11474
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Situação-problema envolvendo sistema monetário:por quais produtos eu posso trocar?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - valores monetários- troca- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • cartolina
  • piloto
  • Dinheiro fictício impresso .


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.

Retomada. Slide ( 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Informe a turma que você tem um vale troco de um valor de R$ 35,00. Convide os alunos a realizarem a troca.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o sistema monetário.

Discuta com a turma:

  • Quem já precisou realizar uma troca de produto?
  • Quem pode me explicar como foi?

Retomada. Slide ( 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Questione quais mercadorias é possível levar na troca usando o vale troco de R$ 35,00. Use as cédulas e as moedas para realizar os procedimentos de cálculos. Exponha o dinheiro e peça que eles façam as combinações da compra, ao tempo, que você usa o dinheiro e registra os cálculos na lousa. Apresente as resoluções: Com esse valor, é possível trocar por 1 argola de R$ 20,00 e 3 de R$ 5,00. Pode ser 2 argolas de R$ 17,50 ( R$ 17 + R$ 17 + R$ 0,50 + R$ 0,50 =R$ 35,00) ou 7 argolas de R$ 5,00.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o sistema monetário.

Discuta com a turma:

  • Se eu usar uma cédula de R$ 20,00 , preciso de quanto para ter R$35,00 ?
  • Separei o valor de R$ 17,50 , quantas cédulas de R$ 5,00 para formar R$ 35,00?
  • Posso usar o dinheiro para pensar nos valores?
  • Quais operações também podemos usar para facilitar nos cálculos?

Atividade principal. Slide ( 5 e 6). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe que em trio, eles irão resolver uma resolução problema. Crie um ambiente motivado, dizendo que a ajuda deles é muito importante e que você confia neles. E, que vai ser uma atividade muito bacana!

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca e troco.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal. Slide ( 5 e 6). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Em trio, entregue atividade ou peça que registrem no quadro. Escolha os alunos analisando o nível de aprendizagem diferentes, nesta atividade , as trocas podem ocorrer, de maneira, que cada um possa contribuir na elaboração das estratégias.A proposta é que eles pensem em possibilidades em realizar trocas sem ter perdas de valores.Destaque que eles têm que elaborar uma estratégia que atenda ao regulamento da loja e que João não saia perdendo nenhum valor.Acompanhe a dinâmica da atividade, já observando os trios, suas dificuldades e o tipo de estratégia que eles optaram (se é mais simples ou mais complexas).Neste momento, também cabe as intervenções de maneira que o trio possa finalizar as atividades.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca e troco.

Discuta com a turma:

  • O que é importante fazer quando precisamos resolver uma situação-problema?
  • Para elaborar as estratégias, o dinheiro fictício pode ajudar?
  • Usar as operações também ajudam na resolução?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Construa um painel de soluções , usando uma cartolina .Exponha na sala e convide alguns trios para completarem o painel. É interessante que alunos que elaboraram estratégias diferentes compartilhem as resoluções.Permita que eles expliquem como elaboraram suas respostas, deixe que o aluno explique como pensaram, se fizeram ou não ajustes.Caso, a turma apresente apenas uma resolução, garanta que outras possibilidades sejam apresentadas. Veja a resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram importantes na resolução da atividade?
  • O uso do dinheiro facilitou na elaboração da estratégia?
  • E, se a loja aceitasse receber troco, quantos carrinhos João poderia fazer a troca?
  • O valor que ele tinha na carteira ajudou na troca?
  • E com o valor de R$ 50,00, quais são as possibilidades de compra de João?
  • x

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Na resolução, informe que João poderá trocar o vale troca no valor de R$ 42,00 por um carrinho azul de R$ 27,00 e outro verde de R$ 15,00. Use as cédulas e moedas para demonstrar os valores e destaque que podemos usar a adição para verificar os valores.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Na resolução 2, João usará o vale troca de R$ 42,00 mais o valor de R$ 7,00 que tem na carteira.Pois, somando os carrinhos dourado de R $ 34,00 mais o verde de R$ 15,000 o valor total será de R$ 49,00.Use outras combinações de cédulas para representar o valor de R$ 15,00 e questione-os se é possível representar também dessa maneira.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Posso combinar também outras cédula para compor o valor de R$ 15,00?

Discussão da solução. Slide ( 7,8,9 e 10). select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Apresente a resolução 3, onde João poderá trocar seu vale pelos carrinhos amarelo que custa R$ 30,00 e pelo prata que custa R$ 19,00. Somando um total de R$ 49,00, onde ele usará o valor de R$ 7,00 que tem na carteira.Novamente, use outras combinações de cédulas e moedas.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente outro exemplo de troca de mercadorias, destacando as trocas de valores.Resuma os pontos que foram abordados na aula e as operações que usamos para resolver a situação-problema. Registre em uma cartolina a frase com o resumo da aula, afixe na parede e peça que eles registrem no caderno

Propósito: Destacar os conteúdos explorados durante à aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio x. Informe que individualmente eles vão resolver outra situação-problema.Destaque que eles podem usar as estratégias da atividade anterior e o dinheiro para elaborar sua resolução. No momento de apresentar as resoluções, peça que antes, um ou dois alunos, de preferência, com estratégia diferentes, registrem sua resposta na lousa. Caso, nem todas as resoluções tenham sido exploradas, apresente as possíveis resoluções. Este também é um momento para observar o que a turma ainda tem dificuldade e o que ainda precisa ser explorado. Proponha também mais atividades complementares sobre a temática.

