Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_15GEO08
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google Forms
Jogo: Formas geométricas
Jogo: Formas e desenhos
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é identificar as semelhanças e diferenças entre os quadriláteros, triângulos e círculo. Os alunos precisam ter acesso à imagem das bandeiras da atividade principal para que consigam identificar as figuras geométricas planas. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), apresente a imagem do slide. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode tirar um print do slide ou enviar o arquivo da atividade principal pelo WhatsApp, e-mail ou similar para que eles possam imprimi-la ou copiá-la. Pergunte ao vivo (por videoconferência) ou por meio de áudio ou texto no WhatsApp quais figuras eles conseguem identificar e que consigam compará-las percebendo suas semelhanças e diferenças. Os alunos podem responder por meio de texto ou áudio. Os alunos podem fazer também suas anotações no caderno. Caso a aula seja assíncrona, você também pode elaborar um formulário com as imagens das bandeiras e com os questionamentos para que os alunos o preencham. A vantagem é que você terá todas as respostas dos alunos em uma planilha, o que lhe dará subsídios para a discussão no momento da aula síncrona.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os grupos devem apresentar suas conclusões por áudio, texto ou mesmo um vídeo. Os outros alunos devem comparar as respostas com as suas e concordar ou discordar das apresentações dos alunos. Ressalte que mesmo discordando, os alunos devem apresentar seus argumentos com educação e respeito aos colegas.
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X retoma o reconhecimento das figuras geométricas planas. Essa atividade pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos aos alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode participar dessa atividade ajudando a observar outras bandeiras, quadros, imagens em que apareçam figuras geométricas diferentes e pedir que os alunos reconheçam as semelhanças e diferenças entre elas. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.