Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Apresentar os objetivos da aula
Orientação: Apresente os objetivos da aula a turma com ênfase no termo “simetria de rotação”.
Discuta com a turma:
- O que vocês entendem por rotação?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Apresentar um exemplo de simetria de rotação.
Orientação: Reproduza a imagem do slide em um plastico rigido transparente ou outro material que tiver disponível. O importante é que o aluno perceba que ao manusear a peça a figura permanece a mesma de cabeça para baixo e também no verso. Faça o teste.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando viramos o verso da figura?
- O que acontece quando viramos a peça de cabeça para baixo?
- Por que isso acontece?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos.
Propósito: Aplicar uma atividade de construção através de formas geométricas a fim de trabalhar o conceito de simetria de rotação.
Orientação: Leve um catavento para a sala de aula e apresente a turma. Provavelmente todos reconhecerão o objeto. Diga aos alunos que construirão um catavento utilizando formas geométricas. A primeira forma a ser utilizada é a do triângulo isósceles retângulo. Explique ao aluno porque o triângulo é isósceles e retângulo. O roteiro para a construção assim como todo o material necessário se encontra na atividade para impressão. Na atividade serão apresentados outras formas geométricas como o quadrado, o triângulo equilátero e o losango. Caracterize-os.
Discuta com a turma:
- Que tipo de figura foi utilizada e quantas peças serão necessárias para construir o catavento? (Saliente que no conceito a ser trabalhado chamamos essas peças de motivos)
- Quanto mede o ângulo de junção de cada figura? Qual a medida total do ângulo para completar o catavento? ( Considere a medida do ângulo em forma de fração da volta completa)
- Coloque o Catavento em uma posição e observe: quantas voltas são necessárias para que o Catavento aparente a posição original (nesse momento está sendo abordado a amplitude da rotação também dada em fração)?
- Quantas vezes é possível realizar o procedimento de rotação anterior até que o catavento retorne a posição original? (Utilize o catavento colorido).
- O que podemos concluir a respeito da figura do catavento?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5, 6 e 7).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: A presente a imagem do slide 5 para realizar a pergunta. Depois de discutirem faça o mesmo com o slide 6. A questão aqui para os alunos perceberem que na verdade as imagens não tem diferença. Eles podem utilizar o catavento construído, colocando-o nas posições descritas para verificarem que se trata de leves rotações de um mesmo objeto. Logo eles são iguais. Todavia, a posição dele é que muda. No slide 6 a mudança de posição se torna mais nítida devido a diferença de cor de um dos motivos. A ideia dessa distinção é ampliar a percepção dos alunos nesse sentido. Eles podem manipular seu catavento construído durante a discussão. Através do slide 7 é possível analisar a interpretação feita pelos alunos no questionário de investigação proposto na atividade.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Quantos movimentos são necessários até que o catavento retorne à posição original?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5, 6 e 7).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: A presente a imagem do slide 5 para realizar a pergunta. Depois de discutirem faça o mesmo com o slide 6. A questão aqui é os alunos perceberem que na verdade as imagens não tem diferença. Eles podem utilizar o catavento construído, colocando-o nas posições descritas para verificarem que se trata de leves rotações de um mesmo objeto. Logo eles são iguais. Todavia, a posição dele é que muda. No slide 6 a mudança de posição se torna mais nítida devido a diferença de cor de um dos motivos. A ideia dessa distinção é ampliar a percepção dos alunos nesse sentido. Eles podem manipular seu catavento construído durante a discussão. Através do slide 7 é possível analisar a interpretação feita pelos alunos no questionário de investigação proposto na atividade.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Quantos movimentos são necessários até que o catavento retorne à posição original?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 5, 6 e 7).
Propósito: Discutir o conceito construído através de imagens dos possíveis resultados obtidos pelos alunos;
Orientação: A presente a imagem do slide 5 para realizar a pergunta. Depois de discutirem faça o mesmo com o slide 6. A questão aqui é os alunos perceberem que na verdade as imagens não tem diferença. Eles podem utilizar o catavento construído, colocando-o nas posições descritas para verificarem que se trata de leves rotações de um mesmo objeto. Logo eles são iguais. Todavia, a posição dele é que muda. No slide 6 a mudança de posição se torna mais nítida devido a diferença de cor de um dos motivos. A ideia dessa distinção é ampliar a percepção dos alunos nesse sentido. Eles podem manipular seu catavento construído durante a discussão. Através do slide 7 é possível analisar a interpretação feita pelos alunos no questionário de investigação proposto na atividade.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre as três imagens apresentadas?
- Como podemos definir o primeiro movimento solicitado na atividade?
- Quantos movimentos são necessários até que o catavento retorne à posição original?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Concluir a atividade através de definições formais
Orientação: Apresente as principais definições importantes para a formalização do conceito desenvolvido.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Propósito: Aplicar a definição formalizada.
Orientação: Peça aos alunos que observem seu catavento. Eles perceberão que todo conceito construído e formalizado está presente no objeto.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificar os conhecimentos adquiridos sobre simetria de rotação, centro de rotação e amplitude.
Orientação: A atividade retoma atividade principal com uma forma geométrica diferente. O aluno deverá perceber que o ângulo da forma ligado ao centro de rotação é menor e, portanto, a nova forma requer uma quantidade maior de motivos (chamam-se motivos cada uma das “pétalas” que movem o catavento). O esboço dará uma visão melhor dessa quantidade e da amplitude do movimento necessário para que a forma construída se iguale a forma na posição original.
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de motivos utilizada e qual a amplitude da rotação?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar