Autor: Gisele Alves dos Santos
Mentora: Edicleia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF03MA26 EF0327) Coleta, classificação, organização e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos em barras verticais e horizontais (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; elementos de uma tabela; eixos de dados).
Objetivos específicos
Representar dados em gráfico comunicando suas compreensões com linguagem adequada (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).
Conceito-chave
Representar dados em gráfico e interpretá-lo.
Conhecimentos prévios
Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).
Recursos necessários
Código: MAT3_24PES04
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
AULA 01
AULA 05
AULA 06
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes