Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).
Objetivos específicos
Calcular porcentagem crescente e decrescente com o uso da calculadora.
Conceito-chave
Porcentagem crescente e decrescente; Fatores de aumento e redução.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadoras.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o slide no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado, relacionando com conceitos anteriores.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o problema com a turma a fim de auxiliar os alunos a resolverem a atividade de forma individual, utilizando os conhecimentos já estudados. Em seguida, convide um ou dois alunos para socializar a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.
Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Vocês lembram de porcentagem crescente e decrescente?
- Como se enquadram esses casos?
- Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
- Vamos relembrar resolvendo este problema?
- Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
- Será que existe uma alternativa mais fácil?
- Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
Materiais Complementares
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 min
Orientações:
- Peça a cada aluno para preencher os preços que faltam. Em seguida formem duplas, onde cada um resolve a atividade que o colega elaborou. Depois cada um corrige a atividade que ele elaborou e resolvida pelo colega. Depois das correções, possíveis dúvidas devem ser socializadas dentro da dupla.
- Peça aos alunos para levarem encartes de mercado para a aula. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.
Propósito: ler, interpretar e resolver a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Vocês se lembram das porcentagens crescentes e decrescentes?
- Vocês conseguem resolver esta questão usando cálculo mental?
- Como os fatores de aumento ou redução podem auxiliar neste problema?
- A regra de três pode ser usada neste problema?
- Para quais cálculos a calculadora é necessária?
Materiais Complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu estes números?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu estes números?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu estes números?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu estes números?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 5 a 9)
Orientação: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou o argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (usando barras, por exemplo, para representar as frações ou porcentagem) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto. Os valores colocados servirão como exemplos e sugestões para auxiliar em eventuais dúvidas.
Propósito: Socializar maneiras de resolução do problema com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu estes números?
ENCERRAMENTO
# *Tempo sugerido:* 6 minutos
# *Orientação:* O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, os procedimentos com uso da calculadora.
# PROPÓSITO: Formalizar os procedimentos de cálculos de porcentagens crescentes e decrescentes com uso da calculadora.
RAIO X
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.
Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente utilizando a calculadora.
Materiais Complementares:
Resolução de atividade complementar