Código do plano: MAT6_02NUM01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, grupo de whatsapp
- Opcionais: Podcats
Para este plano, foque na etapa: Atividade Complementar
Atividade Complementar
Professor, para a realização dessa atividade os alunos precisam ter acesso à tabela. Para isso, fotografe a tabela e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp. Grave um áudio pelo WhatsApp ou faça um podcast dando as seguintes orientações:
- Faça essa tabela no seu caderno.
- Pinte de amarelo os resultados da tabuada do 2.
- Circule os resultados da tabuada do 3.
- Faça um X nos resultados da tabuada do 5.
Solicite aos alunos que fotografem suas tabelas e enviem pelo grupo de WhatsApp.
Discussão das soluções
Caso sua aula seja síncrona, você pode realizar a discussão das soluções imediatamente após o recebimento das tabelas enviadas pelo grupo. Explore as soluções por meio de um debate em que as dúvidas e os possíveis erros possam ser trabalhados. Pergunte aos alunos como eles concluíram os números que pintaram de amarelo. Faça o mesmo questionamento com os números circulados e marcados com X. Pergunte se eles perceberam alguma regularidade nas marcações que fizeram.
Continue fazendo perguntas:
- Como você marcou os números 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20 e 24? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 2?
- Como você marcou os números 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 3?
- Como você marcou os números 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e 50? Você sabe explicar que relação esses números possuem com o 5?
Professor, essas perguntas têm a intenção de fazer os alunos pensarem sobre a ideia de múltiplo, mas é você quem apresentará o conceito. Explique para eles que múltiplo é o resultado de uma multiplicação entre números naturais e que, portanto, os números 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30 são considerados múltiplos de 3, por serem resultados da multiplicação entre o 3 e outro número natural. Mas fica a pergunta: "E o zero, pode ser considerado múltiplo de algum número natural? Alguém marcou o zero?". Caso ninguém tenha marcado o zero, explique que ele é múltiplo de todos os números naturais.
Entretanto, se a aula não for síncrona, envie a devolutiva das resoluções dos alunos pelo whatsapp ou faça um podcast sobre múltiplos.
Convite às famílias
Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme o combinado com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.