Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_19GRM09
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, calculadora, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use como apoio às orientações.
Atividade principal
Encaminhe o Aquecimento juntamente com a Atividade principal como apoio às orientações. Grave um áudio ou registro escrito orientando a atividade e encaminhe a versão impressa para os alunos. Solicite que eles deem um retorno quando resolverem a atividade. Incentive o uso da calculadora. Caso seja o primeiro contato de sua turma com o tema, sugerimos que você grave um vídeo pontuando os principais conceitos, dando dicas e exemplos (pode usar o Raio X ou alguma questão das atividades complementares). Mantenha um canal de comunicação e solicite que os alunos o usem para esclarecer dúvidas. Esse assunto é um tema que exige idas e vindas, assim é possível que você tenha que retomar conceitos e discussões quando realizar as demais atividades, como o Raio X e atividades complementares, por exemplo.
Se for possível, faça as orientações e discussões em tempo real (plataformas sugeridas nas discussões).
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de volume. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-cones/v/cylinder-volume-and-surface-area
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/e/volume_1
Discussão das soluções
Dê um feedback aos alunos, considerando dúvidas, estratégias, acertos e erros observados nas respostas às atividades (WhatsApp). Você pode fazer um registro escrito, gravar um áudio ou vídeo curto (https://myhomestudio.com.br/). Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, faça a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo). Solicite, posteriormente que os alunos resolvam o Raio X e as atividades complementares para ampliação das aprendizagens.
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/.
Sistematização
xxxx
Encerramento
Use nas discussões
Raio X
Encaminhe a versão impressa e solicite a realização do Raio X juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de retomá-las. Você pode encaminhá-la também juntamente com a Atividade principal.
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias sobre volumes litros e mililitros.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_19GRM09
(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
(EF08MA21) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo e suas aplicações (unidades de medida de capacidade e volume), círculo e circunferência, área de triângulos e quadriláteros e suas aplicações.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes