Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Márcia Regina Kaminski
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Objetivos específicos
Utilizar o conceito de proporcionalidade direta para resolver problemas envolvendo escalas de mapas.
Conceito-chave
Proporcionalidade direta
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.
Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Relembre com os alunos a ideia de proporcionalidade direta lendo o conteúdo do balão do slide 3. Depois proponha que resolvam o problema do slide 4. Reserve 2 minutos para que os alunos expliquem como pensaram para resolver. Eles devem concluir que para fazer o macarrão para o dobro de pessoas, precisamos dobrar a quantidade de ingredientes. E para fazer macarrão para a metade das pessoas, precisamos reduzir a quantidade de ingredientes pela metade também.
Propósito: Recordar a ideia de proporcionalidade direta.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Leia o conteúdo do balão dos slides 5 a 8 com os alunos para recordar o que são mapas, escalas e o que representam. Você pode utilizar alguns mapas que a escola tenha disponível para que os alunos observem e recordem esses conceitos. Depois proponha que em duplas eles respondam as questões do slide 9. Cada aluno deve receber uma folha pois os registros são individuais. Os alunos devem discutir e pensar em dupla sobre as questões. Durante o trabalho caminhe pela sala ajudando através de questionamentos. Verifique se os alunos estão utilizando a ideia de proporcionalidade direta como estratégia de solução.
Propósito: Utilizar a ideia de proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Por onde podemos começar a pensar a resposta para essa pergunta?
- Qual conceito já aprendido pode nos ajudar a pensar sobre isso?
- Que informações nós já temos e o que precisamos saber?
- O que nós já sabemos pode nos ajudar a identificar o que precisamos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 10, 11, 12 e 13)
Orientação: Pergunte aos alunos como eles pensaram para responder as questões. Eles podem ter iniciado o raciocínio de diferentes formas. Pode ser que utilizem esquemas, desenhos ou outras estratégias. Peça que as duplas comentem como pensaram para responder e inclusive, se houver algum raciocínio equivocado, peça que a dupla apresente para a turma como elaborou o pensamento para que possa ser discutido coletivamente. Apresente a solução dos slides e discuta com eles destacando a ideia de proporcionalidade presente nas escalas de mapas.
Propósito: Verificar as diferentes formas de raciocinar das duplas para responder as questões.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para saber a resposta?
- O que indica a escala utilizada na elaboração do mapa?
- Como conhecer essa escala pode nos ajudar a responder as perguntas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos destacando a importância da proporcionalidade nas elaborações dos mapas e a importância de saber interpretar as escalas.
Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder as questões com base no que foi estudado. Reserve 2 minutos para a correção coletiva e oral com a turma.
Propósito: Aplicar os conhecimentos aprendidos sobre proporcionalidade direta para resolver problemas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram as mesmas respostas? Anote no quadro todas ou algumas das respostas obtidas em cada questão, inclusive algumas que apresentem erros, para que possam ser discutidos.
- Como vocês pensaram? Discuta com os alunos as diferentes formas utilizadas para resolver.
- Podemos resolver de diferentes formas? Por quê?
- Como podemos ter certeza de que está correto?
- Materiais complementares: