11451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula - Sequência numérica de 5 em 5 - brincando com balões

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Balões para serem usados  como modelo de arranjo para a decoração da festa de aniversário da atividade principal  (10 balões, pois pode correr o risco de estourar).

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide ou distribua a atividade em folhas impressas para seus alunos. Proponha para os alunos que utilizem os próprios dedinhos de suas mãos para o registro da sequência. Intervenha de maneira que possam utilizar a sobrecontagem.

Propósito: Permitir que os alunos avancem na tarefa de contar de 5 em 5, ampliando essa contagem até o número 100.

Discuta com a turma:

  • Cada mão tem 5 dedinhos, se juntarmos duas mãos qual a quantidade de dedos teremos?
  • Se já contei 10 dedos e acrescentar mais uma mão, quantos dedos serão no total?
  • Se tenho a quantidade de 20 e acrescentar mais 5, qual a quantidade no final?
  • Observe os números dessa sequência. Alguma coisa se repete? O quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Leia o slide ou escreva no quadro desenhando também os balões. Caso seja possível, leve balões de verdade e encha-os para os alunos perceberem o arranjo que seria feito.

Propósito: Realizar a ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser feita em duplas. Permita que os alunos façam os cálculos utilizando as mãos, outros objetos para contagem ou o próprio cálculo mental. Deixe que cada criança estabeleça uma relação com os materiais disponíveis e raciocinem sobre eles para completar as sequências.

Propósito: Realizar ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de balões necessária para fazer um arranjo? E dois?
  • Seguir a contagem de 5 em 5 irá ajudar a descobrir os outros resultados?

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro um exemplo de cada vez.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir, também, para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.

Discuta com a turma:

  • O que se pode perceber nesta sequência de números?
  • Se para fazer 1 arranjo são necessários 5 balões, então para fazer 5 arranjos qual seria a quantidade total?
  • Da forma que foi preenchido podemos concluir quantos balões serão necessários?
  • O que aconteceu nesta sequência?
  • Existe uma forma diferente de preenchê-la?

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discuta com a turma:

  • Os números nesta sequência mudaram? Por quê eles não se repetiram?
  • Estando no número 10 e registrando logo em seguida o número 15, qual foi a quantidade aumentada de um para o outro?
  • Neste exemplo o que podemos concluir?
  • Foi realizada a contagem de 5 em 5 para completá-la?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar os arranjos de balões.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de realizar contagem?
  • Para contar até 100 utilizando a contagem de 5 em 5, vale a pena? Por quê?
  • Vamos observar esses números: o que eles têm em comum, alguma coisa se repete?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Entregue uma cópia da faixa numérica para cada aluno.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que existe uma regularidade para essa formação da sequência numérica, sendo uma escala de contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Balões para serem usados  como modelo de arranjo para a decoração da festa de aniversário da atividade principal  (10 balões, pois pode correr o risco de estourar).

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide ou distribua a atividade em folhas impressas para seus alunos. Proponha para os alunos que utilizem os próprios dedinhos de suas mãos para o registro da sequência. Intervenha de maneira que possam utilizar a sobrecontagem.

Propósito: Permitir que os alunos avancem na tarefa de contar de 5 em 5, ampliando essa contagem até o número 100.

Discuta com a turma:

  • Cada mão tem 5 dedinhos, se juntarmos duas mãos qual a quantidade de dedos teremos?
  • Se já contei 10 dedos e acrescentar mais uma mão, quantos dedos serão no total?
  • Se tenho a quantidade de 20 e acrescentar mais 5, qual a quantidade no final?
  • Observe os números dessa sequência. Alguma coisa se repete? O quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Leia o slide ou escreva no quadro desenhando também os balões. Caso seja possível, leve balões de verdade e encha-os para os alunos perceberem o arranjo que seria feito.

Propósito: Realizar a ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser feita em duplas. Permita que os alunos façam os cálculos utilizando as mãos, outros objetos para contagem ou o próprio cálculo mental. Deixe que cada criança estabeleça uma relação com os materiais disponíveis e raciocinem sobre eles para completar as sequências.

Propósito: Realizar ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de balões necessária para fazer um arranjo? E dois?
  • Seguir a contagem de 5 em 5 irá ajudar a descobrir os outros resultados?

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro um exemplo de cada vez.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir, também, para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.

Discuta com a turma:

  • O que se pode perceber nesta sequência de números?
  • Se para fazer 1 arranjo são necessários 5 balões, então para fazer 5 arranjos qual seria a quantidade total?
  • Da forma que foi preenchido podemos concluir quantos balões serão necessários?
  • O que aconteceu nesta sequência?
  • Existe uma forma diferente de preenchê-la?

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discuta com a turma:

  • Os números nesta sequência mudaram? Por quê eles não se repetiram?
  • Estando no número 10 e registrando logo em seguida o número 15, qual foi a quantidade aumentada de um para o outro?
  • Neste exemplo o que podemos concluir?
  • Foi realizada a contagem de 5 em 5 para completá-la?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar os arranjos de balões.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de realizar contagem?
  • Para contar até 100 utilizando a contagem de 5 em 5, vale a pena? Por quê?
  • Vamos observar esses números: o que eles têm em comum, alguma coisa se repete?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Entregue uma cópia da faixa numérica para cada aluno.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que existe uma regularidade para essa formação da sequência numérica, sendo uma escala de contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Balões para serem usados  como modelo de arranjo para a decoração da festa de aniversário da atividade principal  (10 balões, pois pode correr o risco de estourar).

Código: MAT1_03NUM05

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes