Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há deslocamento para a direita aumenta o valor.
Conceito-chave
Adição na reta numerada.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Desenhe, no chão da sala de aula, uma reta numerada com uma sequência de números. Peça para uma criança se posicione em um número da reta. Em seguida, solicite que essa criança se desloque por 3 pontos. Discutir o que as crianças perceberam. Faça outras situações e peça que eles indiquem situações de soma nesta reta.
Sugestões para a reta:
- De 10 em 10: 2 10, 2 020, 2 030, 2 040, 2 050, 2 060, 2 070, 2 080, 2 090, 2 100 e 2 110.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 040
2 040 + 30 = 2070.
- De 50 em 50: 2 050, 2 100, 2 150, 2 200, 2 250, 2 300, 2350, 2 400, 2 450, 2 500 e 2 550.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 150
2 150 + 150 = 2 300.
- De 100 em 100: 2 100, 2 200, 2 300 , 2 400, 2 500, 2 600, 2 700, 2 800, 2 900, 3 000 e 3 100.
Se deslocando 3 pontos a partir do 2 600
2 600 + 300 = 2 900.
Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de adicionar.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- O que aconteceu quando houve o deslocamento para direita?
- Alguém consegue representar esse deslocamento utilizando uma operação? Como ficaria?
Atividade principal - etapa 1
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.
Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.
Discuta com a turma:
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Materiais Complementares:
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Atividade principal - etapa 1
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.
Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.
Discuta com a turma:
- Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
- Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 6
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Em quais anos o Brasil foi campeão?
Slide 7
- Perguntar se há outra possibilidade de resolução.
Side 8
- Em que ano Brasil foi tricampeão?
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Atividade principal - etapa 2
Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).
Orientação: Apresente a segunda parte da atividade, colocando o slide, passando no quadro ou entregando uma cópia aos alunos. Peça que em duplas resolvam essa situação. É importante que observe como os alunos farão para dividir a reta e as escolhas dos intervalos, assim como, depois a representação da situação. Circule e faça questões aos alunos que estiverem com dificuldades de avançar. É importante que reflitam e avancem nas ideias de resolução.
Discuta com a turma:
- Por que iniciou com este ano?
- Qual o intervalo da reta?
- Como fará para responder às questões?
- Quantos pontos precisa ter a reta?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slide 10) - etapa 2
Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).
Orientação: Solicite que os alunos compartilhem suas soluções (você pode escolher quais alunos farão isso enquanto circula pela sala). Depois de esgotadas as soluções dos alunos, peça que observem as respostas dos slides e que comparem as respostas e discutam as suas estratégias para chegar nas soluções e as apresentadas.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Conte como fez a solução do problema?
- Como você fez a representação na reta?
- Alguém mais fez como Sara ou Lucas?
- Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
- Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
- Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Propósito: Realizar a adição tendo como suporte a reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação?
Materiais Complementares: