11429
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Explorando os números pequenos com Notação Científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre representar números pequenos em Notação Científica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel, lápis, calculadora.
- Opcionais: Meet, Hangout, Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.

Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via Whatsapp) os dados dos slides 1 e 2 do Aquecimento, que é uma preparação para Atividade Principal.

Atividade principal
Você pode propor uma aula invertida, ou seja, disponibilizar para os alunos os dados do Aquecimento e também da Atividade Principal (use a versão para impressão) e pedir para eles resolverem. Para este tipo de proposta não é necessário um volume grande de questões. Faça a opção, por exemplo, pela atividade do slide 1 (chip de processador) e um ou dois itens do slide 2. Peça para encaminharem as respostas por Whatsapp, indicando dúvidas.

O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca de notações científicas, para alunos que possuem acesso à internet (disponível aqui).

Sugerimos, ainda:
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).
Vídeo 3 (disponível aqui).

Discussão das soluções
Nessa proposta, é importante dar o seu feedback para os alunos. Você pode gravar um pequeno vídeo esclarecendo os pontos mais importantes (considerando as respostas e dúvidas apresentadas) e encaminhar via Whatsapp.

Para discutir em tempo real, se for possível (através do Meet, Hangout ou Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxx

Encerramento
xxx

Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize as atividades complementares também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Pode ser discutido com as famílias o que significa um número muito pequeno, como 0,000005? O que poderia ter essa dimensão? Como as pessoas conseguem medir algo tão pequeno?
A ideia é discutir sobre curiosidades do mundo microscópico.

Um bom tema são os vírus, como o caso do COVID-19.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_01NUM04

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas