11454
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Trabalhando com sequências numéricas no fio de contas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Ordenação e sequências numéricas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_03NUM09

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades e material para contagem (como apoio, para substituir o colar de contas).
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Se sua aula for simultânea você pode aplicar o plano como está sugerido no original, alterando, apenas, as dinâmicas de realização das atividades em grupos, para individual. Procure organizar encontros com grupos menores de alunos, para que tenha mais oportunidades de realizar intervenções pontuais. Use um colar de contas grande como indicado no plano. Se achar conveniente envie, com antecedência, os impressos ou documentos digitais das atividades, para que façam as cópias do que for indicado e usem durante a aula. Caso contrário, faça a projeção para que respondam numa folha ou caderno. Indique que tenham material de apoio para contagem.
Para aulas assíncronas solicite a participação da família, tornando a aula mais produtiva. Siga as indicações a seguir:
Observação: Se houver possibilidade de cada aluno ter ou construir um colar de contas, será ótimo. Caso contrário sugira o uso das imagens das atividades e de material de apoio para contagem.

Retomada
Encaminhe a imagem ou impresso da atividade, para que os alunos realizem. Caso, não tenham a impressão podem fazer numa folha. Oriente as famílias, sobre o propósito e o uso de material para contagem, para substituir o colar. Peça que te enviem a atividade realizada.

Atividade principal
Envie o impresso ou documento digital, da atividade, solicitando que as famílias auxiliem na leitura da comanda. Da mesma forma que na retomada, caso não tenham o impresso da atividade, podem escrever as respostas numa folha. Oriente os familiares com relação ao propósito da atividade e encaminhando as questões do Discuta com a turma, para que ampliem as reflexões dos alunos. A atividade realizada deve ser encaminhada a você, juntamente com a da retomada.

Discussão das soluções
Encaminhe aos alunos, como devolutiva à atividade, as imagens com possíveis soluções apresentadas nos slides do plano de aula. Faça também intervenções, nas atividades, que considere necessárias.

Encerramento
Acrescente à devolutiva o encerramento (conforme plano de aula).

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar, aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_03NUM09

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas