11460
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos de barras

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Representar dados em gráfico e interpretá-lo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_24PES04

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (deve ser a última opção neste momento).
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Papel quadriculado
Mentimeter
O que é e como usar o mentimeter
Zoom
Como fazer uma enquete no Zoom.
Álbum virtual
Jogo online: Gráficos e tabelas
Jogo online: That quiz
Artigo: Gráficos e tabelas para organizar informações

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Retomada
O foco da aula deve ser a atividade principal, entretanto, a atividade de retomada vai sugerir a criação de um gráfico a partir de atividades realizadas pelos alunos durante o final de semana. Você pode fazer uma enquete com os alunos antes da aula onde vai apresentar a atividade principal. Você pode realizar essa enquete perguntando pelo WhatsApp ou pode realizar pelo mentimeter. Você precisa entrar na ferramenta, criar um slide com a pergunta e a opção de gráficos. Você tem que disponibilizar o link (menti.com) para os alunos e o código da atividade. Se você estiver no Zoom, pode utilizar a opção de enquete e realizá-la na hora da aula ao vivo por ele. Ambas ferramentas já vão transformar as respostas dos alunos em um gráfico que você poderá disponibilizar para os alunos pelo link ou por imagem se estiver utilizando o WhatsApp, por exemplo.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é representar dados em gráfico e interpretá-lo. Os alunos precisam ter acesso aos dados da situação presente no slide 4. As imagens do slide não são necessárias. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar todos os slides para os alunos em sequência, ler a situação problema e pedir que elaborem um gráfico a partir delas. Caso a aula não seja síncrona ou não esteja com vídeo, você pode contar a situação problema por meio de um vídeo (os alunos vão gostar de ver o professor em um vídeo contando a situação problema como se fosse uma história) ou de um áudio e enviar a imagem dos gráficos tirando um print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar. Se for possível, os alunos devem realizar o gráfico em um papel quadriculado para que consigam colocar e visualizar as informações de forma mais fácil. Caso não tenham papel quadriculado, os alunos podem fazer no próprio caderno. Os alunos precisarão de um tempo para responder. Enquanto estiverem realizando o gráfico, questione para guiar um pouco a realização da tarefa:
     - Quais informações você irá representar no gráfico?
     - Me explique como está organizando essas informações no gráfico.
     - Tem algum elemento que está faltando nesse gráfico?
     - Que escala você irá utilizar para organizar as informações no eixo vertical.
     - De que outra forma poderíamos representar os dados no eixo horizontal?
Peça que os alunos apresentem seus gráficos por fotografias ou vídeos explicando como o gráfico foi realizado. Você pode montar um álbum virtual com todas as fotografias de gráficos e compartilhar com toda a turma. Você pode pedir que eles escrevam legendas para os seus gráficos.
A partir do gráfico realizado, apresente os questionamentos sobre o gráfico e peça que os alunos respondam ao vivo, se estiver em videoconferência ou por escrito ou áudio se estiver via WhatsApp.
Discuta com os alunos as respostas e peça que eles comentem as respostas uns dos outros, concordando, discordando ou complementando as informações dadas.
O trabalho com gráficos e tabelas é importante para o desenvolvimento de um tipo de leitura que está presente na vida dos alunos dentro e fora da escola.

Discussão das soluções
Compartilhe o slide com o gráfico com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Peça aos alunos que observem o gráfico e as soluções e comparem com os que realizaram. Apresente as perguntas para que os alunos discutam entre eles e ajudem uns aos outros:
     - Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
     - Os gráficos ficaram iguais? As informações contidas nos gráficos são as mesmas? A fonte dos dados são as mesmas?
Eles podem compartilhar suas conclusões através de texto ou de áudio e comentar se concordam ou discordam das soluções mostradas.

Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Peça que os alunos complementem com informações que não foram contempladas no slide.

Raio X
A atividade de Raio X retoma a confecção de gráficos. Você pode enviá-la pelo mesmo meio que envia as outras atividades. Os alunos podem devolver as atividades pelos mesmos meios também. Você também pode escolher e enviar dentre as atividades complementares, as que são mais adequadas a sua turma.

Convite às famílias
Envie uma mensagem por texto, áudio ou vídeo para a família mostrando o que está sendo trabalhado em sala de aula e incentive-a a participar desse momento de aprendizado junto com os alunos. Os gráficos estão presentes no dia a dia dos alunos e a família pode explorar gráficos e seus elementos encontrados em jornais, revistas ou mesmo os que aparecem nos telejornais, ou seja, podem utilizar dados concretos para que eles possam perceber a utilidade dos gráficos.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_24PES04

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas