Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).
Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar representar o conjunto de dados por meio de uma tabela e outro que represente por intermédio de algum tipo de gráfico.
Propósito: Representar um conjunto de dados por meio de tabelas e gráficos.
Discuta com a turma:
- Quantos números existem? Qual o maior? Qual o menor? Quais os intermediários?
- É realmente possível organizar essas quantidades, utilizando tabelas? Foi dado um título para a tabela?
- É possível organizar essas quantidades, utilizando gráficos? Foi dado um título para o gráfico? Informaram cada elemento dele?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).
Orientações: Reserve um tempo para análise mais minuciosa do gráfico. Peça que os alunos leiam e calculem a média aritmética, a moda e a mediana. Após calculadas as medidas de tendência central, peça para que os alunos reflitam sobre o questionamento final.
Propósito: Representar um conjunto de dados por meio de tabelas e gráficos, fazendo refletir sobre as medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Como se calcula a mediana? E a moda? E a média aritmética?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).
Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.
Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra conclusão observada? Qual (ou quais)?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).
Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.
Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Alguém usou outra maneira de calcular essa média?
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).
Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.
Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- Alguém usou outra maneira de obter essa mediana e a moda?
- Existe alguma outra conclusão observada? Qual (ou quais)?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e analisem o gráfico por um tempo.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de construção das tabelas e dos gráficos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico.
Discuta com a turma:
- Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico, é possível obter a moda? E a mediana? E a média?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Se tiver projetor a sua disposição, o ideal será utilizar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Buscar uma reflexão de que a média, por exemplo, pode não ser um parâmetro bom sozinha para um posterior fechamento das ideias discutidas, envolvendo também a moda e a mediana.
Discuta com a turma:
- Como se obteve a mediana? E a moda?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Se tiver projetor a sua disposição, o ideal será utilizar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Buscar uma reflexão de que a média, por exemplo, pode não ser um parâmetro bom sozinha para um posterior fechamento das ideias discutidas, envolvendo também a moda e a mediana.
Discuta com a turma:
- Como se obteve a média aritmética?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e reflitam sobre a conclusão chegada.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Todas as medidas de tendência central deram o mesmo valor? Por quê?
- Qual foi a medida de tendência central mais difícil de encontrar?
- Sempre faz sentido utilizar todas as medidas de tendência central ao mesmo tempo?
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada uma das medidas de tendência central: moda, mediana e média aritmética. Caso ache necessário, solicite que os estudantes copiem em seu caderno a sistematização da aula e atribua um visto.
Orientações: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, por tabelas ou gráficos, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a uma conclusão e tomar decisão para um determinado problema.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um. Por fim, ordene os valores em ordem crescente (também pode ser decrescente), verifique a mediana e a moda, para só depois calcular a média aritmética.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.
Discuta com a turma:
- Qual o valor da mediana? E da moda? E o da média?
- O que essas medidas de tendência central tem a nos dizer?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Texto de apoio