Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando a equivalência de expressões algébricas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Regularidades algébricas em uma sequência
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF07MA12 – Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
Objetivos específicos
Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente
Conceito-chave
Equivalência de expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente
Resumo da aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 Minutos.
Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 Minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que respondam o que entendem por equivalência e que apresentem alguns exemplos. Após isto, peça para que respondam individualmente a atividade proposta.
Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 Minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que respondam o que entendem por equivalência e que apresentem alguns exemplos. Em seguida, peça para que respondam individualmente a atividade proposta.
Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 19 Minutos
Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, utilizando lápis, folha de papel (ou do caderno). Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.
Propósito: Fazer com que os alunos investiguem formas de identificar quando duas expressões algébricas são equivalentes
Materiais complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 Minutos (slides de 6 a 9).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução e também se chegaram a respostas iguais, mas com estratégias diferentes. Após as discussões, siga com o diálogo das personagens nos slides 6 a 8.
Destaque o fato de que a expressão algébrica encontrada pela personagem Fernanda no slide 8 não serve para os quadrados, a não ser que a primeira figura tivesse 1 quadrado e não 3. Ou ainda se considerarmos a figura 1 dos quadrados como figura 0 dos triângulos e trocarmos a expressão de 2(n - 1) + 1 para 2n + 1.
Mostre então a pergunta do slide 9. O objetivo de tal comparação é abrir espaço para mais discussões e dar uma oportunidade para que aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como verificar se duas expressões algébricas são equivalentes possam obter mais um esclarecimento. O principal é que percebam que, embora a substituição seja um bom artifício para verificar a equivalência de expressões, a manipulação algébrica (via utilização da distributiva e adição de monômios semelhantes) é sempre mais eficiente.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 Minutos (slides de 6 a 9).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução e também se chegaram a respostas iguais, mas com estratégias diferentes. Após as discussões, siga com o diálogo das personagens nos slides 6 a 8.
Destaque o fato de que a expressão algébrica encontrada pela personagem Fernanda no slide 8 não serve para os quadrados, a não ser que a primeira figura tivesse 1 quadrado e não 3. Ou ainda se considerarmos a figura 1 dos quadrados como figura 0 dos triângulos e trocarmos a expressão de 2(n - 1) + 1 para 2n + 1.
Mostre então a pergunta do slide 9. O objetivo de tal comparação é abrir espaço para mais discussões e dar uma oportunidade para que aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como verificar se duas expressões algébricas são equivalentes possam obter mais um esclarecimento. O principal é que percebam que, embora a substituição seja um bom artifício para verificar a equivalência de expressões, a manipulação algébrica (via utilização da distributiva e adição de monômios semelhantes) é sempre mais eficiente.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 Minutos (slides de 6 a 9).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução e também se chegaram a respostas iguais, mas com estratégias diferentes. Após as discussões, siga com o diálogo das personagens nos slides 6 a 8.
Destaque o fato de que a expressão algébrica encontrada pela personagem Fernanda no slide 8 não serve para os quadrados, a não ser que a primeira figura tivesse 1 quadrado e não 3. Ou ainda se considerarmos a figura 1 dos quadrados como figura 0 dos triângulos e trocarmos a expressão de 2(n - 1) + 1 para 2n + 1.
Mostre então a pergunta do slide 9. O objetivo de tal comparação é abrir espaço para mais discussões e dar uma oportunidade para que aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como verificar se duas expressões algébricas são equivalentes possam obter mais um esclarecimento. O principal é que percebam que, embora a substituição seja um bom artifício para verificar a equivalência de expressões, a manipulação algébrica (via utilização da distributiva e adição de monômios semelhantes) é sempre mais eficiente.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 Minutos (slides de 6 a 9).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada resolução apresentada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução e também se chegaram a respostas iguais, mas com estratégias diferentes. Após as discussões, siga com o diálogo das personagens nos slides 6 a 8.
Destaque o fato de que a expressão algébrica encontrada pela personagem Fernanda no slide 8 não serve para os quadrados, a não ser que a primeira figura tivesse 1 quadrado e não 3. Ou ainda se considerarmos a figura 1 dos quadrados como figura 0 dos triângulos e trocarmos a expressão de 2(n - 1) + 1 para 2n + 1.
Mostre então a pergunta do slide 9. O objetivo de tal comparação é abrir espaço para mais discussões e dar uma oportunidade para que aqueles que ainda possuem dúvidas sobre como verificar se duas expressões algébricas são equivalentes possam obter mais um esclarecimento. O principal é que percebam que, embora a substituição seja um bom artifício para verificar a equivalência de expressões, a manipulação algébrica (via utilização da distributiva e adição de monômios semelhantes) é sempre mais eficiente.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 Minutos
Orientação: Leia a fala dos personagens junto dos alunos e certifique-se que todos entenderam os métodos mencionados.
Propósito: Fazer com que os alunos formalizem as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a equivalência (ou não) de expressões algébricas. Se possível, comente algumas das dúvidas dos alunos ou destaque algumas estratégias utilizadas por eles, que poderão ser útil aos demais colegas.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem as principais aprendizagens da aula.
raio X
Tempo sugerido: 7 Minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da equivalência de duas (ou mais) expressões algébricas.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_12ALG03
Recursos
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo : “Reconhecendo padrões em sequências recursivas”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/4EFTEYYMdXs acesso em 29 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que de maneira colaborativa e síncrona os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do WhatsApp para que, um a um, postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor em um movimento de Ensino Híbrido que os alunos assistam ao vídeo “Reconhecendo padrões em sequências recursivas”, disponível no Khan Academy, para a retomado dos objetos de conhecimento. Fotografe e envie via WhatsApp ou e-mail o problema proposto para resolução. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Discussão das soluções
Usando o meio estabelecido com a turma para diálogo e discuta as questões presente no slide desta etapa. Não deixe de compartilhar algumas resoluções dos alunos para engajar a conversa com a turma.
Raio X
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
Oriente as famílias que auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF07MA12 – Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
Objetivos específicos
Identificar e explorar formas de expressar regularidades algebricamente
Conceito-chave
Equivalência de expressões algébricas.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, fichas impressas e tesoura.