Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cláudia Flora Degrava
Mentor: Fernando de Mello Trevisani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Não há.
Objetivos específicos
Selecionar e elaborar questões a partir de uma situação problema.
Conceito-chave
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Projeto de slide (opcional).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha, caneta.
- Lousa e giz ou pincel.
- Calndário
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, divida-os em agrupamentos produtivos. Para esta atividade é sugerido grupos heterogêneos de aproximadamente 4 alunos.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).
Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.
Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.
Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para determinar a resposta?
- Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
- Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
- Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.
Propósito: Ler e analisar a situações problema
Discuta com a turma:
- É possível responder outras perguntas com estes dados?
- Qual aparelho que mais consome por hora?
- Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.
Propósito: Ler e analisar a situações problema
Discuta com a turma:
- É possível responder outras perguntas com estes dados?
- Qual aparelho que mais consome por hora?
- Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).
Orientações: Para esta atividade os alunos deverão levantar hipóteses sobre o tempo gasto com os aparelhos. Percorra os grupos e verifique acertos e erros. Observe as resoluções para selecionar os alunos que irão participar da socialização na lousa.
Propósito: Elaborar questões para um problema e resolvê-las.
Discuta com a turma:
- O que é necessário conter nas questões elaboradas?
- Se acordo com os itens assinalados anteriormente, o que cada um tem de diferente do outro?
- Para um aumento no consumo mensal, qual fator pode interferir? Você seria capaz de listar outras influências?
- Aumento no preço do kWh pela companhia de eletricidade justifica um aumento de consumo mensal?
- Apresentando uma única situação de consumo é possível fazer uma comparação? O que é preciso para comparação?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Inicie solicitando exemplos de questões elaboradas. Escolhas estudantes para colocarem o registro na lousa. Em seguida peça a solução de acordo com a classificação que fizeram, ou seja, iniciando com a resolução que envolve a operação matemática mais simples até as mais difíceis. Sempre que um aluno apresentar uma solução, solicite outras maneiras de resolver. Procure selecionar alunos para a exposição que tenham resolvido de diferentes maneiras. Esta seleção deve ser feita no momento da resolução, ao circular na sala de aula e observar os grupos. Não deixe de compartilhar os erros, pois é por meio deles que se avançam nas aprendizagens.
Ao analisar as questões elaboradas, verifique se abordagem se refere a dados exatos ou aproximados
Propósito: Socializar as diversas maneiras de resolução.
Discuta com a turma:
- Existe uma maneira mais eficaz de se obter a resposta?
- É preciso se preocupar com a unidade de medida de tempo?
- Existem outras resoluções?
- O que devemos fazer quando temos mais de duas casas decimais com dinheiro? Podemos deixar todas?
- As questões elaboradas apresentarão respostas condizentes com os termos “em média” ou “aproximados” ou podemos garantir que serão exatas?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia e discuta os questionamentos com a turma. Se preciso retome o slide 5 sobre as etapas da resolução de problema.
Propósito: Discutir o trabalho realizado e abrir novas possibilidades.
Discuta com a turma:
- Estamos acostumados com problemas prontos. Foi possível elaborar questões?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.
Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
- Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?