11452
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Investigando a resolução de problemas de contagem

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre contagem.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_10NUM01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize o problema desta etapa aos alunos, você pode adaptar o problema em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo.

Atividade principal
Professor(a), envie para os alunos o problema proposto nesta etapa, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos verbalizem suas estratégias de resolução.

Discussão das soluções
Professor(a), apresente aos alunos as soluções disponíveis no plano. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Caso você esteja interagindo com os alunos de forma síncrona verbalize e discuta cada uma das situações. Os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” podem ser também verbalizados ou enviados em formato de texto.

Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos qual estratégia eles consideram mais adequada para resolver problemas de contagem. Caso considere viável compartilhe com os estudantes o slide disponível.

Raio X
Professor(a), você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um áudio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre a importância dos problemas de contagem. Sugira que durante um almoço ou jantar eles conversem sobre as diferentes possibilidades de combinação de alimentos no prato.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_10NUM01

(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas