Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 Minutos.
Orientação: Projete (ou leia) o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 Minutos
Orientação: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que identifiquem quais das expressões exibidas são equivalentes. Em seguida, peça para que compartilhem suas respostas.
Propósito: Situar os alunos sobre o conteúdo a ser estudado, através de interações e realização de pequenas atividades.
Materiais complementares:
Retomada
Resolução do retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 Minutos
Orientação: Solicite que os alunos, de maneira individual, leiam a atividade e tentem realizá-la, utilizando lápis, folha de papel (ou do caderno). Logo depois, deixe que cada aluno discuta com o colega do lado as suas soluções e, principalmente, os caminhos percorridos até encontrarem as respostas. Fique atento (a) para fazer suas intervenções, através da mediação, com perguntas que tenham como objetivo, principalmente, explorar o raciocínio dos alunos na busca pela resolução. Não deixe de anotar tudo aquilo que você considerar relevante para futuras observações.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem o conceito de equivalência de expressões algébricas a partir de alguns produtos notáveis.
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.
Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 Minutos (slides de 5 e 6).
Orientação: Peça inicialmente para que alguns alunos compartilhem suas resoluções com a turma. A cada expressão equivalente indicada, pergunte se a turma concorda ou não com tal resolução, se chegaram a respostas iguais e se utilizaram estratégias diferentes. Ao final, pergunte aos alunos se as expressões que restaram podem ser associadas com outras da atividade.
Você pode também sugerir que eles criem expressões equivalentes para cada uma das que restaram.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem suas resoluções, dúvidas e erros.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes sobre a equivalência (ou não) de expressões algébricas.
Propósito: fazer com que os alunos retomem as principais aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 Minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da equivalência de duas (ou mais) expressões algébricas.
Materiais complementares:
Raio x
Resolução de raio x
Atividade complementar
Resolução de atividade complementar