11430
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Analisando situações de lucro ou prejuízo

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre lucro, prejuízo, custo e receita.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_08NUM01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação e revisão das aprendizagens. Sugerimos o foco na Atividade Principal. Mas, se houver tempo, use as duas: Aquecimento e Atividade principal.

Atividade principal
A atividade principal tem duas partes que você pode usar integralmente ou dividi-la e optar, por exemplo, pela primeira parte. Você pode encaminhar a versão para impressão (que o aluno também pode copiar) via WhatsApp. É interessante fazer um áudio com orientações para a turma. Solicite que os alunos resolvam e encaminhem as respostas para sua apreciação.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example 

Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as produções deles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados na Sistematização do conceito e o Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
Use nas discussões, em seu feedback aos alunos

Encerramento
Use nas discussões, em seu feedback aos alunos

Raio X
Pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, em outro momento, juntamente com as atividades complementares.

Convite às famílias
Discutir sobre descontos e aumentos percentuais. Por exemplo: O que significa aumentou 50%? Aumentou mais de 100%? Teve um desconto de 25%?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_08NUM01

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas