11451
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Sequência numérica de 5 em 5 - brincando com balões

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 17/07/2018
Código: MAT1_03NUM05

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com sem suporte da reta numérica.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Balões para serem usados  como modelo de arranjo para a decoração da festa de aniversário da atividade principal  (10 balões, pois pode correr o risco de estourar).

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente o slide ou distribua a atividade em folhas impressas para seus alunos. Proponha para os alunos que utilizem os próprios dedinhos de suas mãos para o registro da sequência. Intervenha de maneira que possam utilizar a sobrecontagem.

Propósito: Permitir que os alunos avancem na tarefa de contar de 5 em 5, ampliando essa contagem até o número 100.

Discuta com a turma:

  • Cada mão tem 5 dedinhos, se juntarmos duas mãos qual a quantidade de dedos teremos?
  • Se já contei 10 dedos e acrescentar mais uma mão, quantos dedos serão no total?
  • Se tenho a quantidade de 20 e acrescentar mais 5, qual a quantidade no final?
  • Observe os números dessa sequência. Alguma coisa se repete? O quê?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Leia o slide ou escreva no quadro desenhando também os balões. Caso seja possível, leve balões de verdade e encha-os para os alunos perceberem o arranjo que seria feito.

Propósito: Realizar a ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos ( Slides 4 e 5)

Orientação: Essa atividade poderá ser feita em duplas. Permita que os alunos façam os cálculos utilizando as mãos, outros objetos para contagem ou o próprio cálculo mental. Deixe que cada criança estabeleça uma relação com os materiais disponíveis e raciocinem sobre eles para completar as sequências.

Propósito: Realizar ordenação de quantidades de 5 em 5.
Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e trabalhar com a contagem de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Qual a quantidade de balões necessária para fazer um arranjo? E dois?
  • Seguir a contagem de 5 em 5 irá ajudar a descobrir os outros resultados?

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro um exemplo de cada vez.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos, promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir, também, para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferenças.

Discuta com a turma:

  • O que se pode perceber nesta sequência de números?
  • Se para fazer 1 arranjo são necessários 5 balões, então para fazer 5 arranjos qual seria a quantidade total?
  • Da forma que foi preenchido podemos concluir quantos balões serão necessários?
  • O que aconteceu nesta sequência?
  • Existe uma forma diferente de preenchê-la?

Tempo sugerido: 8 minutos ( Slides 6 e 7)

Orientação: Projete o slide para a turma ou escreva no quadro.

Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente. Conhecer e explicar o uso de algumas estratégias de resolução utilizadas pelos alunos promovendo o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora. Contribuir também para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.

Discuta com a turma:

  • Os números nesta sequência mudaram? Por quê eles não se repetiram?
  • Estando no número 10 e registrando logo em seguida o número 15, qual foi a quantidade aumentada de um para o outro?
  • Neste exemplo o que podemos concluir?
  • Foi realizada a contagem de 5 em 5 para completá-la?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para organizar os arranjos de balões.

Propósito: Sistematizar a contagem numa escala de 5 em 5.

Discuta com a turma:

  • Existe apenas uma forma de realizar contagem?
  • Para contar até 100 utilizando a contagem de 5 em 5, vale a pena? Por quê?
  • Vamos observar esses números: o que eles têm em comum, alguma coisa se repete?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Entregue uma cópia da faixa numérica para cada aluno.

Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.

O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que existe uma regularidade para essa formação da sequência numérica, sendo uma escala de contagem de 5 em 5.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Compreender as regularidades numéricas em uma sequência de 5 em 5 até 100.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Balões para serem usados  como modelo de arranjo para a decoração da festa de aniversário da atividade principal  (10 balões, pois pode correr o risco de estourar).

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes