11437
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Adicionando e subtraindo números decimais em problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre adição e subtração de números decimais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joel Luiz Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA09 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de adição e subtração com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de adição e subtração com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Relações entre unidades de medida de comprimento (Unidade NOVA ESCOLA: MAT5_20GRM; MAT5_21GRM; Base Nacional: EF05MA19)

Objetivos específicos

  1. Operar adições e subtrações de números decimais positivos e negativos.
  2. Interpretar gráficos e resolver problemas em contextos extra-matemáticos.

Conceito-chave

Adição e Subtração de números decimais. Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Questione aos alunos qual a importância de trabalharem este objetivo na aula. É importante que eles tenham em mente a necessidade de focarem no aprendizado do dia. Como sabemos, os números decimais estão presentes no cotidiano e, portanto, são de extrema importância. Para dinamizar a apresentação do objetivo, você pode questionar em quais momentos do dia a dia temos de realizar operações de adições e subtrações com números decimais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Permita que os alunos tentem resolver os exercícios e, após, trace com eles uma resolução em conjunto. Peça para que levantem a mão aqueles que gostariam de responder ou direcione a pergunta a um aluno específico. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem que, para calcular adições e subtrações com números decimais, assim como operamos unidade com unidade, devemos operar décimos com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Propósito: Relembrar operações de adição e subtração com números decimais.

Discuta com a turma:

  • No item A, por que não podemos adicionar 2 (unidades) com 8 (centésimos)?
  • Qual estratégia podemos utilizar para resolver o item f? Por que o resultado é negativo?

Solução da atividade:

a) 3,38 b) 6,56 c) 162,288 d) 0,62 e) 0,96 f) -152,712

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Atividade principal - parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Atividade principal - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Essa parte da atividade principal pode ocorrer em duplas (utilizar as mesmas duplas utilizadas no fim da atividade anterior). Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Durante resolução, circule pela sala, analisando se os alunos compreenderam a qual operação o cálculo da variação está associada e os métodos utilizados para resolvê-la, uma vez que vai resultar em resultados negativos. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráfico de barras, envolvendo subtração de números decimais com significado de variação.

Atividade principal - parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Essa parte da atividade principal pode ocorrer em duplas (utilizar as mesmas duplas utilizadas no fim da atividade anterior). Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Durante resolução, circule pela sala, analisando se os alunos compreenderam a qual operação o cálculo da variação está associada e os métodos utilizados para resolvê-la, uma vez que vai resultar em resultados negativos. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráfico de barras, envolvendo subtração de números decimais com significado de variação.

Discussão das soluções - parte I e II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)

Discussão das soluções - parte I e II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)

Discussão das soluções - parte I e II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Qual palavra ou novas situações em problemas que você aprendeu hoje? Dê um exemplo e explique o significado.
  • Comente sobre um erro que você ou um colega cometeu durante a atividade da aula hoje. O que você aprendeu com esse erro?
  • Quais pontos fortes e pontos de melhoria que você teve na aula de hoje? Qual é o seu plano para conseguir essa melhoria?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto você circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos .

Acesse a resolução desta atividade.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que significa variação? Como é calculada?
  • Em uma situação onde sei o valor final e a variação ocorrida, mas não sei o valor inicial, como consigo chegar a esse valor?

Você pode utilizar atividades complementares para que os alunos se deparem com outras situações-problemas envolvendo adição e subtração de números decimais. Acesse a resolução dessas atividades.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Questione aos alunos qual a importância de trabalharem este objetivo na aula. É importante que eles tenham em mente a necessidade de focarem no aprendizado do dia. Como sabemos, os números decimais estão presentes no cotidiano e, portanto, são de extrema importância. Para dinamizar a apresentação do objetivo, você pode questionar em quais momentos do dia a dia temos de realizar operações de adições e subtrações com números decimais.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA09 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de adição e subtração com números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de adição e subtração com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)
  • Relações entre unidades de medida de comprimento (Unidade NOVA ESCOLA: MAT5_20GRM; MAT5_21GRM; Base Nacional: EF05MA19)

Objetivos específicos

  1. Operar adições e subtrações de números decimais positivos e negativos.
  2. Interpretar gráficos e resolver problemas em contextos extra-matemáticos.

Conceito-chave

Adição e Subtração de números decimais. Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)







Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Permita que os alunos tentem resolver os exercícios e, após, trace com eles uma resolução em conjunto. Peça para que levantem a mão aqueles que gostariam de responder ou direcione a pergunta a um aluno específico. Oriente as discussões em sala utilizando o tópico “Discuta com a turma”. Tenha certeza de que os alunos relembrem que, para calcular adições e subtrações com números decimais, assim como operamos unidade com unidade, devemos operar décimos com décimos, centésimos com centésimos e milésimos com milésimos.

Propósito: Relembrar operações de adição e subtração com números decimais.

Discuta com a turma:

  • No item A, por que não podemos adicionar 2 (unidades) com 8 (centésimos)?
  • Qual estratégia podemos utilizar para resolver o item f? Por que o resultado é negativo?

Solução da atividade:

a) 3,38 b) 6,56 c) 162,288 d) 0,62 e) 0,96 f) -152,712

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 4 a 6).

Orientação: Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Essa parte da atividade principal deve ocorrer de maneira individual. Durante isso, circule pela sala, analisando quais são as interpretações dos problemas e as estratégias utilizadas para resolvê-lo. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções. Após respostas dos alunos, permita que troquem soluções com uma dupla de colegas (previsão de 2 minutos).

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráficos envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual a situação-problema abordada? Qual a importância do Grêmio Estudantil na escola?
  • Ao nos depararmos com um problema, quais estratégias podemos usar para resolvê-lo?
  • Se a pesquisa tivesse sido feita com 1000 estudantes, o que significa dizer que 12% dos alunos tem interesse em atividades culturais? (Espera-se que os alunos digam que isso indica que 120 alunos têm interesse nessa atividade)

Material complementar:

  • Visite o site do Mathema e verifique as formas de como preparar antes e o que se esperar durante e depois da resolução dos problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Essa parte da atividade principal pode ocorrer em duplas (utilizar as mesmas duplas utilizadas no fim da atividade anterior). Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Durante resolução, circule pela sala, analisando se os alunos compreenderam a qual operação o cálculo da variação está associada e os métodos utilizados para resolvê-la, uma vez que vai resultar em resultados negativos. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráfico de barras, envolvendo subtração de números decimais com significado de variação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 7 e 8).

Orientação: Essa parte da atividade principal pode ocorrer em duplas (utilizar as mesmas duplas utilizadas no fim da atividade anterior). Projete o conteúdo em sala ou entregue para cada aluno a atividade impressa. Durante resolução, circule pela sala, analisando se os alunos compreenderam a qual operação o cálculo da variação está associada e os métodos utilizados para resolvê-la, uma vez que vai resultar em resultados negativos. Utilize o guia de intervenções para analisar as dificuldades e realizar intervenções.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui. A solução está disponível aqui.

Propósito: Possibilitar a resolução de um problema com uso de gráfico de barras, envolvendo subtração de números decimais com significado de variação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 9 a 11)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha algumas duplas de alunos que possam apresentar seus cálculos e a forma como chegaram a eles em ambas as atividades (parte I e II). Certifique-se de escolher alunos que tenham soluções diferentes (inclusive, interpretações equivocadas de um mesmo problema). Se for preciso, depois das primeiras interações da turma, passe para esta série de slides, como forma de suporte para explicações dos alunos ou complementação do professor. Caso não haja projetor, você pode reproduzir o conteúdo no quadro e, ao abordar conceitos, dialogar com os alunos.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem as soluções e estratégias de cálculo envolvendo adição e subtração de números decimais em problemas, inclusive, apontando abordagens iniciais equivocadas.

Discuta com a turma:

  • Por que no item 1A e 1C temos de somar as porcentagens? No item 1C há outra forma de resolução?
  • A qual operação matemática a palavra “diferença” está associada no item 1B e 1D?
  • Como poderíamos estimar a menor diferença que uma das iniciativas tem com outra, conforme solicitado pelo item 1D?
  • Como podemos saber quando uma variação será negativa? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre quando, nos bimestres posteriores, há queda de porcentagem)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 12 a 14).

Orientação: Relembre com a turma métodos e estratégias para abordar inicialmente um problema. Após, reafirme com os alunos as estratégias de adição e subtração envolvendo números decimais, tendo clareza de que eles reconheçam que precisam organizar ordens de grandeza (alinhar casas decimais). Também deixe claro para os alunos que, ao realizar operações com um número decimal negativo e outro positivo, pode-se fazer operações com seus valores absolutos e, após, considerar a forma como o sinal negativo irá afetar no resultado. Explore outras situações que envolvam operações com números negativos. Para facilitar a explicação, você pode utilizar exemplos de dívida com dinheiro ou consultar outros planos conceituais que envolvam operações com números inteiros.

Propósito: Sistematizar os conceitos da aula, apresentando a estratégias de cálculo que estão envolvidas na adição e subtração de números decimais em contextos problematizados.

Discuta com a turma:

  • Se os dois números decimais são negativos, qual outra forma podemos fazer uma operação de adição? E uma subtração?
  • Por que no penúltimo caso o resultado é positivo?
  • Por que no último caso somamos 5 + 3,71 e só ao final colocamos o sinal negativo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os seguintes tópicos:

  • Qual palavra ou novas situações em problemas que você aprendeu hoje? Dê um exemplo e explique o significado.
  • Comente sobre um erro que você ou um colega cometeu durante a atividade da aula hoje. O que você aprendeu com esse erro?
  • Quais pontos fortes e pontos de melhoria que você teve na aula de hoje? Qual é o seu plano para conseguir essa melhoria?

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto você circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula você pode responder a atividade com os alunos e discutir com a turma sobre os conceitos envolvidos.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da atividade para os alunos.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos .

Acesse a resolução desta atividade.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo adição e subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • O que significa variação? Como é calculada?
  • Em uma situação onde sei o valor final e a variação ocorrida, mas não sei o valor inicial, como consigo chegar a esse valor?

Você pode utilizar atividades complementares para que os alunos se deparem com outras situações-problemas envolvendo adição e subtração de números decimais. Acesse a resolução dessas atividades.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano