Título: Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Discuta com a turma:
- Qual é o significado da palavra travessia?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente o slide para turma e leia algumas características de problemas de travessia. Em seguida, questione-os se já resolveram ou conhecem alguns problemas deste tipo. Alguns exemplos poderão aparecer, tais como: travessia de ponte com pessoas de diferente massa, travessia de ponte com lobo e domador, travessia riacho com família, uso de elevador, etc.
Aproveite para informá-los que trabalharão em duplas produtivas. Uma possibilidade é agrupar um estudante que tem facilidade com cálculos com outro que tenha visão do todo. Na impossibilidade, agrupe-os com diferentes níveis de aprendizagens, porém próximos, evitando colocar dois estudantes que tenham muita dificuldade para este tipo de resolução. Estas são algumas das possibilidades de agrupamentos produtivos.
Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.
Discuta com a turma:
- Quais habilidades nos favorecem na resolução destes problemas?
- O que nós podemos atravessar?
- Quais empecilhos poderão surgir em diversas travessias?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Finalize a retomada da aula lendo o slide para a turma. Não ocorrendo o compartilhamento de exemplos de problemas de travessia, comente alguns temas possíveis. No texto “Problemas de Travessia”, disponível em http://bit.ly/2nQzfAK , o professor encontrará bons exemplos para contextualizar sua aula.
Propósito: Caracterizar os problemas de travessia.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 e 6)
Orientação: Apresente a situação problema para as duplas e espere que utilizem estratégias pessoais. Enquanto os alunos resolvem a atividade, percorra os grupos para fazer possíveis intervenções e selecionar os estudantes que participarão da socialização. É importante que se discuta os erros. Para isso, combine previamente com os estudantes evitando constrangimento.
Propósito: Utilizar estratégias pessoais para solucionar problema.
Discuta com a turma:
- A lanterna vai na mão de uma pessoa. Como irá voltar para que as outras pessoas também possam atravessar?
- É viável uma pessoa atravessar a ida sozinha?
- Quais restrições existem no problema?
- Se sempre utilizarmos a pessoa mais rápida para voltar, conseguiremos fazer a travessia da lanterna de 36 segundos?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 e 6)
Orientação: Apresente a situação problema para as duplas e espere que utilizem estratégias pessoais. Enquanto os alunos resolvem a atividade, percorra os grupos para fazer possíveis intervenções e selecionar os estudantes que participarão da socialização. É importante que se discuta os erros. Para isso, combine previamente com os estudantes evitando constrangimento.
Propósito: Utilizar estratégias pessoais para solucionar problema.
Discuta com a turma:
- A lanterna vai na mão de uma pessoa. Como irá voltar para que as outras pessoas também possam atravessar?
- É viável uma pessoa atravessar a ida sozinha?
- Quais restrições existem no problema?
- Se sempre utilizarmos a pessoa mais rápida para voltar, conseguiremos fazer a travessia da lanterna de 36 segundos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (slides de 7 a 9)
Orientação: Inicie a discussão das soluções fazendo uso dos questionamentos do slide. No entanto, não há necessidade de projeção, apenas a leitura.
Na questão 1, lance a pergunta e escolha duplas aleatórias. Havendo mais de uma resposta, deixe que compartilhem oralmente. Esperamos que apareça a situação onde sempre o aventureiro mais rápido faça as voltas com a lanterna. Prossiga com a questão 2 e a 3 chamando duplas, previamente selecionadas e combinadas, para apresentarem as soluções. Discutir e analisar o erro é muito importante para a construção do conhecimento, mas é preciso combinar previamente para evitar constrangimentos. A questão 4 faz com que se compare as resoluções adequando estratégias.
Você também pode sugerir a resolução das atividades complementares, em especial a atividade 3. Nesta, o aluno será mobilizado a encontrar a travessia que apresentou um tempo a mais.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Alguma dupla conseguiu a resolução de uma maneira diferente?
- O que sua dupla fez de diferente na resolução? Isso facilitou ou não?
- O que você sugere para melhoria na resolução?
- Qual foi a melhor estratégia adotada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (slides de 7 a 9)
Orientação: Inicie a discussão das soluções fazendo uso dos questionamentos do slide. No entanto, não há necessidade de projeção, apenas a leitura.
Na questão 1, lance a pergunta e escolha duplas aleatórias. Havendo mais de uma resposta, deixe que compartilhem oralmente. Esperamos que apareça a situação onde sempre o aventureiro mais rápido faça as voltas com a lanterna. Prossiga com a questão 2 e a 3 chamando duplas, previamente selecionadas e combinadas, para apresentarem as soluções. Discutir e analisar o erro é muito importante para a construção do conhecimento, mas é preciso combinar previamente para evitar constrangimentos. A questão 4 faz com que se compare as resoluções adequando estratégias.
Você também pode sugerir a resolução das atividades complementares, em especial a atividade 3. Nesta, o aluno será mobilizado a encontrar a travessia que apresentou um tempo a mais.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Alguma dupla conseguiu a resolução de uma maneira diferente?
- O que sua dupla fez de diferente na resolução? Isso facilitou ou não?
- O que você sugere para melhoria na resolução?
- Qual foi a melhor estratégia adotada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (slides de 7 a 9)
Orientação: Inicie a discussão das soluções fazendo uso dos questionamentos do slide. No entanto, não há necessidade de projeção, apenas a leitura.
Na questão 1, lance a pergunta e escolha duplas aleatórias. Havendo mais de uma resposta, deixe que compartilhem oralmente. Esperamos que apareça a situação onde sempre o aventureiro mais rápido faça as voltas com a lanterna. Prossiga com a questão 2 e a 3 chamando duplas, previamente selecionadas e combinadas, para apresentarem as soluções. Discutir e analisar o erro é muito importante para a construção do conhecimento, mas é preciso combinar previamente para evitar constrangimentos. A questão 4 faz com que se compare as resoluções adequando estratégias.
Você também pode sugerir a resolução das atividades complementares, em especial a atividade 3. Nesta, o aluno será mobilizado a encontrar a travessia que apresentou um tempo a mais.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Alguma dupla conseguiu a resolução de uma maneira diferente?
- O que sua dupla fez de diferente na resolução? Isso facilitou ou não?
- O que você sugere para melhoria na resolução?
- Qual foi a melhor estratégia adotada?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com a turma o desenvolvimento da atividade com foco para as estratégias utilizadas. Ao final projete ou leia o slide para a turma.
Propósito: Enfatizar a importância das estratégias escolhidas.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para a lanterna de maior duração?
- O que foi preciso alterar para a próxima lanterna?
- Depois da primeira solução, as demais ficaram mais fáceis?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Entregue a atividade para os estudantes e enquanto resolvem circule pela sala. Verifique as estratégias utilizadas e os possíveis erros e/ou dificuldades. Selecione um aluno para compartilhar e verifique quantos resolveram da mesma maneira. Em seguida solicite outra resolução. Identifique quem não conseguiu resolver para nortear as aulas seguintes.
Propósito: Verificar a resolução de problemas de travessia.
Discuta com a turma:
- Como você sugere nomear os amigos para facilitar a identificação, principalmente da letra b?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar