Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_23PES01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, questione seus alunos e alunas se sabem o que é tendência. Deixem que deem suas respostas. Depois da exposição das respostas, diga que as tendências também são alvo de descrição matemática como: a média (que é usada, por exemplo, para calcular a nota final de uma aprovação escolar), a moda (que é usada para revelar que elemento mais se repete) e a mediana (um valor central que corrige as distorções de valores dentro de um espectro). Mas cada uma delas é boa para descrever uma tendência em determinados tipos de situação.
Atividade principal
Transforme o Raio X na atividade principal enviando um pdf para impressão ou somente descrevendo a situação para que possam resolvê-la.
A esta atividade, faça o incremento de inserir dois valores de alturas de 190cm.
Discussão das soluções com sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções você pode mandar um áudio ou sintetizar escrito o slide 13.
- Mas reforce os significados e as maneiras de calcular a média, a moda e a mediana.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nas medidas de tendências, incentivando-os a reproduzirem o que aprenderam em situações cotidianas mais próximas.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_23PES01
(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes