9606
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Adição na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre representar na reta numerada adições, percebendo que quando há deslocamento para a direita aumenta o valor.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há  deslocamento  para a direita aumenta o valor.

Conceito-chave

Adição na reta  numerada.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Desenhe, no chão da sala de aula, uma reta numerada com uma sequência de números. Peça para uma criança se posicione em um número da reta. Em seguida, solicite que essa criança se desloque por 3 pontos. Discutir o que as crianças perceberam. Faça outras situações e peça que eles indiquem situações de soma nesta reta.

Sugestões para a reta:

  • De 10 em 10: 2 10, 2 020, 2 030, 2 040, 2 050, 2 060, 2 070, 2 080, 2 090, 2 100 e 2 110.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 040

2 040 + 30 = 2070.

  • De 50 em 50: 2 050, 2 100, 2 150, 2 200, 2 250, 2 300, 2350, 2 400, 2 450, 2 500 e 2 550.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 150

2 150 + 150 = 2 300.

  • De 100 em 100: 2 100, 2 200, 2 300 , 2 400, 2 500, 2 600, 2 700, 2 800, 2 900, 3 000 e 3 100.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 600

2 600 + 300 = 2 900.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de adicionar.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para direita?
  • Alguém consegue representar esse deslocamento utilizando uma operação? Como ficaria?

Atividade principal - etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.

Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.

Discuta com a turma:

  • Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
  • Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?

Materiais Complementares:

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Atividade principal - etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.

Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.

Discuta com a turma:

  • Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
  • Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Discussão da solução (slides 6 a 8) etapa 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Atividade principal - etapa 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Apresente a segunda parte da atividade, colocando o slide, passando no quadro ou entregando uma cópia aos alunos. Peça que em duplas resolvam essa situação. É importante que observe como os alunos farão para dividir a reta e as escolhas dos intervalos, assim como, depois a representação da situação. Circule e faça questões aos alunos que estiverem com dificuldades de avançar. É importante que reflitam e avancem nas ideias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Por que iniciou com este ano?
  • Qual o intervalo da reta?
  • Como fará para responder às questões?
  • Quantos pontos precisa ter a reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slide 10) - etapa 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem suas soluções (você pode escolher quais alunos farão isso enquanto circula pela sala). Depois de esgotadas as soluções dos alunos, peça que observem as respostas dos slides e que comparem as respostas e discutam as suas estratégias para chegar nas soluções e as apresentadas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Conte como fez a solução do problema?
  • Como você fez a representação na reta?
  • Alguém mais fez como Sara ou Lucas?
  • Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
  • Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
  • Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?

Materiais Complementares:

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Propósito: Realizar a adição tendo como suporte a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução dessa situação?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Representar na reta numerada adições, percebendo que quando há  deslocamento  para a direita aumenta o valor.

Conceito-chave

Adição na reta  numerada.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Desenhe, no chão da sala de aula, uma reta numerada com uma sequência de números. Peça para uma criança se posicione em um número da reta. Em seguida, solicite que essa criança se desloque por 3 pontos. Discutir o que as crianças perceberam. Faça outras situações e peça que eles indiquem situações de soma nesta reta.

Sugestões para a reta:

  • De 10 em 10: 2 10, 2 020, 2 030, 2 040, 2 050, 2 060, 2 070, 2 080, 2 090, 2 100 e 2 110.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 040

2 040 + 30 = 2070.

  • De 50 em 50: 2 050, 2 100, 2 150, 2 200, 2 250, 2 300, 2350, 2 400, 2 450, 2 500 e 2 550.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 150

2 150 + 150 = 2 300.

  • De 100 em 100: 2 100, 2 200, 2 300 , 2 400, 2 500, 2 600, 2 700, 2 800, 2 900, 3 000 e 3 100.

Se deslocando 3 pontos a partir do 2 600

2 600 + 300 = 2 900.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de adicionar.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para direita?
  • Alguém consegue representar esse deslocamento utilizando uma operação? Como ficaria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.

Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.

Discuta com a turma:

  • Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
  • Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?

Materiais Complementares:

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Essa atividade está dividida em 2 etapas.

Etapa 1- Entregue a comanda para cada criança, passe no quadro ou projete. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente sobre o problema e observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para adição.

Discuta com a turma:

  • Que número você colocaria depois de 1 986? O que levaria em consideração?
  • Que número você colocaria antes de 1 986? O que levaria em consideração?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 6

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Em quais anos o Brasil foi campeão?

Slide 7

  • Perguntar se há outra possibilidade de resolução.

Side 8

  • Em que ano Brasil foi tricampeão?
  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (etapas 1 e 2).

Orientação: Apresente a segunda parte da atividade, colocando o slide, passando no quadro ou entregando uma cópia aos alunos. Peça que em duplas resolvam essa situação. É importante que observe como os alunos farão para dividir a reta e as escolhas dos intervalos, assim como, depois a representação da situação. Circule e faça questões aos alunos que estiverem com dificuldades de avançar. É importante que reflitam e avancem nas ideias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Por que iniciou com este ano?
  • Qual o intervalo da reta?
  • Como fará para responder às questões?
  • Quantos pontos precisa ter a reta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos (slides 6 a 8 e 10).

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem suas soluções (você pode escolher quais alunos farão isso enquanto circula pela sala). Depois de esgotadas as soluções dos alunos, peça que observem as respostas dos slides e que comparem as respostas e discutam as suas estratégias para chegar nas soluções e as apresentadas.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

  • Conte como fez a solução do problema?
  • Como você fez a representação na reta?
  • Alguém mais fez como Sara ou Lucas?
  • Quem discorda da maneira como resolveram? Por quê?
  • Existe apenas uma possibilidade para iniciar a reta ou várias? Explique?
  • Alguém pode me contar com que número iniciou e por quê?

Materiais Complementares:

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Propósito: Realizar a adição tendo como suporte a reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução dessa situação?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano