Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando os números pequenos com Notação Científica
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Notação Científica
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
Representar números pequenos em Notação Científica.
Conceito-chave
Propriedade da multiplicação de potências de mesma base e notação científica de números pequenos. Multiplicação e divisão de potências de base 10.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Calculadora (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar números pequenos em Notação Científica.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Mostre aos alunos que dado um número em notação científica com expoente negativo, basta dividirmos o número n (expoente) vezes por 10. Ainda não “andar com a vírgula” diretamente.
Propósito: A compreensão e entendimento dos alunos do método da divisão por 10.
Discuta com a turma:
- Dividir por 10 é igual a multiplicar por …? Incentivar que os alunos respondam e compreendam que é 10-1
- 10-4 é equivalente a dividir por 10 quantas vezes? Resp: 4
- 10-4 é equivalente a dividir por quanto o número? Resp: 10 000
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientação: Mostre que o expoente negativo é equivalente a uma divisão.
Propósito: Relembrar a potência de 10 com expoente negativo como também uma representação de uma divisão.
Discuta com a turma:
- 10-3 é equivalente a dividir por quanto? Resp: 1.000
- Multiplicar por 0,001 é equivalente a dividir por quanto? Resp: 1.000
- 16,18x10-6 está em notação científica? Resp: Não, porque o convencionado é que tenha apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula na notação científica.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).
Orientação: Deixe que os alunos se sentem em duplas para resolver o cálculo do volume. Mesmo que alguns não se lembrem como fazer, foi dado no enunciado que é a multiplicação das três medidas. Circule pela sala e observe a maneira como os alunos resolvem, faça perguntas sobre o método adotado para a resolução. Fica ao seu critério o uso ou não da calculadora. Fique atento aos alunos que estão fazendo errado, sem interferir no processo deles e oriente aqueles com maior dificuldade.
Propósito: Usar a notação científica como uma forma de simplificar a multiplicação de números decimais muito pequenos. Utilização da propriedade da potências de bases iguais.
Materiais complementares:
Resolução do atividade principal
Agrupamento Produtivo - Trabalho em Grupo: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1378/trabalho-em-grupo
Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
As trocas que fazem a turma avançar: https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos (Slides 5 e 6).
Orientação: Ainda em duplas, peça para que os alunos convertam os números dados em notação científica (neste exercício, são apresentados números negativos). Alguns alunos podem tentar abrir as potências de 10 e fazer o cálculo, escrevendo o número final em notação científica. Outros alunos podem iniciar com a escrita em notação científica e depois utilizar as propriedades de potência.
Propósito: Exercitar a conversão para a notação científica. Neste caso, os alunos devem manter a regra aprendida: mantissa de apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula.
Agrupamento Produtivo - Trabalho em Grupo: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1378/trabalho-em-grupo
Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
As trocas que fazem a turma avançar: https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Usar a notação científica como uma forma de simplificar a multiplicação de números decimais muito pequenos. Utilização da propriedade da potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Vocês acham mais fácil multiplicar os números na forma como estão ou fazer a conversão para notação científica? Resp: Na forma decimal é muito fácil errar pela quantidade de zeros.
- Uma vez feita a conversão para notação científica, pergunte qual propriedade da potência é utilizada neste caso? Resp.: Multiplicação de potências de mesma base
- Muitas vezes, quando se multiplica um número pelo outro o resultado é um número maior. Por exemplo, 3x5 = 15. Mas por que o resultado aqui foi um número ainda menor? Resp: Estão sendo multiplicados números menores que 1, caracterizando uma divisão em partes menores.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Usar a notação científica como uma forma de simplificar a multiplicação de números decimais muito pequenos. Utilização da propriedade da potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Vocês acham mais fácil multiplicar os números na forma como estão ou fazer a conversão para notação científica? Resp.: Na forma decimal é muito fácil errar pela quantidade de zeros.
- Uma vez feita a conversão para notação científica, pergunte qual propriedade da potência é utilizada neste caso? Resp.: Multiplicação de potências de mesma base
- Muitas vezes, quando se multiplica um número pelo outro o resultado é um número maior. Por exemplo, 3x5 = 15. Mas por que o resultado aqui foi um número ainda menor? Resp.: Estão sendo multiplicados números menores que 1, caracterizando uma divisão em partes menores.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Solução utilizando propriedade da multiplicação de potências de mesma base é a ideal para fazer sem o uso de calculadora. Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Exercitar a conversão para a notação científica. Neste caso, os alunos devem manter a regra aprendida: mantissa de apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor forma de efetuar essas operações, transformando para decimal e calculando ou transformando em notação científica e depois calculando? Resposta: Em notação científica é mais simples sem o uso de calculadora, assim como pode ajudar a ter uma estimativa melhor do resultado antes de efetuar a operação.
- O sinal de um número, positivo ou negativo, influencia alguma coisa na representação em notação científica ou decimal? Resposta: Não tem influência.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Solução utilizando propriedade da multiplicação de potências de mesma base é a ideal para fazer sem o uso de calculadora. Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Exercitar a conversão para a notação científica. Neste caso, os alunos devem manter a regra aprendida: mantissa de apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Continuação da solução da parte 2, mas agora resolvendo da forma decimal. Não é necessário passar solução por solução para os alunos, apenas mostrar que também é possível fazer assim. Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Exercitar a conversão para a notação científica. Neste caso, os alunos devem manter a regra aprendida: mantissa de apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 7, 8, 9, 10, 11 e 12 )
Orientação: Continuação da solução da parte 2, mas agora resolvendo da forma decimal. Não é necessário passar solução por solução para os alunos, apenas mostrar que também é possível fazer assim. Incentive que alguém fale como chegou na solução. Verifique se há outra forma descoberta por outro aluno. Mesmo quem fez errado deve ser incentivado a expor seu método para que todos possam analisar.
Propósito: Exercitar a conversão para a notação científica. Neste caso, os alunos devem manter a regra aprendida: mantissa de apenas um algarismo significativo à esquerda da vírgula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução para efetuar operações com números pequenos, além de poder unir conhecimentos anteriores tais como aproximação numérica e propriedades da potência.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Deixe-os resolver como bem entenderem, porém sem o uso da calculadora. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números pequenos utilizando a notação científica. Entender qual o método escolhido para realizar as operações.
Discuta com a turma
- Qual processador é mais rápido: 4004 ou Core i7? Por que?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel, lápis, calculadora.
- Opcionais: Meet, Hangout, Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via Whatsapp) os dados dos slides 1 e 2 do Aquecimento, que é uma preparação para Atividade Principal.
Atividade principal
Você pode propor uma aula invertida, ou seja, disponibilizar para os alunos os dados do Aquecimento e também da Atividade Principal (use a versão para impressão) e pedir para eles resolverem. Para este tipo de proposta não é necessário um volume grande de questões. Faça a opção, por exemplo, pela atividade do slide 1 (chip de processador) e um ou dois itens do slide 2. Peça para encaminharem as respostas por Whatsapp, indicando dúvidas.
O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca de notações científicas, para alunos que possuem acesso à internet (disponível aqui).
Sugerimos, ainda:
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).
Vídeo 3 (disponível aqui).
Discussão das soluções
Nessa proposta, é importante dar o seu feedback para os alunos. Você pode gravar um pequeno vídeo esclarecendo os pontos mais importantes (considerando as respostas e dúvidas apresentadas) e encaminhar via Whatsapp.
Para discutir em tempo real, se for possível (através do Meet, Hangout ou Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxx
Encerramento
xxx
Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize as atividades complementares também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias o que significa um número muito pequeno, como 0,000005? O que poderia ter essa dimensão? Como as pessoas conseguem medir algo tão pequeno?
A ideia é discutir sobre curiosidades do mundo microscópico.
Um bom tema são os vírus, como o caso do COVID-19.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
Representar números pequenos em Notação Científica.
Conceito-chave
Propriedade da multiplicação de potências de mesma base e notação científica de números pequenos. Multiplicação e divisão de potências de base 10.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Calculadora (opcional).