Sugestão de adaptação
para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM05
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar as atividades de acordo com o plano de aula. Seria interessante marcar encontros com uma quantidade menor de alunos por vez, para realizar as intervenções necessárias. Se considerar necessário, envie as imagens das atividades impressas ou para que os alunos imprimam, mas pode simplesmente projetar ou compartilhar a tela do computador, durante a aula e eles realizam as atividades numa folha ou caderno.
Para as aulas assíncronas, você pode utilizar as propostas a seguir:
Retomada
Encaminhe a imagem do slide ou atividade para que os alunos completem a sequência numérica. Se a atividade não for impressa é só realizar numa folha. Encaminhe as questões do Discuta com a turma para que as famílias possam interagir e ajudá-los a utilizar a sobrecontagem.
Atividade principal
Envie a atividade, digitalmente ou impressa, solicitando que as famílias auxiliem na leitura das comandas. Mande as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças. Combine que te enviem a atividade preenchida pelos alunos ou as sequências para cada quantidade de arranjos feitas numa folha.
Discussão das soluções
Envie as imagens dos slides da discussão das soluções e peça que te enviem, junto com a atividade principal, as respostas às questões de cada slide. As questões do discuta com a turma podem ser colocadas nas orientações às famílias para que conversem com as crianças.
Encerramento
Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.