Sugestao de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_16GEO01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Zoom
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Introdução as transformações”- Khan Academy, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bae8Sl_ONeo acesso em 01 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade principal
Para a atividade os alunos precisam ter em mãos uma malha quadriculada que pode ser em papel ou no Paint. Compartilhe a atividade com os alunos e peça que realizem os comandos apresentados no slide. Ao final peça que compartilhem as respostas com o professor para análise.
Discussão das soluções
Se for possível uma aula síncrona, faça a discussão da atividade usando o Zoom, caso não seja possível grave um vídeo com essas discussões e compartilhe com a turma.
Sistematização
Para sistematizar a aula sugira o vídeo “Introdução às transformações” - Khan Academy .
Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_16GEO01
(EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes