11445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Elaborando problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Situação problema; Travessia.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há.

Objetivos específicos

Elaborar problema de travessia mediante tema preestabelecido.

Conceito-chave

Situação problema; Travessia.  

Recursos necessários

  • Folha de papel;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Caderno para registro;
  • Lápis, caneta, borracha;
  • Projetor e computador (opcional)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram problema de travessia? Quais?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o slide ou fale a pergunta para a turma. Em seguida, questione-os se já resolveram ou conhecem alguns problemas deste tipo. Alguns exemplos poderão aparecer, tais como: travessia de ponte com pessoas de diferente massa, travessia de ponte com lobo e domador, travessia riacho com família, uso de elevador, etc. Após suas colocações, projete o slide 4.

Aproveite para informá-los que iniciarão as atividades individualmente e em seguida trabalharão em duplas produtivas. Uma possibilidade é agrupar um estudante que tem facilidade com cálculos com outro que tenha visão do todo. Na impossibilidade, agrupe-os com diferentes níveis de aprendizagens, porém próximos, evitando colocar dois estudantes que tenham muita dificuldade para este tipo de resolução. Estas são algumas das possibilidades de agrupamentos produtivos.

Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram este tipo de problema?
  • Como foi a experiência?
  • Quais informações eles possuíam?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o slide para a turma.

Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quais informações vocês não haviam lembrados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Inicie a atividade projetando ou lendo o slide para a turma.

É sugerido a organização da turma em duplas produtivas logo após esta primeira produção. Nesta atividade, este caráter se dá quando o agrupamento prevê alunos habilidades diversas, seja para a argumentação, seja para o cálculo.

Aguarde que produzam o problema inicial individualmente, para só então, formar as duplas. Solicite que façam as trocas dos problemas na dupla formada e os resolva.

Propósito: Elaborar problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O que eles irão atravessar?
  • Quais as restrições?
  • Qual será o desafio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Após a resolução anterior solicite que realizem a próxima tarefa. Nesta fase deverão fazer uso do problema proposto para reescrita, acrescentando informações. Percorra as duplas questionando-os se necessário. É importante garantir que a proposta seja solucionável. Identifique uma dupla que participará da apresentação da solução. Também é importante detectar erros construtivos. Combine previamente com os estudantes envolvidos que precisará da socialização para auxiliar na aprendizagem.

Propósito: Reelaborar problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quais as restrições serão acrescidas?
  • Qual será o desafio?
  • Será proposto um mínimo de travessia?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Proponha a reflexão, e aguarde as alterações.

Ao final, se for conveniente, peça que as duplas troquem as atividades e as resolvam.

Discuta com a turma:

  • Quais restrições serão acrescidas?
  • Isso irá aumentar ou diminuir o número de travessias?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Durante a resolução da atividade, percorra as carteiras selecionando os estudantes que participarão da socialização. Seguem algumas sugestões de escolha. Se possível , este slide deve ser projetado para nortear a discussão (ou lido na impossibilidade de projeção):

  • Neste item, selecione um aluno que produziu algo similar ao proposto no slide 6. Isso facilitará a continuidade da atividade.
  • Questione-os oralmente sobre algo a acrescentar. Se necessário sugira estudantes.
  • Com base no produção explorada, escolha uma dupla para apresentar a solução. Em seguida sugira outras resoluções com mais restrições.
  • Neste item é importante socializar boas alterações e principalmente resoluções que apresentem erros, ou seja, onde o retorno na ponte não é obrigatório. Selecione os participantes previamente.

O arquivo da resolução da atividade contém uma possibilidade de produção e resolução.

Propósito: Compartilhar as produções e resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o nível de dificuldade da primeira produção?
  • O que foi necessário pensar para se cumprir com a última etapa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Questione os estudantes sobre a atividade da aula. Inicie perguntando se o objetivo da aula foi cumprido. Em seguida, peça que falem sobre a atividade. Ao final apresente o slide e peça que uma aluno faça a leitura.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • O que fizemos nesta aula ?
  • O objetivo da nossa aula foi garantido?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade para a turma e aguarde que elabore o problema. Enquanto isso, percorra pelas carteiras observando a resolução. Faça questionamentos mobilizadores e tente perceber o nível de dificuldade da turma de acordo com as elaborações. Ao final verifique oralmente quem tem mais membros na família e quem tem menos. Observe também as restrições. Se achar necessário, compartilhe o problema que mais aparecer.

Propósito: Avaliar a capacidade de produzir um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quantas restrições tem o seu problema?
  • Quantas pessoas tem na família?
  • O número de pessoas na família implica na dificuldade do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram problema de travessia? Quais?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Cláudia Flora Degrava

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Rita Batista

    Habilidade da BNCC

    Não há.

    Objetivos específicos

    Elaborar problema de travessia mediante tema preestabelecido.

    Conceito-chave

    Situação problema; Travessia.  

    Recursos necessários

    • Folha de papel;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
    • Caderno para registro;
    • Lápis, caneta, borracha;
    • Projetor e computador (opcional)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o slide ou fale a pergunta para a turma. Em seguida, questione-os se já resolveram ou conhecem alguns problemas deste tipo. Alguns exemplos poderão aparecer, tais como: travessia de ponte com pessoas de diferente massa, travessia de ponte com lobo e domador, travessia riacho com família, uso de elevador, etc. Após suas colocações, projete o slide 4.

Aproveite para informá-los que iniciarão as atividades individualmente e em seguida trabalharão em duplas produtivas. Uma possibilidade é agrupar um estudante que tem facilidade com cálculos com outro que tenha visão do todo. Na impossibilidade, agrupe-os com diferentes níveis de aprendizagens, porém próximos, evitando colocar dois estudantes que tenham muita dificuldade para este tipo de resolução. Estas são algumas das possibilidades de agrupamentos produtivos.

Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram este tipo de problema?
  • Como foi a experiência?
  • Quais informações eles possuíam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos. (slides 3 e 4)

Orientação: Apresente o slide para a turma.

Propósito: Retomar o que é um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quais informações vocês não haviam lembrados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 7)

Orientação: Inicie a atividade projetando ou lendo o slide para a turma.

É sugerido a organização da turma em duplas produtivas logo após esta primeira produção. Nesta atividade, este caráter se dá quando o agrupamento prevê alunos habilidades diversas, seja para a argumentação, seja para o cálculo.

Aguarde que produzam o problema inicial individualmente, para só então, formar as duplas. Solicite que façam as trocas dos problemas na dupla formada e os resolva.

Propósito: Elaborar problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • O que eles irão atravessar?
  • Quais as restrições?
  • Qual será o desafio?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Após a resolução anterior solicite que realizem a próxima tarefa. Nesta fase deverão fazer uso do problema proposto para reescrita, acrescentando informações. Percorra as duplas questionando-os se necessário. É importante garantir que a proposta seja solucionável. Identifique uma dupla que participará da apresentação da solução. Também é importante detectar erros construtivos. Combine previamente com os estudantes envolvidos que precisará da socialização para auxiliar na aprendizagem.

Propósito: Reelaborar problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quais as restrições serão acrescidas?
  • Qual será o desafio?
  • Será proposto um mínimo de travessia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)

Orientação: Proponha a reflexão, e aguarde as alterações.

Ao final, se for conveniente, peça que as duplas troquem as atividades e as resolvam.

Discuta com a turma:

  • Quais restrições serão acrescidas?
  • Isso irá aumentar ou diminuir o número de travessias?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Durante a resolução da atividade, percorra as carteiras selecionando os estudantes que participarão da socialização. Seguem algumas sugestões de escolha. Se possível , este slide deve ser projetado para nortear a discussão (ou lido na impossibilidade de projeção):

  • Neste item, selecione um aluno que produziu algo similar ao proposto no slide 6. Isso facilitará a continuidade da atividade.
  • Questione-os oralmente sobre algo a acrescentar. Se necessário sugira estudantes.
  • Com base no produção explorada, escolha uma dupla para apresentar a solução. Em seguida sugira outras resoluções com mais restrições.
  • Neste item é importante socializar boas alterações e principalmente resoluções que apresentem erros, ou seja, onde o retorno na ponte não é obrigatório. Selecione os participantes previamente.

O arquivo da resolução da atividade contém uma possibilidade de produção e resolução.

Propósito: Compartilhar as produções e resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o nível de dificuldade da primeira produção?
  • O que foi necessário pensar para se cumprir com a última etapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Questione os estudantes sobre a atividade da aula. Inicie perguntando se o objetivo da aula foi cumprido. Em seguida, peça que falem sobre a atividade. Ao final apresente o slide e peça que uma aluno faça a leitura.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • O que fizemos nesta aula ?
  • O objetivo da nossa aula foi garantido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua a atividade para a turma e aguarde que elabore o problema. Enquanto isso, percorra pelas carteiras observando a resolução. Faça questionamentos mobilizadores e tente perceber o nível de dificuldade da turma de acordo com as elaborações. Ao final verifique oralmente quem tem mais membros na família e quem tem menos. Observe também as restrições. Se achar necessário, compartilhe o problema que mais aparecer.

Propósito: Avaliar a capacidade de produzir um problema de travessia.

Discuta com a turma:

  • Quantas restrições tem o seu problema?
  • Quantas pessoas tem na família?
  • O número de pessoas na família implica na dificuldade do problema?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano