11472
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Problematizando com as proporções diretas 2

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Proporcionalidade direta

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.

Conceito-chave

Proporcionalidade direta

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.

Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.

Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos destacando a importância da proporcionalidade nas elaborações dos mapas e a importância de saber interpretar as escalas.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as questões com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
  • Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

Objetivos específicos

Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.

Conceito-chave

Proporcionalidade direta

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.

Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.

Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.

Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
  • Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
  • Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
  • O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)

Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.

Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar para saber a resposta?
  • O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
  • Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos destacando a importância da proporcionalidade nas elaborações dos mapas e a importância de saber interpretar as escalas.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as questões com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.

Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
  • Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
  • Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
  • Como podemos ter certeza de que está correto?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano