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Plano de aula - Múltiplos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre identificação e descrição de múltiplos de um número natural.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

  • EF06MA04
  • EF06MA05

Objetivos específicos

  • Identificação e descrição de múltiplos de um número natural.

Conceito-chave

Compreensão de que múltiplo de um número natural é o resultado da multiplicação deste número por outro número qualquer.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Papel cartão;
  • Cola branca;
  • Palitos de madeira;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, com esta atividade busca-se aplicações de multiplicações para relembrar os resultados das tabuadas. Você pode imprimir esta atividade ou pedir que os alunos copiem. Além disso, é um ótimo momento para rever as propriedades da multiplicação (comutativa, associativa, elemento neutro e multiplicação por zero).

Propósito: usar operações multiplicativas para relembrar da tabuada dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Onde encontramos os resultados da multiplicação feita entre dois números naturais?
  • As tabuadas são finitas ou infinitas?
  • Qual resultado encontramos quando multiplicamos um número por 1? E por zero?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Professor, você deve organizar seus alunos em grupos com três alunos. Em seguida, você deve distribuir os materiais que se encontram para impressão, onde estão também as regras do jogo. Para cada grupo formado com três alunos você deve imprimir um kit das cartelas de tabuadas e três kits das cartas numeradas. Se possível, cole em papel cartão antes de recortar para dar maior resistência ao material. Se desejar, imprima também uma regra do jogo por trio para que os alunos possam voltar a elas quando necessário.

Oriente os alunos e os auxilie na montagem do material, lendo as regras com eles e tirando possíveis dúvidas. Os alunos devem:

  • Embaralhar as cartelas com as tabuadas e distribuir aleatoriamente para cada aluno do grupo. Cada um ficará com três cartelas de tabuadas;
  • Cada aluno deve, primeiramente, colocar os resultados em suas tabuadas e depois embaralhar e fazer um monte com as cartas numeradas;
  • Cada aluno do grupo retira uma carta e mostra aos colegas ficando com as três sobre a mesa para que os demais do grupo vejam os números. Eles devem realizar todas as multiplicações possíveis com os três números mostrados e circular os resultados em suas tabuadas, caso apareçam. As cartas numeradas podem ser reembaralhadas quantas vezes forem necessárias.
  • O jogo termina após 10 rodadas e o vencedor será o jogador que circular o maior número de soluções das multiplicações em uma cartela. Em caso de empate ganha aquele que tiver mais números marcados nas outras duas cartelas. Perdurando ainda o empate, vence aquele que obtiver o maior valor circulado em uma das cartelas.

Depois das orientações para o jogo, deixe os alunos jogarem e enquanto isso, passe pelos grupos e observe como eles estão fazendo. É importante que fique atento às estratégias que seus alunos irão manifestar ao realizar o jogo, pois elas irão nortear seus questionamentos na discussão das soluções. Como o número de jogadas possíveis é muito grande, essa atividade não tem como ser corrigida. Peça que os próprios alunos se atentem para ver se os colegas estão conseguindo realizar corretamente as multiplicações e marcar todos os resultados possíveis .

Exemplos de jogadas:

  • Os alunos viram os números 2, 3 e 4. As possíveis multiplicações são 6, 8, 12 e 24. Marcam pontos os alunos que tiverem as tabuadas do 2 (6, 8, 12 e 24), do 3 (6, 12 e 24), do 4 (8, 12 e 24), do 6 (6 e 12) e do 8 (8 e 24).
  • Os alunos viram os números 1, 6 e 7. As possíveis multiplicações são 6, 7 e 42. Marcam pontos os alunos que tiverem a tabuada do 2 (6), do 3 (6), do 6 (6 e 42) e do 7 (7 e 42).
  • Os alunos viram os números 7, 7 e 2. As possíveis multiplicações são 14, 49 e 98. Como 98 não figura em nenhuma tabuada, marcam pontos os alunos que tiverem a tabuada do 2 (14) e do 7(14 e 49).

Propósito: Estimular os alunos a realizarem multiplicações e analisarem seus resultados, para assim poderem verificar que um mesmo número pode ser resultado em outras tabuadas, verificando suas multiplicidades.

Discuta com a turma:

  • É possível que num mesmo trio o aluno com a tabuada do 6 marque o 24 e um aluno com a tabuada do 2 não marque?
  • Se em uma jogada saírem os números 3, 4 e 5, as únicas tabuadas marcadas serão a do 3, a do 4 e a do 5?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Professor, esse momento é muito importante, pois é através de seus questionamentos e das respostas dadas que você irá formalizar para seus alunos o conceito de múltiplos dos números naturais. Por isso é muito importante direcionar perguntas pertinentes a esse propósito. Apresento alguns exemplos de questionamentos logo abaixo no discuta com a turma. Aqui nesse slide mostro uma possibilidade de análise, mas você pode pegar uma resolução de seus alunos, caso ache mais pertinente, e a partir dela direcionar os questionamentos. Procure mostrar para seus alunos que há resultados que aparecem em mais de uma tabuada.

Propósito: a partir do painel de soluções, direcionar questionamentos para formalizar o conceito de múltiplos dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Os números 6, 12, 18, 24, 36 e 60 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número seis?
  • Os números 6, 12, 18, 21, 24 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número três?
  • Os números 4, 6, 12 e 18 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número dois?
  • Qual será o nome dado aos resultados das multiplicações de um número por 2? E por 3? E por 6? E por 8? E por 7?
  • E quando os resultados aparecem em mais de uma tabuada, o que se pode falar sobre eles em relação às tabuadas que eles aparecem?
  • Olhando para os resultados marcados nas tabuadas de Karine, você consegue imaginar quais cartas podem ter sido sorteadas pelo grupo dela? Vamos pensar em algumas possibilidades?
  • Seu colega de jogo circulou o 12 na tabuada do 2, você que tem a tabuada do 3 não circulou. É possível que vocês dois estejam certos?
  • Se um aluno completou a tabuada do 6, quantos números faltam no máximo para outro aluno do mesmo grupo completar a tabuada do 2? E do 3?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos as colocações feitas no slide e abra uma discussão que possibilite o entendimento conceitual de múltiplos.

Propósito: Conceituar múltiplos de números naturais, fazendo relações da parte conceitual com exemplos, através dos questionamentos.

Discuta com a turma:

  • Se multiplicarmos 8 por 7, qual será o resultado? Esse número do resultado, nesse caso, pode ser múltiplo de qual número? Você consegue apresentar outros exemplos?
  • Você consegue dar um exemplo de um número que não seja múltiplo de 10? E de 5? O que caracteriza um número para ele não ser múltiplo de outro número?
  • O que você sabe nos dizer sobre os números múltiplos de zero? E sobre os múltiplos do número um?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos a conclusão do menino apresentada neste slide, e em seguida conclua com a observação feita por sua colega. Os alunos podem se interessar em usar a comutatividade e perguntar se 143 não seria também múltiplo de 13. Nesse caso você pode dizer que sim, mas que isso será tratado mais especificamente em outra aula.

Propósito: Usar a fala do menino no slide para concluir o aprendizado sobre múltiplos de números naturais.

Discuta com a turma:

  • Então, os resultados da tabuada do seis são chamados do que?
  • Os múltiplos de seis podem ser múltiplos de outros números? Você sabe alguns deles?
  • Você consegue citar alguns múltiplos de 6 maiores que 60?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Entregue para seus alunos resolverem sozinhos e use essa atividade como forma de avaliar a compreensão deles sobre o assunto da aula.

Propósito: Usar a questão apresentada neste slide para diagnosticar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo com seus alunos

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

  • EF06MA04
  • EF06MA05

Objetivos específicos

  • Identificação e descrição de múltiplos de um número natural.

Conceito-chave

Compreensão de que múltiplo de um número natural é o resultado da multiplicação deste número por outro número qualquer.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Papel cartão;
  • Cola branca;
  • Palitos de madeira;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Professor, com esta atividade busca-se aplicações de multiplicações para relembrar os resultados das tabuadas. Você pode imprimir esta atividade ou pedir que os alunos copiem. Além disso, é um ótimo momento para rever as propriedades da multiplicação (comutativa, associativa, elemento neutro e multiplicação por zero).

Propósito: usar operações multiplicativas para relembrar da tabuada dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Onde encontramos os resultados da multiplicação feita entre dois números naturais?
  • As tabuadas são finitas ou infinitas?
  • Qual resultado encontramos quando multiplicamos um número por 1? E por zero?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Professor, você deve organizar seus alunos em grupos com três alunos. Em seguida, você deve distribuir os materiais que se encontram para impressão, onde estão também as regras do jogo. Para cada grupo formado com três alunos você deve imprimir um kit das cartelas de tabuadas e três kits das cartas numeradas. Se possível, cole em papel cartão antes de recortar para dar maior resistência ao material. Se desejar, imprima também uma regra do jogo por trio para que os alunos possam voltar a elas quando necessário.

Oriente os alunos e os auxilie na montagem do material, lendo as regras com eles e tirando possíveis dúvidas. Os alunos devem:

  • Embaralhar as cartelas com as tabuadas e distribuir aleatoriamente para cada aluno do grupo. Cada um ficará com três cartelas de tabuadas;
  • Cada aluno deve, primeiramente, colocar os resultados em suas tabuadas e depois embaralhar e fazer um monte com as cartas numeradas;
  • Cada aluno do grupo retira uma carta e mostra aos colegas ficando com as três sobre a mesa para que os demais do grupo vejam os números. Eles devem realizar todas as multiplicações possíveis com os três números mostrados e circular os resultados em suas tabuadas, caso apareçam. As cartas numeradas podem ser reembaralhadas quantas vezes forem necessárias.
  • O jogo termina após 10 rodadas e o vencedor será o jogador que circular o maior número de soluções das multiplicações em uma cartela. Em caso de empate ganha aquele que tiver mais números marcados nas outras duas cartelas. Perdurando ainda o empate, vence aquele que obtiver o maior valor circulado em uma das cartelas.

Depois das orientações para o jogo, deixe os alunos jogarem e enquanto isso, passe pelos grupos e observe como eles estão fazendo. É importante que fique atento às estratégias que seus alunos irão manifestar ao realizar o jogo, pois elas irão nortear seus questionamentos na discussão das soluções. Como o número de jogadas possíveis é muito grande, essa atividade não tem como ser corrigida. Peça que os próprios alunos se atentem para ver se os colegas estão conseguindo realizar corretamente as multiplicações e marcar todos os resultados possíveis .

Exemplos de jogadas:

  • Os alunos viram os números 2, 3 e 4. As possíveis multiplicações são 6, 8, 12 e 24. Marcam pontos os alunos que tiverem as tabuadas do 2 (6, 8, 12 e 24), do 3 (6, 12 e 24), do 4 (8, 12 e 24), do 6 (6 e 12) e do 8 (8 e 24).
  • Os alunos viram os números 1, 6 e 7. As possíveis multiplicações são 6, 7 e 42. Marcam pontos os alunos que tiverem a tabuada do 2 (6), do 3 (6), do 6 (6 e 42) e do 7 (7 e 42).
  • Os alunos viram os números 7, 7 e 2. As possíveis multiplicações são 14, 49 e 98. Como 98 não figura em nenhuma tabuada, marcam pontos os alunos que tiverem a tabuada do 2 (14) e do 7(14 e 49).

Propósito: Estimular os alunos a realizarem multiplicações e analisarem seus resultados, para assim poderem verificar que um mesmo número pode ser resultado em outras tabuadas, verificando suas multiplicidades.

Discuta com a turma:

  • É possível que num mesmo trio o aluno com a tabuada do 6 marque o 24 e um aluno com a tabuada do 2 não marque?
  • Se em uma jogada saírem os números 3, 4 e 5, as únicas tabuadas marcadas serão a do 3, a do 4 e a do 5?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Professor, esse momento é muito importante, pois é através de seus questionamentos e das respostas dadas que você irá formalizar para seus alunos o conceito de múltiplos dos números naturais. Por isso é muito importante direcionar perguntas pertinentes a esse propósito. Apresento alguns exemplos de questionamentos logo abaixo no discuta com a turma. Aqui nesse slide mostro uma possibilidade de análise, mas você pode pegar uma resolução de seus alunos, caso ache mais pertinente, e a partir dela direcionar os questionamentos. Procure mostrar para seus alunos que há resultados que aparecem em mais de uma tabuada.

Propósito: a partir do painel de soluções, direcionar questionamentos para formalizar o conceito de múltiplos dos números naturais.

Discuta com a turma:

  • Os números 6, 12, 18, 24, 36 e 60 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número seis?
  • Os números 6, 12, 18, 21, 24 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número três?
  • Os números 4, 6, 12 e 18 aparecem circulados em qual tabuada? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o número dois?
  • Qual será o nome dado aos resultados das multiplicações de um número por 2? E por 3? E por 6? E por 8? E por 7?
  • E quando os resultados aparecem em mais de uma tabuada, o que se pode falar sobre eles em relação às tabuadas que eles aparecem?
  • Olhando para os resultados marcados nas tabuadas de Karine, você consegue imaginar quais cartas podem ter sido sorteadas pelo grupo dela? Vamos pensar em algumas possibilidades?
  • Seu colega de jogo circulou o 12 na tabuada do 2, você que tem a tabuada do 3 não circulou. É possível que vocês dois estejam certos?
  • Se um aluno completou a tabuada do 6, quantos números faltam no máximo para outro aluno do mesmo grupo completar a tabuada do 2? E do 3?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos as colocações feitas no slide e abra uma discussão que possibilite o entendimento conceitual de múltiplos.

Propósito: Conceituar múltiplos de números naturais, fazendo relações da parte conceitual com exemplos, através dos questionamentos.

Discuta com a turma:

  • Se multiplicarmos 8 por 7, qual será o resultado? Esse número do resultado, nesse caso, pode ser múltiplo de qual número? Você consegue apresentar outros exemplos?
  • Você consegue dar um exemplo de um número que não seja múltiplo de 10? E de 5? O que caracteriza um número para ele não ser múltiplo de outro número?
  • O que você sabe nos dizer sobre os números múltiplos de zero? E sobre os múltiplos do número um?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos a conclusão do menino apresentada neste slide, e em seguida conclua com a observação feita por sua colega. Os alunos podem se interessar em usar a comutatividade e perguntar se 143 não seria também múltiplo de 13. Nesse caso você pode dizer que sim, mas que isso será tratado mais especificamente em outra aula.

Propósito: Usar a fala do menino no slide para concluir o aprendizado sobre múltiplos de números naturais.

Discuta com a turma:

  • Então, os resultados da tabuada do seis são chamados do que?
  • Os múltiplos de seis podem ser múltiplos de outros números? Você sabe alguns deles?
  • Você consegue citar alguns múltiplos de 6 maiores que 60?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Entregue para seus alunos resolverem sozinhos e use essa atividade como forma de avaliar a compreensão deles sobre o assunto da aula.

Propósito: Usar a questão apresentada neste slide para diagnosticar a aprendizagem.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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