Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para interpretar a potência de decimais.
Propósito: Compartilhar com a turma os objetivos da aula, incentivando o processo de autonomia.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide, escrevendo as operações na lousa e fazendo as perguntas oralmente. Espera-se que os alunos se lembrem de quais são os nomes de cada termo em uma potenciação e saibam reescrever 12² como 12 x 12.
Para a última operação, com a vírgula, alguns alunos podem lembrar que basta fazer 12 x 12 = 144 e lembrar de contar duas casas para colocar a vírgula, chegando em 1,44. Outros alunos podem realizar a multiplicação sem se lembrar dessa regra. Isso não é importante no momento.
Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.
Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam aplicações financeiras, até desenvolvimentos biológicos ou sociais.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.
Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.
Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.
Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.
O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).
Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.
Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Caso você não esteja utilizando o projetor, diga o desafio em voz alta ou escreva na lousa. A pergunta do desafio não está no material impresso pelo mesmo motivo que a Dica não está nos slides: para que os alunos não tenham acesso a informações antes do momento certo.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.
Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.
- Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
- Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
- Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
- Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Dica da atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.
Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.
Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.
Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.
O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).
Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.
Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Organize o tempo da aula para que os alunos tenham ao menos 2 minutos para o desafio, sobrando assim em média 20 min para a atividade inicial.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.
Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.
- Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
- Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
- Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
- Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
- Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
- Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
- Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma:
- Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
- Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
- Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
- Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?
Sistematização do conceito da aula
Tempo sugerido: 3min
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de decimais, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.
Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.
Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.
Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.
Discuta com a turma:
- Qual a opinião sobre a aula?
- O que acharam do conceito aprendido?
- Qual método que eles preferem para resolver a potência de decimal? Por quê?
- Quais as dificuldades encontradas?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.
Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potência de base decimal.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x