Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problematizando com as proporções diretas 2
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Proporcionalidade
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.
Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.
Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos destacando a importância da proporcionalidade nas elaborações dos mapas e a importância de saber interpretar as escalas.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as questões com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
- Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
- Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_14ALG03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade principal
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe o problema proposto na atividade com os estudantes. Você pode enviar em formato de texto ou enviar o slide como imagem. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e você pode solicitar que os alunos enviem suas respostas. Caso a aula estiver ocorrendo de forma síncrona você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas.
Atividade principal
Professor, sugerimos que inicialmente você apresente aos alunos um mapa e peça para que eles identifiquem as informações de escala. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona você pode enviar a imagem do mapa a turma e verbalizar o questionamento. Verbalize também as explicações contidas nos slides e posteriormente envie em formato de texto, ou até mesmo compartilhando o slide os problemas propostos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona envie para os alunos os slides com as explicações e problemas. Caso considere viável você pode gravar um áudio ou vídeo explicando o conceito de escalas em mapas. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções em formato de imagem ou vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia compartilhar com os alunos os slides da “Discussão das soluções”. Como possui muita informação, os alunos podem ficar confusos caso a resolução não seja comentada. Sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides, caso considere adequado. Você pode enviar as questões presentes no “Discuta com a turma” aos alunos em formato de texto e solicitar que eles também respondam em formato de texto, articulando as ideias que tiveram para a resolução do problema.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem propor a seus familiares de irem para cozinha juntos e preparem a receita de macarronada presente na atividade da etapa Retomada deste plano. Sugira que eles adaptem a receita para a quantidade de pessoas que irão desfrutar da refeição. Outra sugestão de atividade é os alunos construírem junto de seus familiares um mapa, usando escala proporcional, da casa da família, para isso precisarão medir os cômodos e isso pode ser feito, de forma aproximada, por meio de passos :)
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.