Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Discuta com a turma:
- Vocês já resolveram problema de travessia? Quais?
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente o slide ou fale a pergunta para a turma. Em seguida, questione-os se já resolveram ou conhecem alguns problemas deste tipo. Alguns exemplos poderão aparecer, tais como: travessia de ponte com pessoas de diferente massa, travessia de ponte com lobo e domador, travessia riacho com família, uso de elevador, etc. Após suas colocações, projete o slide 4.
Aproveite para informá-los que iniciarão as atividades individualmente e em seguida trabalharão em duplas produtivas. Uma possibilidade é agrupar um estudante que tem facilidade com cálculos com outro que tenha visão do todo. Na impossibilidade, agrupe-os com diferentes níveis de aprendizagens, porém próximos, evitando colocar dois estudantes que tenham muita dificuldade para este tipo de resolução. Estas são algumas das possibilidades de agrupamentos produtivos.
Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.
Discuta com a turma:
- Vocês já resolveram este tipo de problema?
- Como foi a experiência?
- Quais informações eles possuíam?
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)
Orientação: Apresente o slide para a turma.
Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.
Discuta com a turma:
- Quais informações vocês não haviam lembrados?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Inicie a atividade projetando ou lendo o slide para a turma.
É sugerido a organização da turma em duplas produtivas logo após esta primeira produção. Nesta atividade, este caráter se dá quando o agrupamento prevê alunos habilidades diversas, seja para a argumentação, seja para o cálculo.
Aguarde que produzam o problema inicial individualmente, para só então, formar as duplas. Solicite que façam as trocas dos problemas na dupla formada e os resolva.
Propósito: Elaborar problema de travessia.
Discuta com a turma:
- O que eles irão atravessar?
- Quais as restrições?
- Qual será o desafio?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Após a resolução anterior solicite que realizem a próxima tarefa. Nesta fase deverão fazer uso do problema proposto para reescrita, acrescentando informações. Percorra as duplas questionando-os se necessário. É importante garantir que a proposta seja solucionável. Identifique uma dupla que participará da apresentação da solução. Também é importante detectar erros construtivos. Combine previamente com os estudantes envolvidos que precisará da socialização para auxiliar na aprendizagem.
Propósito: Reelaborar problema de travessia.
Discuta com a turma:
- Quais as restrições serão acrescidas?
- Qual será o desafio?
- Será proposto um mínimo de travessia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Proponha a reflexão, e aguarde as alterações.
Ao final, se for conveniente, peça que as duplas troquem as atividades e as resolvam.
Discuta com a turma:
- Quais restrições serão acrescidas?
- Isso irá aumentar ou diminuir o número de travessias?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Durante a resolução da atividade, percorra as carteiras selecionando os estudantes que participarão da socialização. Seguem algumas sugestões de escolha. Se possível , este slide deve ser projetado para nortear a discussão (ou lido na impossibilidade de projeção):
- Neste item, selecione um aluno que produziu algo similar ao proposto no slide 6. Isso facilitará a continuidade da atividade.
- Questione-os oralmente sobre algo a acrescentar. Se necessário sugira estudantes.
- Com base no produção explorada, escolha uma dupla para apresentar a solução. Em seguida sugira outras resoluções com mais restrições.
- Neste item é importante socializar boas alterações e principalmente resoluções que apresentem erros, ou seja, onde o retorno na ponte não é obrigatório. Selecione os participantes previamente.
O arquivo da resolução da atividade contém uma possibilidade de produção e resolução.
Propósito: Compartilhar as produções e resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o nível de dificuldade da primeira produção?
- O que foi necessário pensar para se cumprir com a última etapa.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Questione os estudantes sobre a atividade da aula. Inicie perguntando se o objetivo da aula foi cumprido. Em seguida, peça que falem sobre a atividade. Ao final apresente o slide e peça que uma aluno faça a leitura.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- O que fizemos nesta aula ?
- O objetivo da nossa aula foi garantido?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua a atividade para a turma e aguarde que elabore o problema. Enquanto isso, percorra pelas carteiras observando a resolução. Faça questionamentos mobilizadores e tente perceber o nível de dificuldade da turma de acordo com as elaborações. Ao final verifique oralmente quem tem mais membros na família e quem tem menos. Observe também as restrições. Se achar necessário, compartilhe o problema que mais aparecer.
Propósito: Avaliar a capacidade de produzir um problema de travessia.
Discuta com a turma:
- Quantas restrições tem o seu problema?
- Quantas pessoas tem na família?
- O número de pessoas na família implica na dificuldade do problema?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar