11464
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Construindo paralelas e perpendiculares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Construção, paralelas, perpendiculares.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Vieira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_17GEO04

Recursos
- Necessários: Folha sulfite ou caderno, lápis, régua, esquadro

Plataforma Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-lines/parallel-perp/v/parallel-and-perpendicular-lines-intro

https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-angle/angles-between-lines/v/identifying-parallel-and-perpendicular-lines

Geogebra: https://www.geogebra.org/download.     - 

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp

Para este plano, foque na etapa: Atividades Complementares e Vídeo Khan Academy

Atividades Complementares

Para essa aula, o aluno precisa ter conhecimento do software Geogebra. Se esse for o caso, ele pode baixar no computador e usar sem ser preciso internet. Sugiro que envie um tutorial para a construção das retas perpendiculares já que a intenção é não usar a ferramenta do programa. Fiquem com essa dica para aqueles alunos que conhecem o programa.

Para que seja viável para todos, enviem para o grupo de WhatsApp, os vídeos da plataforma Khan Academy. Se sua aula for síncrona (Meet, Hangout, Zoom), abra o áudio e peça aos alunos que definam o conceito de retas paralelas e perpendiculares. Em seguida, proponha que eles desenhem utilizando régua e compasso. Deixem que eles busquem suas próprias estratégias. Eles podem filmar e/ou contar como estão fazendo e enviar para você compartilhar com o restante da turma. Ao final, você pode verificar e comentar as estratégias. Em seguida, compartilhem a “atividade complementar” (número 2) e faça junto com eles, verificando se as afirmações são verdadeiras ou não. 

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_17GEO04

(EF06MA22) Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas