11459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Múltiplos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificação e descrição de múltiplos de um número natural.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

Código do plano: MAT6_02NUM01

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, grupo de whatsapp
- Opcionais: Podcats

Para este plano, foque na etapa: Atividade Complementar

 

Atividade Complementar

 

Professor, para a realização dessa atividade os alunos precisam ter acesso à tabela. Para isso, fotografe a tabela e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp. Grave um áudio pelo WhatsApp ou faça um podcast dando as seguintes orientações:
     - Faça essa tabela no seu caderno.
     - Pinte de amarelo os resultados da tabuada do 2.
     - Circule os resultados da tabuada do 3.
     - Faça um X nos resultados da tabuada do 5.
Solicite aos alunos que fotografem suas tabelas e enviem pelo grupo de WhatsApp.

Discussão das soluções
Caso sua aula seja síncrona, você pode realizar a discussão das soluções imediatamente após o recebimento das tabelas enviadas pelo grupo. Explore as soluções por meio de um debate em que as dúvidas e os possíveis erros possam ser trabalhados. Pergunte aos alunos como eles concluíram os números que pintaram de amarelo. Faça o mesmo questionamento com os números circulados e marcados com X. Pergunte se eles perceberam alguma regularidade nas marcações que fizeram.
Continue fazendo perguntas:
     - Como você marcou os números 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20 e 24? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 2?
     - Como você marcou os números 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 3?
     - Como você marcou os números 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 5?
Professor, essas perguntas têm a intenção de fazer os alunos pensarem sobre a ideia de múltiplo, mas é você quem apresentará o conceito. Explique para eles que múltiplo é o resultado de uma multiplicação entre números naturais e que, portanto, os números 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30 são considerados múltiplos de 3, por serem resultados da multiplicação entre o 3 e outro número natural. Mas fica a pergunta: "E o zero, pode ser considerado múltiplo de algum número natural? Alguém marcou o zero?". Caso ninguém tenha marcado o zero, explique que ele é múltiplo de todos os números naturais.
Entretanto, se a aula não for síncrona, envie a devolutiva das resoluções dos alunos pelo whatsapp ou faça um podcast sobre múltiplos.

Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme o combinado com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_02NUM01

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas