Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_06NUM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de WhatsApp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: Vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kDk-epyB4LY
Acessado em 20 de junho de 2020
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos e oriente-os a fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Organize os alunos em dois grandes grupos, conforme a orientação no slide da atividade, e dê para cada um deles as orientações específicas. Oriente-os também a registrar suas resoluções e estratégias no caderno para que possam retomá-las durante a aula. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Eles podem fazer vídeo chamadas entre com os integrantes do grupo para organizar melhor as ideias sobre o que foi solicitado. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça a um aluno de cada grupo que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos usarem a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos entendam potenciação com números decimais. Sendo assim, explore cada pergunta proposta no item Orientação, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber como se dá essa operação. Mas é possível que alguns alunos não percebam inicialmente essas relações. Por isso, você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essa operação e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula. Para auxiliar os alunos na sistematização, você pode sugerir que eles assistam ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kDk-epyB4LY como tarefa.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_06NUM05
(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.
AULA 02
AULA 04
AULA 09
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes