11444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Ampliando a Reta Numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 8° ano do Fundamental sobre reta numerada e números decimais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Rios Nascimento,

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Professor, revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Opcionais: Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.

Aquecimento
Pode ser suprimida para trabalhar mais profundamente a atividade principal.

Atividade principal
O slide 1 da Atividade principal não deve apresentar maiores dificuldades para os alunos, que podem fazer de forma intuitiva pela ‘natureza espelhada’ da reta, considerando os números negativos e positivos. Ele pode ser usado como aquecimento.

O slide 2 é a alma da atividade. Os alunos podem imprimí-lo ou copiá-lo para o caderno (atenção para os espaçamentos).

Os alunos que tiverem acesso a Internet podem ampliar as compreensões por meio dos vídeos gratuitos da Khan Academy a seguir:
Vídeo 1 (disponível aqui)
.
Vídeo 2 (disponível aqui).

Discussão das soluções
As estratégias utilizadas pelos alunos são muito importantes para a discussão. Você pode solicitar que eles escolham dois números (um decimal e um fracionário) para explicitar as estratégias e encaminhar por Whatsapp, para que você possa analisar e divulgar posteriormente pelo canal mais conveniente (Whatsapp, e-mail, Meet).

Sistematização
xxx

Encerramento
Pode ser proposto no painel de discussões.

Raio X
O Raio X pode ser incorporado à Atividade Complementar (anexa) para ser proposto como revisão das aprendizagens. 

Convite às famílias
Por meio da reta numerada, é possível observar o valor dos números. Os alunos podem conversar com as famílias sobre qual número é maior: 2,205 ou 2,5? Onde se localizaria na reta tais números?

Lembre-se que familiares não letrados podem opinar sobre situações semelhantes e os alunos podem apresentar argumentos sobre essa situação.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_05NUM04

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas