11441
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Potência de Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre potenciação de números decimais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Blanco,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de decimal.



Conceito-chave

Potenciação de números decimais



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para interpretar a potência de decimais.

Propósito: Compartilhar com a turma os objetivos da aula, incentivando o processo de autonomia.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide, escrevendo as operações na lousa e fazendo as perguntas oralmente. Espera-se que os alunos se lembrem de quais são os nomes de cada termo em uma potenciação e saibam reescrever 12² como 12 x 12.

Para a última operação, com a vírgula, alguns alunos podem lembrar que basta fazer 12 x 12 = 144 e lembrar de contar duas casas para colocar a vírgula, chegando em 1,44. Outros alunos podem realizar a multiplicação sem se lembrar dessa regra. Isso não é importante no momento.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam aplicações financeiras, até desenvolvimentos biológicos ou sociais.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.

Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.

Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.

Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.

O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).

Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.

Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Caso você não esteja utilizando o projetor, diga o desafio em voz alta ou escreva na lousa. A pergunta do desafio não está no material impresso pelo mesmo motivo que a Dica não está nos slides: para que os alunos não tenham acesso a informações antes do momento certo.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.

  • Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
  • Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
  • Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
  • Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Dica da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.

Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.

Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.

Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.

O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).

Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.

Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Organize o tempo da aula para que os alunos tenham ao menos 2 minutos para o desafio, sobrando assim em média 20 min para a atividade inicial.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.

  • Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
  • Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
  • Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
  • Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
  • Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
  • Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?

Sistematização do conceito da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de decimais, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Qual a opinião sobre a aula?
  • O que acharam do conceito aprendido?
  • Qual método que eles preferem para resolver a potência de decimal? Por quê?
  • Quais as dificuldades encontradas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potência de base decimal.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para interpretar a potência de decimais.

Propósito: Compartilhar com a turma os objetivos da aula, incentivando o processo de autonomia.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor/Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para potenciação de decimal.



Conceito-chave

Potenciação de números decimais



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide, escrevendo as operações na lousa e fazendo as perguntas oralmente. Espera-se que os alunos se lembrem de quais são os nomes de cada termo em uma potenciação e saibam reescrever 12² como 12 x 12.

Para a última operação, com a vírgula, alguns alunos podem lembrar que basta fazer 12 x 12 = 144 e lembrar de contar duas casas para colocar a vírgula, chegando em 1,44. Outros alunos podem realizar a multiplicação sem se lembrar dessa regra. Isso não é importante no momento.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância de se saber lidar com cálculos que envolvam potenciação, visto que esse é um conteúdo que os acompanhará por toda trajetória escolar, com aplicações diversas que vão desde de situações que envolvam aplicações financeiras, até desenvolvimentos biológicos ou sociais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.

Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.

Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.

Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.

O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).

Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.

Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Caso você não esteja utilizando o projetor, diga o desafio em voz alta ou escreva na lousa. A pergunta do desafio não está no material impresso pelo mesmo motivo que a Dica não está nos slides: para que os alunos não tenham acesso a informações antes do momento certo.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.

  • Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
  • Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
  • Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
  • Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Dica da atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientação: Se possível, projete os slides para que todos possam acompanhar. Você pode também imprimir essa atividade, distribuindo uma cópia por aluno ou por grupo de alunos.

Divida a sala em dois times com a mesma quantidade de alunos e depois organize os times em grupos menores, para que eles possam conversar garantindo a participação de todos.

Apresente a eles os exercícios do slide 4, mas avise que eles devem começar todos juntos. Ressalte que não é uma competição de tempo, mas de estratégia. Assim, mesmo que alguns alunos terminem primeiro, todos devem chegar a uma conclusão antes de partir para o desafio.

Explique a eles como será feita a atividade: os grupos devem tentar resolver as operações e criar sua estratégia de generalização. Em seguida os grupos do mesmo time devem compartilhar suas estratégias entre si e eleger um aluno que será responsável por resolver o desafio e explicar a estratégia para a turma.

O time A poderá usar calculadora, mas o time B não. Para ajudar o time B, recorte algumas tiras de papel com a DICA e distribua para os participantes desse time. (veja o arquivo de impressão das dicas nos links abaixo).

Durante a resolução das atividades, circule pela sala garantindo que os alunos que não estiverem conseguindo desenvolver os cálculos e estratégias possam superar seus obstáculos e contribuir para o time. Para isso, utilize o guia de intervenção colocado nos materiais complementares. Quando algum grupo tiver descoberto algum caminho interessante, incentive-os a compartilhar com os companheiros de time.

Quando os dois times estiverem com suas estratégias estabelecidas, peça que escolham um desafiante de cada time e passe para o slide 5. Organize o tempo da aula para que os alunos tenham ao menos 2 minutos para o desafio, sobrando assim em média 20 min para a atividade inicial.

Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno analise a multiplicação de decimais para descobrir regularidades na potência de números decimais.

Discuta com a turma: Ao decorrer da atividade, faça perguntas à turma a respeito de seus conhecimentos prévios.

  • Como vocês fazem para multiplicar números decimais?
  • Qual o resultado de um número elevado a 1? E elevado a 0?
  • Qual o resultado de 10 elevado a 4? Como você pode chegar nesse resultado sem realizar as multiplicações?
  • Se eu multiplicar 10² por 10³, quantos zeros terá o resultado? E se eu fizer (10²)³?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
  • Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Verifique com os alunos como eles resolveram as questões e as suas respostas. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio, mostrando também as que aparecem aqui nos slides. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma:

  • Quais erros foram cometidos? Faça a análise dos seus erros. Por que eles ocorreram? O que é preciso fazer para consertá-los?
  • Nas respostas dadas pelos personagens, existe algum erro? Alguém pensou e fez os cálculos como alguns dos personagens?
  • Como você relaciona esse novo conhecimento com o que já sabia sobre multiplicação de decimais?
  • Qual estratégia você prefere? Time A ou time B?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a potência de decimais, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma:

  • Qual a opinião sobre a aula?
  • O que acharam do conceito aprendido?
  • Qual método que eles preferem para resolver a potência de decimal? Por quê?
  • Quais as dificuldades encontradas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a resolvam. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a potência de base decimal.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano