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Plano de aula - Medidas de tendência central em gráficos (Conceitual)

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_23PES01

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética).

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).

Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar representar o conjunto de dados por meio de uma tabela e outro que represente por intermédio de algum tipo de gráfico.

Propósito: Representar um conjunto de dados por meio de tabelas e gráficos.

Discuta com a turma:

  • Quantos números existem? Qual o maior? Qual o menor? Quais os intermediários?
  • É realmente possível organizar essas quantidades, utilizando tabelas? Foi dado um título para a tabela?
  • É possível organizar essas quantidades, utilizando gráficos? Foi dado um título para o gráfico? Informaram cada elemento dele?

Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).

Orientações: Reserve um tempo para análise mais minuciosa do gráfico. Peça que os alunos leiam e calculem a média aritmética, a moda e a mediana. Após calculadas as medidas de tendência central, peça para que os alunos reflitam sobre o questionamento final.

Propósito: Representar um conjunto de dados por meio de tabelas e gráficos, fazendo refletir sobre as medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Como se calcula a mediana? E a moda? E a média aritmética?

Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).

Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.

Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra conclusão observada? Qual (ou quais)?

Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).

Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.

Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Alguém usou outra maneira de calcular essa média?

Tempo previsto: 5 minutos (Slides de 3 a 7).

Orientações: Pode escolher algum aluno para tentar mostrar como se obtém a média aritmética, a moda e a mediana.

Propósito: Mostrar conclusões que se podem chegar ao refletir sobre as medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • Alguém usou outra maneira de obter essa mediana e a moda?
  • Existe alguma outra conclusão observada? Qual (ou quais)?

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e analisem o gráfico por um tempo.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de construção das tabelas e dos gráficos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas medidas de tendência central de acordo com o gráfico.

Discuta com a turma:

  • Olhando apenas para os dados apresentados no gráfico, é possível obter a moda? E a mediana? E a média?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Se tiver projetor a sua disposição, o ideal será utilizar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Buscar uma reflexão de que a média, por exemplo, pode não ser um parâmetro bom sozinha para um posterior fechamento das ideias discutidas, envolvendo também a moda e a mediana.

Discuta com a turma:

  • Como se obteve a mediana? E a moda?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Se tiver projetor a sua disposição, o ideal será utilizar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Buscar uma reflexão de que a média, por exemplo, pode não ser um parâmetro bom sozinha para um posterior fechamento das ideias discutidas, envolvendo também a moda e a mediana.

Discuta com a turma:

  • Como se obteve a média aritmética?

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 9 e 11).

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e reflitam sobre a conclusão chegada.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Todas as medidas de tendência central deram o mesmo valor? Por quê?
  • Qual foi a medida de tendência central mais difícil de encontrar?
  • Sempre faz sentido utilizar todas as medidas de tendência central ao mesmo tempo?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada uma das medidas de tendência central: moda, mediana e média aritmética. Caso ache necessário, solicite que os estudantes copiem em seu caderno a sistematização da aula e atribua um visto.

Orientações: Sistematizar as aprendizagens da aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade lembrando de mencionar novamente que, independentemente de como o conjunto de dados seja apresentado, por tabelas ou gráficos, ao se analisar criticamente esses dados, utilizando medidas de tendência central, é possível se chegar a uma conclusão e tomar decisão para um determinado problema.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando o raio x, pois é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar se ainda há alguma dificuldade em cada um. Por fim, ordene os valores em ordem crescente (também pode ser decrescente), verifique a mediana e a moda, para só depois calcular a média aritmética.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor da mediana? E da moda? E o da média?
  • O que essas medidas de tendência central tem a nos dizer?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Texto de apoio

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Conceito-chave

Medidas de tendência central (moda, mediana e média aritmética).

Recursos necessários

Computador e datashow, para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google, instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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