11425
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Uma maneira de desenhar triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para o 7º ano do Fundamental sobre Construir triângulos, usando régua e compasso.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.



Objetivos específicos

Construir triângulos, usando régua e compasso.

Conceito-chave

Construção do triângulo utilizando régua e compasso.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua;
  • Compasso.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue a folha de questão para os alunos ou passe na lousa. Dê um tempo para que desenvolvam a atividade. Caminhe pela classe verificando se os alunos estão fazendo o uso correto da régua e também se não estão alterando as medidas para que os lados se encaixem. Fique atento(a) para a maneira que cada aluno tentará resolver a situação. Alguns alunos poderão achar difícil e desistir. Não deixe que isto aconteça, estimule-os dizendo para continuarem tentando até conseguir.

Propósito: Levar o aluno a perceber que é muito difícil desenhar um triângulo dadas as medidas dos lados e desconhecendo as medidas de seus ângulos, utilizando para isto, apenas régua.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram desenhar o triângulo com as medidas dadas? Foi difícil? Qual foi a dificuldade encontrada?
  • Que informação faltou para que vocês conseguissem mais facilmente?
  • Se pudessem usar outro instrumento além da régua para facilitar a tarefa, que instrumento acham que seria?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade e os compassos para os alunos. Dê um tempo para que eles tentem desenhar os triângulos.

Propósito: Deixar o aluno usar sua criatividade na busca de soluções.

Discuta com a turma:

  • O que poderia ser feito primeiro no desenho?
  • Em que parte do desenho houve mais dificuldade? Como o uso do compasso poderia auxiliar neste momento? Para que serve o compasso?
  • Qual é a principal propriedade da circunferência?
  • Como esta propriedade poderia auxiliar na construção do triângulo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Após as discussões propostas na atividade anterior, sugira que os alunos continuem o desenho do triângulo. Caminhe pela classe e observe, questione e conduza o desenvolvimento da atividade, para que todos façam. Chame à lousa os alunos que você observou que podem trazer contribuições para a aprendizagem dos outros, não necessariamente aqueles que a fizeram corretamente. Peça que exponham para a classe o modo que fizeram.

Propósito: Compreender a idéia da utilização de régua e compasso para a construção de triângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual o nome do segmento AC em relação à circunferência de centro A? Qual a sua medida?
  • Qual o nome do segmento BC em relação à circunferência de centro B? Qual é sua medida?
  • O triângulo do João foi desenhado?
  • Qual a sua opinião sobre esta maneira de desenhar um triângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Discuta com a turma:

  • Como a construção das circunferências ajudou na obtenção do triângulo?
  • Sempre será possível usar esta construção a fim de que três medidas quaisquer formem um triângulo?
  • Elabore alguma variação para que esta construção não seja possível.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Discuta com a turma:

  • O ponto de intersecção sempre existirá?
  • O que é necessário para que isto sempre aconteça?
  • Tente desenhar um triângulo com lados medindo 7 cm, 3 cm, e 4 cm. Utilize para a base o lado de 7 cm. O que você observou?
  • Agora tente desenhar outro triângulo de lados medindo 8 cm, 2 cm e 4 cm. Utilize para a base o lado de 8 cm. O que você observou?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Encerre as atividades, retomando com os alunos a importância das circunferências para a construção do triângulo em que se conhece as medidas dos lados e como esta construção se garante pela propriedade dos triângulos.

Propósito: Realizar a sistematização das idéias discutidas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a soma das medidas dos dois lados que faltavam no desenho, fosse menor ou igual a medida do primeiro lado desenhado?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Entregue a folha de atividade e espere que os alunos a resolvam individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.


Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.



Objetivos específicos

Construir triângulos, usando régua e compasso.

Conceito-chave

Construção do triângulo utilizando régua e compasso.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua;
  • Compasso.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue a folha de questão para os alunos ou passe na lousa. Dê um tempo para que desenvolvam a atividade. Caminhe pela classe verificando se os alunos estão fazendo o uso correto da régua e também se não estão alterando as medidas para que os lados se encaixem. Fique atento(a) para a maneira que cada aluno tentará resolver a situação. Alguns alunos poderão achar difícil e desistir. Não deixe que isto aconteça, estimule-os dizendo para continuarem tentando até conseguir.

Propósito: Levar o aluno a perceber que é muito difícil desenhar um triângulo dadas as medidas dos lados e desconhecendo as medidas de seus ângulos, utilizando para isto, apenas régua.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram desenhar o triângulo com as medidas dadas? Foi difícil? Qual foi a dificuldade encontrada?
  • Que informação faltou para que vocês conseguissem mais facilmente?
  • Se pudessem usar outro instrumento além da régua para facilitar a tarefa, que instrumento acham que seria?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade e os compassos para os alunos. Dê um tempo para que eles tentem desenhar os triângulos.

Propósito: Deixar o aluno usar sua criatividade na busca de soluções.

Discuta com a turma:

  • O que poderia ser feito primeiro no desenho?
  • Em que parte do desenho houve mais dificuldade? Como o uso do compasso poderia auxiliar neste momento? Para que serve o compasso?
  • Qual é a principal propriedade da circunferência?
  • Como esta propriedade poderia auxiliar na construção do triângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Após as discussões propostas na atividade anterior, sugira que os alunos continuem o desenho do triângulo. Caminhe pela classe e observe, questione e conduza o desenvolvimento da atividade, para que todos façam. Chame à lousa os alunos que você observou que podem trazer contribuições para a aprendizagem dos outros, não necessariamente aqueles que a fizeram corretamente. Peça que exponham para a classe o modo que fizeram.

Propósito: Compreender a idéia da utilização de régua e compasso para a construção de triângulos.

Discuta com a turma:

  • Qual o nome do segmento AC em relação à circunferência de centro A? Qual a sua medida?
  • Qual o nome do segmento BC em relação à circunferência de centro B? Qual é sua medida?
  • O triângulo do João foi desenhado?
  • Qual a sua opinião sobre esta maneira de desenhar um triângulo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Discuta com a turma:

  • Como a construção das circunferências ajudou na obtenção do triângulo?
  • Sempre será possível usar esta construção a fim de que três medidas quaisquer formem um triângulo?
  • Elabore alguma variação para que esta construção não seja possível.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Discuta com a turma:

  • O ponto de intersecção sempre existirá?
  • O que é necessário para que isto sempre aconteça?
  • Tente desenhar um triângulo com lados medindo 7 cm, 3 cm, e 4 cm. Utilize para a base o lado de 7 cm. O que você observou?
  • Agora tente desenhar outro triângulo de lados medindo 8 cm, 2 cm e 4 cm. Utilize para a base o lado de 8 cm. O que você observou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 7 a 9).

Orientação: Depois que os alunos apresentaram suas soluções, mostre a eles esta série de slides para que todos vejam passo a passo a construção das circunferências para se obter o triângulo.

Propósito: Retomar os passos seguidos para a construção do triângulo e compreender o porquê da utilização das circunferências para esta construção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Encerre as atividades, retomando com os alunos a importância das circunferências para a construção do triângulo em que se conhece as medidas dos lados e como esta construção se garante pela propriedade dos triângulos.

Propósito: Realizar a sistematização das idéias discutidas.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceria se a soma das medidas dos dois lados que faltavam no desenho, fosse menor ou igual a medida do primeiro lado desenhado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Entregue a folha de atividade e espere que os alunos a resolvam individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos numa situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 7º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano