentos com a turma. Instigue a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem entre os procedimentos, qual é mais interessante e prático. Nesta atividade os alunos trabalharão com a ideia de disposição retangular, há a necessidade de levarmos os alunos a compreenderem que podemos encontrar o resultado da quantidade de livros que faltam para completar a estante e o total de livros que cabem na estante por diferentes estratégias e registros, como por exemplos: contagens, adições de parcelas iguais ou por multiplicações. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto e permitir que eles sintam o prazer da descoberta. Também temos que valorizar a comunicação oral entre eles, expressando seus pensamentos e ouvindo as ideias dos outros alunos, por meio da oralidade que elas terão a possibilidade de colocarem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si e argumentar sobre suas hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros que ela deve colocar na estante?
  • Como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado? Explique para mim!

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione:

  • Vocês têm ideia do que a aula vai tratar?
  • Pelo título da aula, como ela será?
  • O que podemos fazer para realizarmos as atividades propostas?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seus amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Objetivos específicos

Resolver situação-problema com a ideia de disposição retangular.

Conceito-chave

Resolução de situações-problemas de multiplicação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro, ou outro material de sua preferência;
  • Data show (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3, 4 e 5)

Propósito: Contextualizar o conceito a ser desenvolvido na aula com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações de contagem, na floricultura para saber a quantidade de flores de cada tipo, no supermercado quantos produtos têm em cada prateleira, no sítio para controlar a quantidade de animais que há em um rebanho, na padaria para controlar a quantidade de pães que foram assados e vendidos etc. O homem sempre teve necessidade de contar coisas e sempre foi buscando meios para facilitar esse processo, já usou no passado muitas vezes pedrinhas, avançando um pouco fazendo montes e agrupamentos de diversas quantidades, hoje ainda muitas vezes utiliza os dedos das mãos,mas atualmente com o avanço da tecnologia tem usado as máquinas, como a calculadora e os computadores. Mas, a estratégia de agrupamento organizado visualmente tem auxiliado na contagem do nosso dia a dia, esse procedimento nos auxilia a não esquecer de contar nenhum objeto e evita que a mesmo objeto seja contado duas vezes. Caso não tenha o Datashow em sua sala, faça a impressão da atividade.

Discuta com a turma:

  • Vocês fazem contagens em casa? Do quê?
  • Como vocês contam? De um em um?
  • Vocês já viram alguém fazendo contagem de alguma coisa? O quê? Aonde?
  • Por que precisava contar? Vocês gostam de contar?

Aproveite bem este momento coletivo, para contextualizar o conceito multiplicação de disposição retangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido; 20 minutos.

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre a natureza Multiplicação, acesse o link da biblioteca digital desenvolvida em software livre, clicando aqui.

Para ler a entrevista da revista Nova Escola com Gérard Vergnaud sobre a importância de saber como os alunos aprendem para ensiná-los e seus estudos sobre os Campos Conceituais Aditivos e Multiplicativos , clique aqui.

Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão, leia o texto da Nova Escola sobre Multiplicação e Divisão nas séries iniciais, clicando aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido; 20 minutos

Propósito: Conduzir os alunos a levantarem hipóteses de estratégias de resolução de situações-problema de disposição retangular.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem qual a melhor forma de encontrar a resposta da situação-problema. Proporcione um momento individual para que cada aluno pense em suas próprias estratégias e depois os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução à situação-problema. Desafie os alunos a pensarem em quais situações a quantidade de quadros poderia ser um número ímpar, e não ter nenhum quadro isolado. Por exemplo uma disposição de 5x5=25 ou 3x3=9. Estimule-os a pensarem sobre as diversas possibilidades e socializarem suas ideias com a turma.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade investigue entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo:

  • Fazer um desenho, contar os objetos ou trocar ideias com os amigos, facilitou a resolução da atividade?

Questione as duplas se encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Socializar os diferentes registros de resoluções dos alunos e explicarem o que compreenderam.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de reflexão consigo mesmo de como resolver a atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Motive os alunos a utilizarem algumas sequências de contagens que são pouco usadas no nosso dia a dia, como a contagem de 6 em 6 e estimule-os a descobrirem outras possibilidades de contagens para chegarem ao resultado do total de quadros do Outdoor. Circule pela sala enquanto as duplas trabalham, verificando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguiram chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas, permite que cada aluno se aproprie de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Escolha um registro que não tenha sido concluído ou que não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

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Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia, que a multiplicação é uma solução prática e econômica para situações-problema com ideia disposição retangular.

Relacione a adição de parcelas iguais ao algoritmo da multiplicação. Explicar que 5+5+5+5=20 corresponde a 4 x 5 = 20 ou 4+4+4+4+4=20 corresponde a 5x4=20.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo,desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, adição de parcelas iguais etc. Mas, a operação da multiplicação é uma solução prática, econômica e mais ágil. O que você acham sobre esta operação com resolução desse problema?

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Tempo sugerido: 5 minutos Propósito: Verificar se os alunos pensam na multiplicação como forma mais simples e rápida para solucionar essa situação-problema semelhantes a da atividade principal. Orientações: Solicite que os alunos individualmente leiam o enunciado e a realizem a atividade. Enquanto eles solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se eles compreenderam a ideia de disposição retangular e observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos precisam compreender que as linhas ficam na posição horizontal (deitadas) e as colunas na posição vertical (em pé), é muito importante, indicar o sentido da linha e o sentido da coluna. Escolha entre a turma, um aluno que apresente procedimento diferente para que seja socializado no quadro. Proporcione na correção um momento para que os alunos justifiquem seus procedimentos com a turma. Instigue a turma a discutir as soluções com seus colegas e analisarem entre os procedimentos, qual é mais interessante e prático. Nesta atividade os alunos trabalharão com a ideia de disposição retangular, há a necessidade de levarmos os alunos a compreenderem que podemos encontrar o resultado da quantidade de livros que faltam para completar a estante e o total de livros que cabem na estante por diferentes estratégias e registros, como por exemplos: contagens, adições de parcelas iguais ou por multiplicações. Mas, não podemos deixar de valorizar as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para encontrarem o resultado do desafio proposto e permitir que eles sintam o prazer da descoberta. Também temos que valorizar a comunicação oral entre eles, expressando seus pensamentos e ouvindo as ideias dos outros alunos, por meio da oralidade que elas terão a possibilidade de colocarem em jogos todo o conhecimento que já adquiriram para si e argumentar sobre suas hipóteses.

Discuta com a turma:

  • Quantos livros que ela deve colocar na estante?
  • Como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado? Explique para mim!

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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