Propósito: Avaliar a aprendizagem ampliada durante à aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca.

Conceito-chave

sistema monetário-  adição - valores monetários- troca- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • cartolina
  • piloto
  • Dinheiro fictício impresso .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Informe a turma que você tem um vale troco de um valor de R$ 35,00. Convide os alunos a realizarem a troca.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o sistema monetário.

Discuta com a turma:

  • Quem já precisou realizar uma troca de produto?
  • Quem pode me explicar como foi?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Questione quais mercadorias é possível levar na troca usando o vale troco de R$ 35,00. Use as cédulas e as moedas para realizar os procedimentos de cálculos. Exponha o dinheiro e peça que eles façam as combinações da compra, ao tempo, que você usa o dinheiro e registra os cálculos na lousa. Apresente as resoluções: Com esse valor, é possível trocar por 1 argola de R$ 20,00 e 3 de R$ 5,00. Pode ser 2 argolas de R$ 17,50 ( R$ 17 + R$ 17 + R$ 0,50 + R$ 0,50 =R$ 35,00) ou 7 argolas de R$ 5,00.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre o sistema monetário.

Discuta com a turma:

  • Se eu usar uma cédula de R$ 20,00 , preciso de quanto para ter R$35,00 ?
  • Separei o valor de R$ 17,50 , quantas cédulas de R$ 5,00 para formar R$ 35,00?
  • Posso usar o dinheiro para pensar nos valores?
  • Quais operações também podemos usar para facilitar nos cálculos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Informe que em trio, eles irão resolver uma resolução problema. Crie um ambiente motivado, dizendo que a ajuda deles é muito importante e que você confia neles. E, que vai ser uma atividade muito bacana!

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca e troco.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Em trio, entregue atividade ou peça que registrem no quadro. Escolha os alunos analisando o nível de aprendizagem diferentes, nesta atividade , as trocas podem ocorrer, de maneira, que cada um possa contribuir na elaboração das estratégias.A proposta é que eles pensem em possibilidades em realizar trocas sem ter perdas de valores.Destaque que eles têm que elaborar uma estratégia que atenda ao regulamento da loja e que João não saia perdendo nenhum valor.Acompanhe a dinâmica da atividade, já observando os trios, suas dificuldades e o tipo de estratégia que eles optaram (se é mais simples ou mais complexas).Neste momento, também cabe as intervenções de maneira que o trio possa finalizar as atividades.Veja o guia de intervenção.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam a situação de troca e troco.

Discuta com a turma:

  • O que é importante fazer quando precisamos resolver uma situação-problema?
  • Para elaborar as estratégias, o dinheiro fictício pode ajudar?
  • Usar as operações também ajudam na resolução?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Construa um painel de soluções , usando uma cartolina .Exponha na sala e convide alguns trios para completarem o painel. É interessante que alunos que elaboraram estratégias diferentes compartilhem as resoluções.Permita que eles expliquem como elaboraram suas respostas, deixe que o aluno explique como pensaram, se fizeram ou não ajustes.Caso, a turma apresente apenas uma resolução, garanta que outras possibilidades sejam apresentadas. Veja a resolução da atividade.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram importantes na resolução da atividade?
  • O uso do dinheiro facilitou na elaboração da estratégia?
  • E, se a loja aceitasse receber troco, quantos carrinhos João poderia fazer a troca?
  • O valor que ele tinha na carteira ajudou na troca?
  • E com o valor de R$ 50,00, quais são as possibilidades de compra de João?
  • x

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Na resolução, informe que João poderá trocar o vale troca no valor de R$ 42,00 por um carrinho azul de R$ 27,00 e outro verde de R$ 15,00. Use as cédulas e moedas para demonstrar os valores e destaque que podemos usar a adição para verificar os valores.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Na resolução 2, João usará o vale troca de R$ 42,00 mais o valor de R$ 7,00 que tem na carteira.Pois, somando os carrinhos dourado de R $ 34,00 mais o verde de R$ 15,000 o valor total será de R$ 49,00.Use outras combinações de cédulas para representar o valor de R$ 15,00 e questione-os se é possível representar também dessa maneira.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Discuta com a turma:

  • Posso combinar também outras cédula para compor o valor de R$ 15,00?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Apresente a resolução 3, onde João poderá trocar seu vale pelos carrinhos amarelo que custa R$ 30,00 e pelo prata que custa R$ 19,00. Somando um total de R$ 49,00, onde ele usará o valor de R$ 7,00 que tem na carteira.Novamente, use outras combinações de cédulas e moedas.

Propósito: Compartilhar as estratégias elaboradas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Apresente outro exemplo de troca de mercadorias, destacando as trocas de valores.Resuma os pontos que foram abordados na aula e as operações que usamos para resolver a situação-problema. Registre em uma cartolina a frase com o resumo da aula, afixe na parede e peça que eles registrem no caderno

Propósito: Destacar os conteúdos explorados durante à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade de raio x. Informe que individualmente eles vão resolver outra situação-problema.Destaque que eles podem usar as estratégias da atividade anterior e o dinheiro para elaborar sua resolução. No momento de apresentar as resoluções, peça que antes, um ou dois alunos, de preferência, com estratégia diferentes, registrem sua resposta na lousa. Caso, nem todas as resoluções tenham sido exploradas, apresente as possíveis resoluções. Este também é um momento para observar o que a turma ainda tem dificuldade e o que ainda precisa ser explorado. Proponha também mais atividades complementares sobre a temática.

Propósito: Avaliar a aprendizagem ampliada durante à aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano