Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT9_26RDP01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
- Padlet
- Jamboard
- Dicas de uso do Jamboard no link: https://support.google.com/jamboard/#topic=7383644
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Para a realização dessa atividade, o aluno precisa ter em mãos a situação-problema. Envie uma foto do problema via WhatsApp e elabore um Painel de Soluções, com um exemplo, como mostrado na Tabela da resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FguCDkgYygjbQ4FtQ2UEr4h6hfcthV6PXd85PmYzUPbXhH8WstCd7QRkpbtR/resol-ativaula-mat9-26rdp01.pdf,
utilizando o Padlet ou o Jamboard, por exemplo, ou produzir um arquivo de forma que todos possam ter acesso. Essa Atividade favorece o trabalho em grupos colaborativos, com 3 ou 4 participantes, a interação pode ser feita via chamada de grupo pelo WhatsApp, Meet ou Zoom. Oriente os alunos para que leiam o problema, discutam sobre o que entenderam e elaborem suas resoluções através de um Diagrama, um esquema ou uma Tabela. Se o aluno apresentar dificuldades para compreender e explanar suas estratégias, oralmente ou através de registro (tabela ou esquema), sugiro que proponha a leitura e análise do artigo “Medindo a energia elétrica, o kWh”- Khan Academy disponível no link https://pt.khanacademy.org/science/8-ano/utilizando-a-energia-eletrica/transformacoes-da-energia/a/medindo-a-energia-eletrica-o-kwh (acesso em 22 de jul 2020).
Nesse artigo o aluno aprenderá como se mede o consumo da energia elétrica em aparelhos eletrodomésticos. Solicite aos que alunos que fotografem ou filmem suas estratégias e respostas, para compartilhar com a turma.
Discussão das soluções
Professor, verifique as orientações feitas na resolução dessa Atividade, disponível para acesso no link : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FguCDkgYygjbQ4FtQ2UEr4h6hfcthV6PXd85PmYzUPbXhH8WstCd7QRkpbtR/resol-ativaula-mat9-26rdp01.pdf ,
elas serão úteis na condução dessa discussão. Deixe que os alunos compartilhem sua respostas, seja por áudio, vídeo, ou por meio do Painel de Soluções interativo, no Padlet, no Jamboard ou ainda em um arquivo de forma que todos possam ter acesso.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que envolvam os familiares na discussão das estratégias para chegar às soluções inclusive, é possível fazer a associação de consumo de energia elétrica nos aparelhos utilizados pelas famílias, é um momento favorável para interação e troca de conhecimentos. Entretanto, é importante tomar cuidado porque, apesar da indicação, as pessoas que convivem com os alunos nesse momento de reclusão podem estar envolvidos com outros afazeres.
Sugestão Enviada Por: Maria Aparecida Nemet
Código: MAT9_26RDP01
(EF09MA00 ) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes