11447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Pensar e Resolver uma travessia

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de travessia mediante estratégias pessoais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT9_26RDP04

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet
     - Zoom
     - Padlet
     - Jamboard
     - Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644

Para este plano, foque na etapa: Atividade Raio X

Atividade Raio X
Professor, aqueça os alunos fazendo algumas perguntas tais como: Quantas pessoas poderiam atravessar o lago de uma única vez? Se tiver um bote com capacidade para duas pessoas e houver mais três acompanhantes, como faria a travessia? E se um passageiro não pudesse ficar sozinho com outro, como fariam ? Permita que falem suas estratégias mediando para a dedução lógica, essa interação poderá ser feita via Meet, Zoom ou no grupo de alunos do Whatsapp. Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Você pode enviar uma foto do problema via WhatsApp e/ou montar um Painel de Soluções, utilizando o Padlet, o Jamboard, ou produzir um arquivo para que todos tenham acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo whatsapp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema e discutam sobre o que entenderam, se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar a resposta do problema oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha os jogos online:
“Missionários e canibais” no link: https://rachacuca.com.br/jogos/missionarios-e-canibais/(acesso em 23 de jul 2020);
“O lobo e a ovelha” no link: https://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a-ovelha/(acesso em 23 de jul 2020). Nestes jogos os alunos terão de resolver diferentes situações de travessia.
Sugira que anotem as estratégias e respostas para compartilhar com a turma.

Discussão das soluções
Professor, as orientações feitas no Guia de Intervenção disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gMzrWW6qMFA5QJvvwRr5jrfDFv6RY9FzEx2WSjegJKabCQYqFEmP5csEmbfx/guiainterv-mat9-26rdp04.pdf serão úteis na condução dessa discussão. A escuta das possíveis soluções é muito importante. Deixe que os alunos compartilhem sua respostas, seja por áudio, vídeo ou fotos se a aula for síncrona, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard, ou em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções, é um momento favorável para interação lúdica e troca de conhecimentos em família. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de distanciamento social, podem estar envolvidos com outros afazeres.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet


Código: MAT9_26RDP04

(EF09MA00 ) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 9º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas