Atividade principal - etapa 1
Plano de Aula
Plano de aula: Adição na reta numerada
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números e operações na reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há deslocamento para a direita aumenta o valor.
Conceito-chave
Adição na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há deslocamento para a direita aumenta o valor.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Desenhe, no chão da sala de aula, uma reta numerada com uma sequência de números. Peça para uma criança se posicione em um número da reta. Em seguida, solicite que essa criança se desloque por 3 pontos. Discutir o que as crianças perceberam. Faça outras situações e peça que eles indiquem situações de soma nesta reta.
Sugestões para a reta:
- De 10 em 10: 2 10, 2 020, 2 030, 2 040, 2 050, 2 060, 2 070, 2 080, 2 090, 2 100 e 2 110.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 040
2 040 + 30 = 2070.
- De 50 em 50: 2 050, 2 100, 2 150, 2 200, 2 250, 2 300, 2350, 2 400, 2 450, 2 500 e 2 550.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 150
2 150 + 150 = 2 300.
- De 100 em 100: 2 100, 2 200, 2 300 , 2 400, 2 500, 2 600, 2 700, 2 800, 2 900, 3 000 e 3 100.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 600
2 600 + 300 = 2 900.
Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de adicionar.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- O que aconteceu quando houve o deslocamento para direita?
- Alguém consegue representar esse deslocamento utilizando uma operação? Como ficaria?
Atividade principal - etapa 1
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.
Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.
Discuta com a turma:
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Materiais Complementares:
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Atividade principal - etapa 1
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.
Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.
Discuta com a turma:
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Atividade principal - etapa 2
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Apresente a segunda parte da atividade, colocando o slide, passando no quadro ou entregando uma cópia aos alunos. Peça que em duplas resolvam essa situação. É importante que observe como os alunos farão para dividir a reta e as escolhas dos intervalos, assim como, depois a representação da situação. Circule e faça questões aos alunos que estiverem com dificuldades de avançar. É importante que reflitam e avancem nas ideias de resolução.
Discuta com a turma:
- Por que iniciou com este ano?
- Qual o intervalo da reta?
- Como fará para responder às questões?
- Quantos pontos precisa ter a reta?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slide 10) - etapa 2
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Solicite que os alunos compartilhem suas soluções (você pode escolher quais alunos farão isso enquanto circula pela sala). Depois de esgotadas as soluções dos alunos, peça que observem as respostas dos slides e que comparem as respostas e discutam as suas estratégias para chegar nas soluções e as apresentadas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Conte como fez a solução do problema?
- Como você fez a representação na reta?
- Alguém mais fez como Sara ou Lucas?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Propósito: Realizar a adição tendo como suporte a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03NUM04
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua ou fita métrica.
- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Atividade online: Linhas de números
Problemas de adição e subtração na reta numérica
Artigo Somar usando a reta numérica
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a adição na reta numerada, então é interessante que eles tenham uma régua, fita métrica ou trena para que possam observar como essas adições ocorrem. Eles podem manipular esses materiais durante a atividade e utilizá-los como apoio. Eles também precisam ter acesso aos slides com as situações problema, já que a atividade principal está dividida em duas partes. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Chame atenção para o uso da régua para a construção da reta numerada. Na primeira etapa os alunos precisam ter acesso aos slides 1 e 2. Compartilhe os questionamentos com a turma.
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Depois, compartilhe o slide 10 com a segunda etapa da atividade principal. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Entretanto, você pode escrever ou gravar áudios com os questionamentos para que tenham um guia:
- Por que iniciou com este ano?
- Qual o intervalo da reta?
- Como fará para responder às questões?
- Quantos pontos precisa ter a reta?
Depois, peça que compartilhem com um colega ou pequenos grupos as suas estratégias e conclusões via WhatsApp. Você pode formar esses grupos que podem ser fixos e estabelecidos previamente, dessa forma, eles já saberão em que grupo entrar quando forem discutir as soluções. Você deve fazer parte de todos eles para monitorar se as discussões estão sendo produtivas. Caso não consiga fazer os grupos, trabalhe as discussões com o grande grupo. Os alunos poderão disponibilizar suas conclusões via texto, fotografia ou áudio. Os colegas podem ir complementando, concordando, discordando ou apresentando novas soluções para o que foi colocado. Peça que os alunos compartilhem fotografias de sua reta numerada para que você cheque se a realizaram obedecendo ao espaçamento entre um número e outro.
Discussão das soluções
A discussão das soluções desta atividade também foi realizada em duas partes, portanto, para a primeira parte, compartilhe ou fotografe o slide 6 e para a segunda parte, o slide 10. Compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando.
Os alunos podem escrever, fotografar ou enviar áudios respondendo ou comentando as soluções encontradas pelos alunos do slide.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Se tiver acesso à internet, sugira outros problemas de adição e subtração na reta numerada.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios elaborando outras situações problema uns aos outros utilizando a reta numerada, a régua ou fita métrica ou através de jogos online como os indicados.
A leitura do artigo Somar usando a reta numérica também pode ser interessante para que leiam e discutam a forma de realizar adições na reta numerada em família.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há deslocamento para a direita aumenta o valor.
Conceito-chave
Adição na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).