11433
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Quais Questões Eu Consigo Resolver?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre resolução de problemas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani  

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há.

Objetivos específicos

Selecionar  e elaborar questões a partir de uma situação problema.

Conceito-chave

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Projeto de slide (opcional).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha, caneta.
  • Lousa e giz ou pincel.
  • Calndário





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, divida-os em agrupamentos produtivos. Para esta atividade é sugerido grupos heterogêneos de aproximadamente 4 alunos.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.

Propósito: Ler e analisar a situações problema

Discuta com a turma:

  • É possível responder outras perguntas com estes dados?
  • Qual aparelho que mais consome por hora?
  • Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.

Propósito: Ler e analisar a situações problema

Discuta com a turma:

  • É possível responder outras perguntas com estes dados?
  • Qual aparelho que mais consome por hora?
  • Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Para esta atividade os alunos deverão levantar hipóteses sobre o tempo gasto com os aparelhos. Percorra os grupos e verifique acertos e erros. Observe as resoluções para selecionar os alunos que irão participar da socialização na lousa.

Propósito: Elaborar questões para um problema e resolvê-las.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário conter nas questões elaboradas?
  • Se acordo com os itens assinalados anteriormente, o que cada um tem de diferente do outro?
  • Para um aumento no consumo mensal, qual fator pode interferir? Você seria capaz de listar outras influências?
  • Aumento no preço do kWh pela companhia de eletricidade justifica um aumento de consumo mensal?
  • Apresentando uma única situação de consumo é possível fazer uma comparação? O que é preciso para comparação?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie solicitando exemplos de questões elaboradas. Escolhas estudantes para colocarem o registro na lousa. Em seguida peça a solução de acordo com a classificação que fizeram, ou seja, iniciando com a resolução que envolve a operação matemática mais simples até as mais difíceis. Sempre que um aluno apresentar uma solução, solicite outras maneiras de resolver. Procure selecionar alunos para a exposição que tenham resolvido de diferentes maneiras. Esta seleção deve ser feita no momento da resolução, ao circular na sala de aula e observar os grupos. Não deixe de compartilhar os erros, pois é por meio deles que se avançam nas aprendizagens.

Ao analisar as questões elaboradas, verifique se abordagem se refere a dados exatos ou aproximados
Propósito: Socializar as diversas maneiras de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe uma maneira mais eficaz de se obter a resposta?
  • É preciso se preocupar com a unidade de medida de tempo?
  • Existem outras resoluções?
  • O que devemos fazer quando temos mais de duas casas decimais com dinheiro? Podemos deixar todas?
  • As questões elaboradas apresentarão respostas condizentes com os termos “em média” ou “aproximados” ou podemos garantir que serão exatas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia e discuta os questionamentos com a turma. Se preciso retome o slide 5 sobre as etapas da resolução de problema.

Propósito: Discutir o trabalho realizado e abrir novas possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Estamos acostumados com problemas prontos. Foi possível elaborar questões?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, divida-os em agrupamentos produtivos. Para esta atividade é sugerido grupos heterogêneos de aproximadamente 4 alunos.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani  

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Não há.

Objetivos específicos

Selecionar  e elaborar questões a partir de uma situação problema.

Conceito-chave

Resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Projeto de slide (opcional).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis, borracha, caneta.
  • Lousa e giz ou pincel.
  • Calndário




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 5).

Orientações: Apresente o título da aula e peça aos estudantes, separados em grupos heterogêneos, que resolvam coletivamente a situação problema. Em seguida, projete e discuta as questões propostas no slide 4 e conclua com a leitura do slide 5.

Neste problema é esperado que além da resolução, os alunos fiquem preocupadas com a distância inicial entre Cintia e o carrinho. Dependendo da distância haverá implicação no ponto de parada após a sexta acionada. Com isso, se retoma a importância das informações e das etapas para se responder a um problema.

Propósito: Analisar a viabilidade de resolução de problema e resolvê-lo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para determinar a resposta?
  • Vocês procuraram por alguma informação que não foi encontrada?
  • Existe alguma outra pergunta que deixaria a resposta mais precisa?
  • Onde estava Cintia antes da partida do carrinho? E o carrinho? Isto implica algo na resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.

Propósito: Ler e analisar a situações problema

Discuta com a turma:

  • É possível responder outras perguntas com estes dados?
  • Qual aparelho que mais consome por hora?
  • Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Distribua o problema para os grupos, solicite a leitura e peça que respondam a questão seguinte. Observe a interpretação dos grupos e encaminhe os questionamentos orais abaixo, se necessário.

Propósito: Ler e analisar a situações problema

Discuta com a turma:

  • É possível responder outras perguntas com estes dados?
  • Qual aparelho que mais consome por hora?
  • Tem algum aparelho que poderia estar especificado por dia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 6 a 8).

Orientações: Para esta atividade os alunos deverão levantar hipóteses sobre o tempo gasto com os aparelhos. Percorra os grupos e verifique acertos e erros. Observe as resoluções para selecionar os alunos que irão participar da socialização na lousa.

Propósito: Elaborar questões para um problema e resolvê-las.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário conter nas questões elaboradas?
  • Se acordo com os itens assinalados anteriormente, o que cada um tem de diferente do outro?
  • Para um aumento no consumo mensal, qual fator pode interferir? Você seria capaz de listar outras influências?
  • Aumento no preço do kWh pela companhia de eletricidade justifica um aumento de consumo mensal?
  • Apresentando uma única situação de consumo é possível fazer uma comparação? O que é preciso para comparação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicie solicitando exemplos de questões elaboradas. Escolhas estudantes para colocarem o registro na lousa. Em seguida peça a solução de acordo com a classificação que fizeram, ou seja, iniciando com a resolução que envolve a operação matemática mais simples até as mais difíceis. Sempre que um aluno apresentar uma solução, solicite outras maneiras de resolver. Procure selecionar alunos para a exposição que tenham resolvido de diferentes maneiras. Esta seleção deve ser feita no momento da resolução, ao circular na sala de aula e observar os grupos. Não deixe de compartilhar os erros, pois é por meio deles que se avançam nas aprendizagens.

Ao analisar as questões elaboradas, verifique se abordagem se refere a dados exatos ou aproximados
Propósito: Socializar as diversas maneiras de resolução.

Discuta com a turma:

  • Existe uma maneira mais eficaz de se obter a resposta?
  • É preciso se preocupar com a unidade de medida de tempo?
  • Existem outras resoluções?
  • O que devemos fazer quando temos mais de duas casas decimais com dinheiro? Podemos deixar todas?
  • As questões elaboradas apresentarão respostas condizentes com os termos “em média” ou “aproximados” ou podemos garantir que serão exatas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia e discuta os questionamentos com a turma. Se preciso retome o slide 5 sobre as etapas da resolução de problema.

Propósito: Discutir o trabalho realizado e abrir novas possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Estamos acostumados com problemas prontos. Foi possível elaborar questões?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos. (slides de 13 a 15).
Orientações:
Distribua a atividade impressa para que seja resolvida e preenchida. Na impossibilidade, projete ou coloque na lousa. Na impossibilidade de impressão, elimine o preenchimento dos boleto. Faça apenas oralmente. Socialize uma questão com valor maior e outra menor. Pergunte o que fizeram de diferente. A utilização de um calendário pode facilitar a análise de datas.

Sugerimos a atualização da data do boleto sempre para o ano em vigor para facilitar a busca em calendários.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a vantagem de se comprar com boletos? Existe algum risco? Justifique.
  • Existe a possibilidade de se resolver através de equação? Como seria?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a analisar dados, atentando para o cerne da questão, propondo e comunicando possíveis soluções em problemas com excesso ou falta de dados, numéricos ou não.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano