11455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação e Divisão

Plano de aula de Matemática com atividades para 6° ano do Fundamental sobre multiplicação e divisão como operações inversas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, lápis, papel.
- Opcionais: Google Meet, Google Docs. Sobre metodologias ativas (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Atividade Principal
Esse plano tem três momento de atividades principais. Vamos trabalhar com as duas primeiras atividades como foco.

Você pode usar a metodologia de sala de aula invertida, enviando as três imagens previamente para os alunos para que eles possam pensar nas resoluções. Se a aula for síncrona, você pode abrir o áudio do celular ou do Google Meeet, compartilhar a tela e conversar com eles sobre as soluções.

Essa aula pode ser dividida em três momentos. No primeiro, compartilhe o slide da atividade principal abaixo questionando quais relações os alunos conseguem identificar das setas com os números, de acordo com a imagem.

Com a devolutiva dos alunos, converse sobre as conclusões e como pensaram para chegar à elas.

Se a aula fora assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando as descobertas. No segundo momento, compartilhe a segunda imagem e questione:
- E agora, olhando as setas de cima, quais números é preciso colocar nos quadrinhos? E observando as setas debaixo?

Nesse momento, ouça e discuta com os alunos a forma que pensaram. Em seguida, compartilhe a próxima imagem e questione:
- O que difere a primeira imagem da segunda?

É importante que eles pensem que na segunda imagem é preciso pensar simultaneamente na operação de multiplicação e divisão, ou seja, que as operações são inversas se o resultado deve atender tanto ao número que devem multiplicar quanto ao número que devem dividir.

Caso a aula seja assíncrona, encaminhe as imagens dos slides para os alunos de forma digital ou impressa. Peça para escreverem as justificativas explicando as escolhas. Proponha que realizem as propostas escolhendo os caminhos que acharem melhor. Compile em um documento único e compartilhe no Google Docs ou no grupo de Whatsapp para discutir as soluções que provavelmente podem ter surgido. Você também pode enviar algumas respostas e justificativas gravando um vídeo ou áudio no próprio celular ou computador para os alunos.

Este é o momento importante da aula, pois é através das justificativas e orientações sobre as atividades articuladas com os objetivos da aula que as possíveis dúvidas serão sanadas e os alunos poderão compreender as propostas da aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolva as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Sugira que convidem algum familiar para resolver essa situação problema junto com eles. Esse é um momento interessante de interação, onde eles podem discutir como cada um resolve essa situação e compartilhar o que estão aprendendo de forma remota. 

Oriente que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_04NUM04

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas