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Plano de aula - Reconhecendo padrões para divisões

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

  • (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Objetivos específicos

  • Reconhecer padrões para divisões.

Conceitos-chave

Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.

Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três

Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, leia para seus alunos o objetivo da aula.

Propósito: orientar os alunos sobre o que se pretende aprender nesta aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, esta atividade está apresentada nos slides 3 e 4, onde através das ideias e dos questionamentos apresentados pelos personagens nos slides, espera-se que os alunos consigam retomar a ideia de um número ser divisível por outro número, e consigam estabelecer critérios de divisibilidade. Divida o quadro em 5 espaços, e em cada um desses espaços escreva os apontamentos feitos por seus alunos sobre os critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 6, por 5 e por 10. A intenção é eles perceberem que ao estabelecer critérios, fica mais prático descobrir quando que um número é divisível por outro número.

Discuta com a turma:

  • Será que é necessário efetuarmos sempre o cálculo de divisão para saber se um número é divisível por outro número?
  • Qual a principal finalidade em estabelecermos critérios de divisibilidade?
  • Você consegue pensar em critérios de divisibilidade para outros números que não foram questionados nos slides? Quais? Como pensou?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, esta atividade está apresentada nos slides 3 e 4, onde através das ideias e dos questionamentos apresentados pelos personagens nos slides, espera-se que os alunos consigam retomar a ideia de um número ser divisível por outro número, e consigam estabelecer critérios de divisibilidade. Divida o quadro em 5 espaços, e em cada um desses espaços escreva os apontamentos feitos por seus alunos sobre os critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 6, por 5 e por 10. A intenção é eles perceberem que ao estabelecer critérios, fica mais prático descobrir quando que um número é divisível por outro número.

Discuta com a turma:

  • Será que é necessário efetuarmos sempre o cálculo de divisão para saber se um número é divisível por outro número?
  • Qual a principal finalidade em estabelecermos critérios de divisibilidade?
  • Você consegue pensar em critérios de divisibilidade para outros números que não foram questionados nos slides? Quais? Como pensou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Fique atento para que não coloquem nos losangos nenhuma pergunta cuja resposta não seja de “sim ou não”, ou cuja resposta seja por si só o que se deseja saber. Para isso, combine com eles alguns detalhes como, por exemplo, considerar que o fluxograma será testado por um computador que não sabe dividir e não sabe a tabuada de cor. Isso evitará que eles coloquem no losango algo como “veja se o número é múltiplo de 3”.

Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Materiais Complementares:

Você pode saber mais sobre fluxograma nesse link.

Atividade principal

Atividade principal - Fluxograma

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Professor, a partir das possíveis partes de soluções apresentadas, estimule seus alunos a completarem as partes faltantes, dando sentido correto aos fluxogramas apresentados. Para isso eles podem buscar semelhanças e diferenças em suas próprias soluções, e assim irem aprendendo formas diferenciadas.

Propósito: Apresentar parte de possíveis soluções para que os alunos analisem se elas estão corretas, e completem as partes faltantes.

Discuta com a turma:

  • As partes dos fluxogramas apresentadas estão corretas? Por que?
  • Os critérios de divisibilidade exigidos estão corretos? Por que?
  • Alguém pode nos dar uma ideia de como completar as partes faltantes?
  • Será que existem outras formas de fazer as partes faltantes? Alguém tem outra ideia?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Professor, a partir das possíveis partes de soluções apresentadas, estimule seus alunos a completarem as partes faltantes, dando sentido correto aos fluxogramas apresentados. Para isso eles podem buscar semelhanças e diferenças em suas próprias soluções, e assim irem aprendendo formas diferenciadas.

Propósito: Apresentar parte de possíveis soluções para que os alunos analisem se elas estão corretas, e completem as partes faltantes.

Discuta com a turma:

  • As partes dos fluxogramas apresentadas estão corretas? Por que?
  • Os critérios de divisibilidade exigidos estão corretos? Por que?
  • Alguém pode nos dar uma ideia de como completar as partes faltantes?
  • Será que existem outras formas de fazer as partes faltantes? Alguém tem outra ideia?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, peça para algum aluno ler o que foi estudado nesta aula.

Propósito: Expor e ler o que foi estudado na aula para fixar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos dar exemplos de números divisíveis por 2? Por 3? Por 6? E Por 5?
  • Alguém pode nos dizer alguns números que são divisíveis por 2 e por 3 ao mesmo tempo? Por que ele também é divisível por 6?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Entregue esta atividade para cada aluno resolver sozinho, pois através dela você irá verificar a aprendizagem de seus alunos sobre o tema da aula.

Propósito: Diagnosticar a aprendizagem através de uma atividade que envolve o conteúdo estudado nesta aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientação: Professor, leia para seus alunos o objetivo da aula.

Propósito: orientar os alunos sobre o que se pretende aprender nesta aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

  • (EF06MA04) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • (EF06MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Objetivos específicos

  • Reconhecer padrões para divisões.

Conceitos-chave

Para um número ser divisível por dois ele deve ser par, ou seja, a casa das unidades precisa ser: 0, 2, 4, 6 ou 8. Podemos dizer que a casa das unidades varia de duas em duas unidades.

Para um número ser divisível por 3, devemos somar seus algarismo e obter um número que seja múltiplo de três

Para um número ser divisível por 6 ele precisa ser divisível por 2 e por 3 ao mesmo tempo.

Para um número ser divisível por cinco ele precisa ter em sua casa das unidades o zero ou o cinco, ou seja, a casa das unidades de variar de cinco em cinco unidades.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, esta atividade está apresentada nos slides 3 e 4, onde através das ideias e dos questionamentos apresentados pelos personagens nos slides, espera-se que os alunos consigam retomar a ideia de um número ser divisível por outro número, e consigam estabelecer critérios de divisibilidade. Divida o quadro em 5 espaços, e em cada um desses espaços escreva os apontamentos feitos por seus alunos sobre os critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 6, por 5 e por 10. A intenção é eles perceberem que ao estabelecer critérios, fica mais prático descobrir quando que um número é divisível por outro número.

Discuta com a turma:

  • Será que é necessário efetuarmos sempre o cálculo de divisão para saber se um número é divisível por outro número?
  • Qual a principal finalidade em estabelecermos critérios de divisibilidade?
  • Você consegue pensar em critérios de divisibilidade para outros números que não foram questionados nos slides? Quais? Como pensou?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)

Orientação: Professor, esta atividade está apresentada nos slides 3 e 4, onde através das ideias e dos questionamentos apresentados pelos personagens nos slides, espera-se que os alunos consigam retomar a ideia de um número ser divisível por outro número, e consigam estabelecer critérios de divisibilidade. Divida o quadro em 5 espaços, e em cada um desses espaços escreva os apontamentos feitos por seus alunos sobre os critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 6, por 5 e por 10. A intenção é eles perceberem que ao estabelecer critérios, fica mais prático descobrir quando que um número é divisível por outro número.

Discuta com a turma:

  • Será que é necessário efetuarmos sempre o cálculo de divisão para saber se um número é divisível por outro número?
  • Qual a principal finalidade em estabelecermos critérios de divisibilidade?
  • Você consegue pensar em critérios de divisibilidade para outros números que não foram questionados nos slides? Quais? Como pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Fique atento para que não coloquem nos losangos nenhuma pergunta cuja resposta não seja de “sim ou não”, ou cuja resposta seja por si só o que se deseja saber. Para isso, combine com eles alguns detalhes como, por exemplo, considerar que o fluxograma será testado por um computador que não sabe dividir e não sabe a tabuada de cor. Isso evitará que eles coloquem no losango algo como “veja se o número é múltiplo de 3”.

Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Materiais Complementares:

Você pode saber mais sobre fluxograma nesse link.

Atividade principal

Atividade principal - Fluxograma

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 5 a 7)

Orientação: Professor, veja se os alunos entendem os passos listados para decidir se um número é ou não divisível por 3. Veja também se a lista colocada aqui é condizente com as respostas que eles deram para a atividade anterior. Em seguida, mostre o fluxograma no slide 6 e faça com eles os testes citados, da seguinte maneira:

  • Para o número 4275 a soma dos algarismos é 4 + 2 + 7 + 5 = 18. Como 18 é maior que 9, devemos somar de novo. O resultado é 1 + 8 = 9. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 9 a resposta é sim, o número é divisível por 3.
  • Para o número 701 a soma dos algarismos é 7 + 0 + 1 = 8. Como o resultado está entre 0 e 9, passamos para o próximo losango. Como o resultado é 8 (não é 3, nem 6, nem 9), o número não é divisível por 3.

Se achar pertinente, divida 4275 e 701 por 3 para que eles vejam que a primeira divisão é exata e a segunda não é. Organize então a sala em duplas ou em pequenos grupos para realizar a atividade proposta no slide 7. Entregue a cada dupla uma cartolina e uma folha com as figuras geométricas impressas. Se possível, enquanto eles fazem a atividade, deixe na lousa o exemplo do slide 6 .

Durante a execução da atividade, relembre-os de usar corretamente os balões de acordo com os formatos. Para fazer as setas eles podem usar caneta hidrográfica preta, mas oriente-os a fazer primeiro a lápis, e deixem para colar as formas na cartolina e passar as setas à caneta apenas quando o fluxograma estiver pronto. Peça sempre para que testem os fluxogramas passo a passo, verificando se os resultados de saída estão corretos.

Propósito: aplicar um fluxograma para determinar divisibilidades.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos explicar porque temos desenhos geométricos diferentes para construir um fluxograma?
  • Você sabe explicar qual é a finalidade de um fluxograma?
  • Por que o estudo dos critérios de divisibilidade se encaixa na construção de um fluxograma?
  • Todo número múltiplo de 2 é múltiplo de 6?
  • Todo número múltiplo de 6 é múltiplo de 2?
  • Você sabe dizer se um número é ou não múltiplo de 10 sem testar a divisibilidade do 2 e do 5?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Professor, a partir das possíveis partes de soluções apresentadas, estimule seus alunos a completarem as partes faltantes, dando sentido correto aos fluxogramas apresentados. Para isso eles podem buscar semelhanças e diferenças em suas próprias soluções, e assim irem aprendendo formas diferenciadas.

Propósito: Apresentar parte de possíveis soluções para que os alunos analisem se elas estão corretas, e completem as partes faltantes.

Discuta com a turma:

  • As partes dos fluxogramas apresentadas estão corretas? Por que?
  • Os critérios de divisibilidade exigidos estão corretos? Por que?
  • Alguém pode nos dar uma ideia de como completar as partes faltantes?
  • Será que existem outras formas de fazer as partes faltantes? Alguém tem outra ideia?
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Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Professor, a partir das possíveis partes de soluções apresentadas, estimule seus alunos a completarem as partes faltantes, dando sentido correto aos fluxogramas apresentados. Para isso eles podem buscar semelhanças e diferenças em suas próprias soluções, e assim irem aprendendo formas diferenciadas.

Propósito: Apresentar parte de possíveis soluções para que os alunos analisem se elas estão corretas, e completem as partes faltantes.

Discuta com a turma:

  • As partes dos fluxogramas apresentadas estão corretas? Por que?
  • Os critérios de divisibilidade exigidos estão corretos? Por que?
  • Alguém pode nos dar uma ideia de como completar as partes faltantes?
  • Será que existem outras formas de fazer as partes faltantes? Alguém tem outra ideia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, peça para algum aluno ler o que foi estudado nesta aula.

Propósito: Expor e ler o que foi estudado na aula para fixar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Alguém pode nos dar exemplos de números divisíveis por 2? Por 3? Por 6? E Por 5?
  • Alguém pode nos dizer alguns números que são divisíveis por 2 e por 3 ao mesmo tempo? Por que ele também é divisível por 6?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientação: Entregue esta atividade para cada aluno resolver sozinho, pois através dela você irá verificar a aprendizagem de seus alunos sobre o tema da aula.

Propósito: Diagnosticar a aprendizagem através de uma atividade que envolve o conteúdo estudado nesta aula.

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Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

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