11426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Princípio de Cavalieri

Plano de aula de Matemática com atividades para o 9º ano do Fundamental sobre construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas quaisquer usando o Princípio de Cavalieri;

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_20GRM04)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, solicite uma pesquisa sobre quem foi Cavalieri e sua contribuição para o cálculo de volume.
Ainda nesta etapa, peça para empilharem alguns livros ou cadernos iguais (para ter equilíbrio) e depois desloquem alguns para que a pilha fique inclinada e questione se altura se modificou e se o volume se modifica? Reforce que esse é um exemplo do princípio de Cavalieri, que só é importante saber a área da base e a altura, origem das fórmulas para calcular o volume dos prismas.

Atividade principal
Não aconselhamos usar a atividade do plano original do jeito que está. Adapte essa atividade apenas comparando prismas de base poligonal com polígonos que tenham a mesma área, mas formas diferentes como no slide 13. Assim, indicamos oferecer esses dois prismas com o mesmo volume para tentarem descobrir a medida do lado da base quadrada de um prisma, considerando a altura dos prismas de 9cm e o lado do triângulo equilátero da base do outro prisma como 2,28cm.

Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se mais com o entendimento sobre o uso das fórmulas do que com as fórmulas em si, pois elas serão fixadas pelo uso.
- Lembre-se de que é preciso fazer comparações de igualdade entre as fórmulas para encontrar o resultado.
- Reforce as fórmulas ao final, mas preocupe-se se houve o entendimento sobre as aplicações delas, relembrando, como fixação, as fórmulas da área do quadrado e do triângulo equilátero.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e peçam auxílio, principalmente, para o empilhamento dos livros e reflexões sobre a situação do aquecimento.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_20GRM04

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas