11453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Reconhecimento de figuras planas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3ºano do Fundamental sobre Figuras planas e suas propriedades.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Sobre o plano - MAT03_15GEO08 -  Reconhecimento de figuras  planas.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Comparar figuras planas entre si.

Conceito-chave

Figuras planas e suas propriedades.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Papéis coloridos;
  • Mapa do Brasil Político;
  • Folhas de sulfite, cola e tesoura;
  • Datashow ( opcional ).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos observem as imagens das bandeiras. Projete o slide ou imprima a atividade. Explique que são bandeiras dos Estados brasileiros. Disponibilize um mapa político do Brasil para que os alunos possam identificar a localização dos Estados. Questione-os sobre quais formas geométricas eles conseguem perceber nas bandeiras.

Propósito: Verificar o conhecimento dos alunos sobre o conceito.

Discuta com a turma:

  • Quais são os seus formatos?
  • Que formas geométricas podem ser encontradas nas bandeiras?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos observem as imagens das bandeiras. Projete o slide ou imprima a atividade. Explique que são bandeiras dos Estados brasileiros. Disponibilize um mapa político do Brasil para que os alunos possam identificar a localização dos Estados. Questione-os sobre quais formas geométricas eles conseguem perceber nas bandeiras.

Propósito: Verificar o conhecimento dos alunos sobre o conceito.

Discuta com a turma:

  • Quais são os seus formatos?
  • Que formas geométricas podem ser encontradas nas bandeiras?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 6 e 7)

Orientação:Entregue a atividade impressa e solicite que os alunos individualmente observem as imagens e indiquem quais são as formas geométricas que compõem as bandeiras. Além de indicar as formas, colocar as suas propriedades, número de vértices e arestas.

Propósito: Encontrar as figuras geométricas presentes nas bandeiras e identificar propriedades.

Discuta com a turma:

  • Elas são iguais?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Quantas arestas e quantos vértices têm cada figura plana que você identificou nas bandeiras?
  • Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 6 e 7)

Orientação: Solicite que os alunos montem grupos. Providencie folhas de sulfite, cola, tesoura, papéis coloridos ( dobradura ou laminado, das cores das bandeiras). Divida as bandeiras de acordo com o grupo de forma que não se repitam. Peça para os alunos confeccionarem as bandeiras com papéis coloridos representando apenas as formas planas que existem nelas. Disponibilize as bandeiras impressas do material complementar da atividade de retomada, para que eles possam recortar os demais símbolos, figuras e letras que as compõem, podendo ser ampliadas se desejar, e colar nas suas produções. Quando todas estiverem prontas, monte o mapa do Brasil com as bandeiras, podendo traçar seu contorno, ou utilizar um mapa já pronto e colar sobre os Estados já representados.

Propósito: A partir da construção da bandeira, explorar o formato das formas planas.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação: Socialize as respostas da atividade entre os alunos. Deixe que expliquem as descobertas. Projete este slide depois que eles compartilharem as respostas, ou peça que exponham suas escritas. Após, solicite que cada grupo apresente as suas bandeiras no mapa, indicando as formas que aparecem nas mesmas.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • As formas planas podem ter diversos tamanhos e posições?
  • Quais bandeiras têm mais formas geométricas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação: Socialize as respostas da atividade entre os alunos. Deixe que expliquem as descobertas. Projete este slide depois que eles compartilharem as respostas, ou peça que exponham suas escritas. Após, solicite que cada grupo apresente as suas bandeiras no mapa, indicando as formas que aparecem nas mesmas.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • As formas planas podem ter diversos tamanhos e posições?
  • Quais bandeiras têm mais formas geométricas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize mostrando as formas e diga que cada forma tem suas propriedades.

Propósito: Ressaltar o conceito trabalhado em aula.

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para que os alunos respondam o exercício individualmente.

Propósito: Verificar a aprendizagem.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Sobre o plano - MAT03_15GEO08 -  Reconhecimento de figuras  planas.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Comparar figuras planas entre si.

Conceito-chave

Figuras planas e suas propriedades.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Papéis coloridos;
  • Mapa do Brasil Político;
  • Folhas de sulfite, cola e tesoura;
  • Datashow ( opcional ).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos observem as imagens das bandeiras. Projete o slide ou imprima a atividade. Explique que são bandeiras dos Estados brasileiros. Disponibilize um mapa político do Brasil para que os alunos possam identificar a localização dos Estados. Questione-os sobre quais formas geométricas eles conseguem perceber nas bandeiras.

Propósito: Verificar o conhecimento dos alunos sobre o conceito.

Discuta com a turma:

  • Quais são os seus formatos?
  • Que formas geométricas podem ser encontradas nas bandeiras?

Materiais complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Solicite que os alunos observem as imagens das bandeiras. Projete o slide ou imprima a atividade. Explique que são bandeiras dos Estados brasileiros. Disponibilize um mapa político do Brasil para que os alunos possam identificar a localização dos Estados. Questione-os sobre quais formas geométricas eles conseguem perceber nas bandeiras.

Propósito: Verificar o conhecimento dos alunos sobre o conceito.

Discuta com a turma:

  • Quais são os seus formatos?
  • Que formas geométricas podem ser encontradas nas bandeiras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 6 e 7)

Orientação:Entregue a atividade impressa e solicite que os alunos individualmente observem as imagens e indiquem quais são as formas geométricas que compõem as bandeiras. Além de indicar as formas, colocar as suas propriedades, número de vértices e arestas.

Propósito: Encontrar as figuras geométricas presentes nas bandeiras e identificar propriedades.

Discuta com a turma:

  • Elas são iguais?
  • Quais as diferenças entre elas?
  • Quantas arestas e quantos vértices têm cada figura plana que você identificou nas bandeiras?
  • Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(slides 6 e 7)

Orientação: Solicite que os alunos montem grupos. Providencie folhas de sulfite, cola, tesoura, papéis coloridos ( dobradura ou laminado, das cores das bandeiras). Divida as bandeiras de acordo com o grupo de forma que não se repitam. Peça para os alunos confeccionarem as bandeiras com papéis coloridos representando apenas as formas planas que existem nelas. Disponibilize as bandeiras impressas do material complementar da atividade de retomada, para que eles possam recortar os demais símbolos, figuras e letras que as compõem, podendo ser ampliadas se desejar, e colar nas suas produções. Quando todas estiverem prontas, monte o mapa do Brasil com as bandeiras, podendo traçar seu contorno, ou utilizar um mapa já pronto e colar sobre os Estados já representados.

Propósito: A partir da construção da bandeira, explorar o formato das formas planas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação: Socialize as respostas da atividade entre os alunos. Deixe que expliquem as descobertas. Projete este slide depois que eles compartilharem as respostas, ou peça que exponham suas escritas. Após, solicite que cada grupo apresente as suas bandeiras no mapa, indicando as formas que aparecem nas mesmas.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • As formas planas podem ter diversos tamanhos e posições?
  • Quais bandeiras têm mais formas geométricas?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 7 e 8 )

Orientação: Socialize as respostas da atividade entre os alunos. Deixe que expliquem as descobertas. Projete este slide depois que eles compartilharem as respostas, ou peça que exponham suas escritas. Após, solicite que cada grupo apresente as suas bandeiras no mapa, indicando as formas que aparecem nas mesmas.

Propósito: Compartilhar os resultados.

Discuta com a turma:

  • As formas planas podem ter diversos tamanhos e posições?
  • Quais bandeiras têm mais formas geométricas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize mostrando as formas e diga que cada forma tem suas propriedades.

Propósito: Ressaltar o conceito trabalhado em aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para que os alunos respondam o exercício individualmente.

Propósito: Verificar a aprendizagem.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano