11471
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Situação-problema envolvendo sistema monetário: o valor que vou pagar está correto?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.



Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Comece a aula, convidando os alunos a solucionarem uma questão envolvendo os valores monetários. Reproduza a fala do balão e demonstre que você confia neles na resolução da atividade.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Escreva na lousa, pedindo que eles registrem no caderno ou entregue atividade impressa. Informe que eles irão analisar a nota do supermercado, que veio incompleta e que a ideia é preencher os valores e encontrar um valor total. Para isso, permita que eles usem as cédulas e moedas fictícias. A proposta é fazer com eles vivenciem possíveis situações que envolvem o uso do sistema monetário.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Peça que oralmente, eles digam as estratégias que eles criaram para encontrar os valores e registre as resoluções na lousa. Caso eles citem apenas uma possibilidade, apresente a resolução do slide ou registre na lousa.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Nas situações de compra e venda, quais ideias recorremos para encontrarmos os valores ?
  • O uso das cédulas e das moedas auxiliam na resolução?
  • Qual o produto mais caro?
  • Analisando a lista, qual produto gastou mais dinheiro?
  • Para encontrar os valores, quais estratégias são válidas? Pode recorrer à operações ?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Incentive a turma, informando que eles usaram seus conhecimentos para preencher a nota e que a próxima atividade será realizar algumas correções de situações-problema.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam situação de compra e venda, envolvendo ideias de multiplicação.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa.Escolha as duplas com base nas observações realizadas durante a atividade inicial. Organize-as escolhendo alunos que estejam com o nível de procedimento em níveis aproximados. Por exemplo: alunos que já usam o algoritmo da multiplicação com aqueles que já recorrem a operação mas ainda usa estratégias mais simples. E, aqueles que ainda recorrem ao dinheiro, entregue uma quantidade limitada de cédulas e moedas, de maneira, que eles sintam a necessidade de elaborar uma estratégia mais sofisticada. Isso, porque, caso as duplas sejam formadas com alunos com o nível de aprendizagem muito diferentes, pode acontecer, nesta atividade, em específico, de apenas um resolver, perdendo a possibilidade de trocas. Faça a leitura em voz alta para a turma e peça que eles destaquem as informações que julgarem importantes.Informe que eles terão que apresentar um valor correto para a conta. A ideia é permitir que os alunos reflitam sobre situações onde ele poderá se deparar envolvendo os sistema monetário.Realizando a comparação de valores e apoiando-se nas ideias de equivalências para a resolução da atividade.Também, é possível oportunizar atividade e explorar a questão do letramento, visto que, é importante que eles compreendam as informações que estão presentes em uma nota e a partir dela, conferir se o valor da sua compra está correta. Assim, é válido, trazer algumas notas de mercado, loja , farmácia e deixar expostas e pedir que eles confiram os valores.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam situação de compra e venda, envolvendo ideias de multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Destacar os dados ajuda na resolução?
  • Vocês acham que podem usar o dinheiro para auxiliar na elaboração da estratégia?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha duas ou três duplas para registrem na lousa suas estratégias.Oriente que elas as registre uma ao lado da outra, de maneira, que a turma possa comparar as resoluções.Depois, peça que elas expliquem o passo a passo das suas estratégias . As duplas podem apresentar as resoluções recorrendo à multiplicação e a adição, usando o algoritmo convencional ou a composição/decomposição de valores.Oportunize a discussão, para questionar o que deve ter acontecido para a conta está com o valor errado. Caso eles tenham dificuldades em socializar as estratégias, apresente as resoluções e peça que registrem no caderno.

Propósito: Compartilhar as resoluções elaboradas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • E, se Maria tivesse comido todas as pizzas fora do horário de promoção, qual seria o valor da conta?
  • Qual seria o valor se todas as pizzas custassem R$ 20,00 ?
  • O que pode ter acontecido para o valor total está errado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome o que ocorreu na aula, pontuando o uso dos valores monetários associados ao uso das ideias de adição e multiplicação.Registre na lousa e peça que anotem no caderno.

Propósito: Destacar os conhecimentos explorados durante à aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade de Raio - x.Informe que eles irão resolver a atividade usando as estratégias que foram socializadas durante à aula.Aproveite e observe se a turma apresente alguma dificuldades e retome no momento da resolução, garantindo que todos tenham compreendido.Veja resolução da atividade.Porém,na discussão, permita que um ou dois alunos registre sua estratégia no quadro. A proposta da atividade é fazer com que eles usem as ideias de adição ou multiplicação associada aos valores monetários. Para explorar mais o conteúdo, proponha atividades complementares.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • O que ajuda no momento de resolver o problema?
  • Quanto seria o valor da conta, se todas as blusas fossem cobrada fora da promoção?
  • E, se as blusas custassem duas vezes mais? E três vezes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Objetivos específicos

Resolver situações-problema que envolvam a comparação e equivalência  situação de compra e venda, envolvendo ideias adição e multiplicação.



Conceito-chave

sistema monetário-  adição - multiplicação-  valores monetários- compra- venda- situações-problema.

Recursos necessários

  • Atividades impressa.
  • Lápis e borracha.
  • Caderno.
  • Dinheiro fictício impresso .




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Comece a aula, convidando os alunos a solucionarem uma questão envolvendo os valores monetários. Reproduza a fala do balão e demonstre que você confia neles na resolução da atividade.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Escreva na lousa, pedindo que eles registrem no caderno ou entregue atividade impressa. Informe que eles irão analisar a nota do supermercado, que veio incompleta e que a ideia é preencher os valores e encontrar um valor total. Para isso, permita que eles usem as cédulas e moedas fictícias. A proposta é fazer com eles vivenciem possíveis situações que envolvem o uso do sistema monetário.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3 a 5)

Orientação: Peça que oralmente, eles digam as estratégias que eles criaram para encontrar os valores e registre as resoluções na lousa. Caso eles citem apenas uma possibilidade, apresente a resolução do slide ou registre na lousa.

Propósito: Retomar aos procedimentos envolvendo os valores monetários.

Discuta com a turma:

  • Nas situações de compra e venda, quais ideias recorremos para encontrarmos os valores ?
  • O uso das cédulas e das moedas auxiliam na resolução?
  • Qual o produto mais caro?
  • Analisando a lista, qual produto gastou mais dinheiro?
  • Para encontrar os valores, quais estratégias são válidas? Pode recorrer à operações ?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Incentive a turma, informando que eles usaram seus conhecimentos para preencher a nota e que a próxima atividade será realizar algumas correções de situações-problema.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam situação de compra e venda, envolvendo ideias de multiplicação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa.Escolha as duplas com base nas observações realizadas durante a atividade inicial. Organize-as escolhendo alunos que estejam com o nível de procedimento em níveis aproximados. Por exemplo: alunos que já usam o algoritmo da multiplicação com aqueles que já recorrem a operação mas ainda usa estratégias mais simples. E, aqueles que ainda recorrem ao dinheiro, entregue uma quantidade limitada de cédulas e moedas, de maneira, que eles sintam a necessidade de elaborar uma estratégia mais sofisticada. Isso, porque, caso as duplas sejam formadas com alunos com o nível de aprendizagem muito diferentes, pode acontecer, nesta atividade, em específico, de apenas um resolver, perdendo a possibilidade de trocas. Faça a leitura em voz alta para a turma e peça que eles destaquem as informações que julgarem importantes.Informe que eles terão que apresentar um valor correto para a conta. A ideia é permitir que os alunos reflitam sobre situações onde ele poderá se deparar envolvendo os sistema monetário.Realizando a comparação de valores e apoiando-se nas ideias de equivalências para a resolução da atividade.Também, é possível oportunizar atividade e explorar a questão do letramento, visto que, é importante que eles compreendam as informações que estão presentes em uma nota e a partir dela, conferir se o valor da sua compra está correta. Assim, é válido, trazer algumas notas de mercado, loja , farmácia e deixar expostas e pedir que eles confiram os valores.

Propósito: Resolver situações-problema que envolvam situação de compra e venda, envolvendo ideias de multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Destacar os dados ajuda na resolução?
  • Vocês acham que podem usar o dinheiro para auxiliar na elaboração da estratégia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Escolha duas ou três duplas para registrem na lousa suas estratégias.Oriente que elas as registre uma ao lado da outra, de maneira, que a turma possa comparar as resoluções.Depois, peça que elas expliquem o passo a passo das suas estratégias . As duplas podem apresentar as resoluções recorrendo à multiplicação e a adição, usando o algoritmo convencional ou a composição/decomposição de valores.Oportunize a discussão, para questionar o que deve ter acontecido para a conta está com o valor errado. Caso eles tenham dificuldades em socializar as estratégias, apresente as resoluções e peça que registrem no caderno.

Propósito: Compartilhar as resoluções elaboradas pelas duplas.

Discuta com a turma:

  • E, se Maria tivesse comido todas as pizzas fora do horário de promoção, qual seria o valor da conta?
  • Qual seria o valor se todas as pizzas custassem R$ 20,00 ?
  • O que pode ter acontecido para o valor total está errado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Retome o que ocorreu na aula, pontuando o uso dos valores monetários associados ao uso das ideias de adição e multiplicação.Registre na lousa e peça que anotem no caderno.

Propósito: Destacar os conhecimentos explorados durante à aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Individualmente, entregue a atividade de Raio - x.Informe que eles irão resolver a atividade usando as estratégias que foram socializadas durante à aula.Aproveite e observe se a turma apresente alguma dificuldades e retome no momento da resolução, garantindo que todos tenham compreendido.Veja resolução da atividade.Porém,na discussão, permita que um ou dois alunos registre sua estratégia no quadro. A proposta da atividade é fazer com que eles usem as ideias de adição ou multiplicação associada aos valores monetários. Para explorar mais o conteúdo, proponha atividades complementares.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da turma.

Discuta com a turma:

  • O que ajuda no momento de resolver o problema?
  • Quanto seria o valor da conta, se todas as blusas fossem cobrada fora da promoção?
  • E, se as blusas custassem duas vezes mais? E três vezes?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano