11463
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Porcentagem crescente e decrescente com o uso da calculadora

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre calcular porcentagem crescente e decrescente com o uso da calculadora.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos específicos

Calcular porcentagem crescente e decrescente com o uso da calculadora.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o slide no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado, relacionando com conceitos anteriores.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o problema com a turma a fim de auxiliar os alunos a resolverem a atividade de forma individual, utilizando os conhecimentos já estudados. Em seguida, convide um ou dois alunos para socializar a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Vocês lembram de porcentagem crescente e decrescente?
  • Como se enquadram esses casos?
  • Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
  • Vamos relembrar resolvendo este problema?
  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?

Materiais Complementares

Retomada

Resolução do retomada

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min

Orientações:

  • Peça a cada aluno para preencher os preços que faltam. Em seguida formem duplas, onde cada um resolve a atividade que o colega elaborou. Depois cada um corrige a atividade que ele elaborou e resolvida pelo colega. Depois das correções, possíveis dúvidas devem ser socializadas dentro da dupla.
  • Peça aos alunos para levarem encartes de mercado para a aula. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: ler, interpretar e resolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram das porcentagens crescentes e decrescentes?
  • Vocês conseguem resolver esta questão usando cálculo mental?
  • Como os fatores de aumento ou redução podem auxiliar neste problema?
  • A regra de três pode ser usada neste problema?
  • Para quais cálculos a calculadora é necessária?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 6 minutos

# *Orientação:* O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, os procedimentos com uso da calculadora.

# PROPÓSITO: Formalizar os procedimentos de cálculos de porcentagens crescentes e decrescentes com uso da calculadora.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.

Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente utilizando a calculadora.

Materiais Complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o slide no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado, relacionando com conceitos anteriores.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).



Objetivos específicos

Calcular porcentagem crescente e decrescente com o uso da calculadora.



Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadoras.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o problema com a turma a fim de auxiliar os alunos a resolverem a atividade de forma individual, utilizando os conhecimentos já estudados. Em seguida, convide um ou dois alunos para socializar a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.

Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Vocês lembram de porcentagem crescente e decrescente?
  • Como se enquadram esses casos?
  • Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
  • Vamos relembrar resolvendo este problema?
  • Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
  • Será que existe uma alternativa mais fácil?
  • Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?

Materiais Complementares

Retomada

Resolução do retomada

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 min

Orientações:

  • Peça a cada aluno para preencher os preços que faltam. Em seguida formem duplas, onde cada um resolve a atividade que o colega elaborou. Depois cada um corrige a atividade que ele elaborou e resolvida pelo colega. Depois das correções, possíveis dúvidas devem ser socializadas dentro da dupla.
  • Peça aos alunos para levarem encartes de mercado para a aula. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.

Propósito: ler, interpretar e resolver a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram das porcentagens crescentes e decrescentes?
  • Vocês conseguem resolver esta questão usando cálculo mental?
  • Como os fatores de aumento ou redução podem auxiliar neste problema?
  • A regra de três pode ser usada neste problema?
  • Para quais cálculos a calculadora é necessária?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução do atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?
Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.

Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.

Discuta com a turma:

  • O que está sendo mais difícil neste momento?
  • Por que você escolheu estes números?
Slide Plano Aula

# *Tempo sugerido:* 6 minutos

# *Orientação:* O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, os procedimentos com uso da calculadora.

# PROPÓSITO: Formalizar os procedimentos de cálculos de porcentagens crescentes e decrescentes com uso da calculadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min

Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.

Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente utilizando a calculadora.

Materiais Complementares:

Raio x

Resolução de raio x

Atividade complementar

Resolução de atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano