Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_18GEO01
Recursos
- Necessários: Folha sulfite ,lápis, tachinha ou alfinete, tesoura, cola líquida, régua, vareta ou palito de churrasco
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Simetria de reflexão:
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-transformations-
simetria de rotação: congruence/line-of-symmetry/v/axis-of-symmetry
https://www.youtube.com/watch?v=QxcLfYGFZYc
Para este plano, foque na etapa:
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide que é uma preparação para Atividade Principal (Retas no Plano Cartesiano).
Atividade Principal (adaptado)
A Atividade Principal propõe a construção de um catavento. Você pode propor uma aula invertida. Ou seja, você disponibiliza para os alunos “Como fazer um Catavento- passo a passo “ pelo WhatsApp. Seria interessante a ajuda de algum familiar nesse momento. Primeiro, pelo envolvimento que a atividade propõe e segundo pelos instrumentos que serão necessários para manipular. No dia do encontro marcado com eles, converse sobre como foi a construção, registre as ideias compartilhando a tela com as aprendizagens e em seguida, faça o “Discuta com a turma” com o foco na simetria de rotação. Eles podem ir verificando cada pergunta, observando o catavento construído. Ao final, peça um texto como registro de aprendizagens.
Como fazer um Catavento - Passo a Passo
1-Corte um quadrado de papel de 20cm x20cm e trace duas diagonais com uma régua.
2-Faça 4 cortes de 8,5cm no papel, começando a cortar pelas pontas.
3-Cole uma ponta do papel no centro do papel com cola líquida e em seguida cole as outras 3 pontas para que o papel fique com forma de cata-vento. Use pouca cola.
4-Passe cola no flor de papel recortada com cortador e cole bem no centro para arrematar. Se não tiver cortador pode cortar qualquer forma manualmente. Pode ser um círculo, um coração ou outra forma que você gostar.
5-Martele o alfinete ou tachinha 1 cm abaixo da ponta da vareta e retire-a.
Dica: Para não furar a mesa, coloque a ponta da vareta em cima de uma borracha e o restante da vareta em cima de uma revista.
6-Coloque o cata-vento sobre uma borracha e martele o alfinete no centro.
7-Vire o cata-vento de costas e coloque o alfinete no furo que foi feito na vareta.
8-Corte a ponta do alfinete com alicate.
Dica importante: Para o cata-vento rodar é preciso que tenha espaço no alfinete, entre a cabeça do alfinete e a vareta. Se o alfinete ficar muito justo, o cata-vento trava.
9-Arremate as costas da vareta colando um pedacinho de papel sobre o furo, com cola quente. Pronto!
Fonte: madamecriativa.com.br
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_18GEO01
(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).
AULA 02
AULA 03
AULA 05
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes