11424
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas. Operações com números decimais.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joel Luiz Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA09 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação e divisão envolvendo números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação e divisão com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)



Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver problemas matemáticos.
  2. Elaborar problemas envolvendo números decimais.
  3. Operar multiplicações e divisões de números decimais positivos e negativos.

Conceito-chave

Resolução de problemas. Operações com números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras (para cálculo do raixo-s, se necessário)
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão atingir o objetivo da aula a partir da elaboração e resolução de problemas aplicáveis ao cotidiano. Questione aos alunos em quais situações-problema é possível verificar o uso dos números decimais negativos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Em grupo, utilize as questões dos slides e o tópico “discuta com a turma” para fazer a retomada de como lidar com problemas matemáticos. Neste momento, direcione as perguntas a alguns alunos e garanta que todos respondam. Caso algum aluno se recuse a responder ou não saiba opinar, direcione a pergunta a algum outro aluno que possa responder. Após isso, volte àquele aluno que não tinha respondido anteriormente e peça para que ele explique ou explore o que o colega tinha compartilhado. Nesta parte da atividade, garanta que os alunos consigam elencar estratégias para resolução e elaboração de problemas.

Propósito: Elencar estratégias para resolver e elaborar problemas matemáticos.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia podemos utilizar para lidar com problemas matemáticos? Existe alguma técnica para facilitar a interpretação do problema? (espera-se que os alunos sinalizem que se pode circular dados principais, grifar a pergunta de interesse do problema, dividir o problema em blocos etc.)
  • Como lidar com palavras e termos matemáticos desconhecidos? (espera-se que os alunos percebam a importância de elencar termos desconhecidos e destacá-los; também é possível citar o dicionário como fonte de solução)
  • Quais cuidados ao elaborar um problema? Como saber se ele está claro, com resolução e se é aplicável ao cotidiano? (espera-se que os alunos percebam que é importante revisar o texto do problema e resolvê-lo previamente para verificar se há uma solução adequada)

Material complementar:

  • No site do Mathema e da NOVA ESCOLA você será capaz de verificar algumas estratégias que os alunos podem utilizar para interpretar problemas.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem resolução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

r

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 7 e 8 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

r

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os tópicos apresentados nos slides.

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo na aula de hoje?
  • Quais os pontos positivos da aula de hoje? Quais são os pontos de melhoria?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como a atividade está focada na interpretação e resolução do problema, você pode permitir o uso do calculadora, conforme o nível da turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula, responda a atividade com os alunos e discuta com eles sobre as etapas na resolução do problema.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor aproximado que a família gastou com refrigerante? E carne? E legumes? Como chegar a esses valores?
  • Qual valor representa 3/5 da compra? Esse valor é maior ou menor do que o valor disponível em conta corrente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, informando aos alunos que irão atingir o objetivo da aula a partir da elaboração e resolução de problemas aplicáveis ao cotidiano. Questione aos alunos em quais situações-problema é possível verificar o uso dos números decimais negativos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Joel Luiz Pereira

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA09 - Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais.



Conhecimentos que a turma deve dominar:

  • Operações de multiplicação e divisão envolvendo números decimais (Unidade NOVA ESCOLA: MAT6_06NUM; Base Nacional: EF06MA10)
  • Operações de multiplicação e divisão com números negativos (Unidade NOVA ESCOLA: MAT7_04NUM; Base Nacional: EF07MA04)



Objetivos específicos

  1. Interpretar e resolver problemas matemáticos.
  2. Elaborar problemas envolvendo números decimais.
  3. Operar multiplicações e divisões de números decimais positivos e negativos.

Conceito-chave

Resolução de problemas. Operações com números decimais.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadoras (para cálculo do raixo-s, se necessário)
  • Projetor multimídia (caso não se utilize impressões)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Em grupo, utilize as questões dos slides e o tópico “discuta com a turma” para fazer a retomada de como lidar com problemas matemáticos. Neste momento, direcione as perguntas a alguns alunos e garanta que todos respondam. Caso algum aluno se recuse a responder ou não saiba opinar, direcione a pergunta a algum outro aluno que possa responder. Após isso, volte àquele aluno que não tinha respondido anteriormente e peça para que ele explique ou explore o que o colega tinha compartilhado. Nesta parte da atividade, garanta que os alunos consigam elencar estratégias para resolução e elaboração de problemas.

Propósito: Elencar estratégias para resolver e elaborar problemas matemáticos.

Discuta com a turma:

  • Qual estratégia podemos utilizar para lidar com problemas matemáticos? Existe alguma técnica para facilitar a interpretação do problema? (espera-se que os alunos sinalizem que se pode circular dados principais, grifar a pergunta de interesse do problema, dividir o problema em blocos etc.)
  • Como lidar com palavras e termos matemáticos desconhecidos? (espera-se que os alunos percebam a importância de elencar termos desconhecidos e destacá-los; também é possível citar o dicionário como fonte de solução)
  • Quais cuidados ao elaborar um problema? Como saber se ele está claro, com resolução e se é aplicável ao cotidiano? (espera-se que os alunos percebam que é importante revisar o texto do problema e resolvê-lo previamente para verificar se há uma solução adequada)

Material complementar:

  • No site do Mathema e da NOVA ESCOLA você será capaz de verificar algumas estratégias que os alunos podem utilizar para interpretar problemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem resolução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7).

Orientação:

  • Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que serão entregues diferentes problemas em grupos pré-definidos pelo professor (considere o nível de aprendizado de cada aluno na organização). Explique também que o objetivo da atividade é elaborar um novo problema baseado no problema que foi entregue ao grupo. Após, os grupos irão trocar os problemas entre si, conforme orientação do professor, e cada membro do grupo deverá resolver individualmente. Quando finalizar a explicação, questione alguns alunos, para verificar se houve entendimento da atividade.
  • Os grupos podem ser formados por até 4 pessoas. Garanta que os grupos formados sejam em quantidade par, para que ocorra a troca dos problemas.
  • Há dois modelos de problemas que podem ser observados no slide 5 e 6. O modelo 1 envolve divisão e o modelo 2 envolve multiplicação. Os alunos devem adaptar os problemas para operações inversas. Na adaptação, podem haver mudanças de valores e de situação-problema.
  • Para a parte de elaboração/adaptação do problema, os alunos podem levar até 10 minutos. Assim, destine 10 minutos para a resolução do problema original e adaptado.
  • Ao distribuir os problemas adaptados, certifique-se de que os alunos que estavam com o modelo 1 recebam o modelo 2 e vice-versa.

Discuta com a turma:

  • Como podemos adaptar um problema matemático? Quais cuidados temos de ter ao fazer essa adaptação?
  • É possível que um problema elaborado seja muito complexo/complicado? Como saber se ele está claro e tem solução?

Propósito: Adaptar e resolver problemas matemáticos envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Material complementar:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

r

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 a 9)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 7 e 8 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Slide Plano Aula

r

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 12)

Orientação: Baseado nas observações que você fez durante a atividade, escolha alguns grupos que possam apresentar os problemas que foram adaptados. A discussão das soluções devem ser guiadas com base no que foi trabalhado em sala de aula, assim, os slides 9 e 11 apenas trazem as soluções para os problemas modelo. Os problemas adaptados pelos alunos devem ser discutidos em sala de aula, mas nos slides 10 e 12 há sugestões de adaptações, que podem ser apresentadas para os alunos como meio de aumentar repertório de conhecimento.

Propósito: Compartilhar os problemas e soluções apresentadas por alguns grupos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram os primeiros passos realizados na leitura e interpretação do problema?
  • Ao adaptar os problemas, quais foram as estratégias traçadas pelos grupos? Como definiram os valores e a situação-problema? Houve dificuldade em alterar a operação matemática envolvida?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as divisões envolvendo números decimais?
  • Quais foram os métodos utilizados para realizar as multiplicações envolvendo números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a aula relembrando qual foi a aprendizagem adquirida pelos alunos e escolha 3 alunos que possam opinar sobre os tópicos apresentados nos slides.

Propósito: Resumir as aprendizagens do dia e refletir sobre a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam de novo na aula de hoje?
  • Quais os pontos positivos da aula de hoje? Quais são os pontos de melhoria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Como a atividade está focada na interpretação e resolução do problema, você pode permitir o uso do calculadora, conforme o nível da turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Assim, separe, para cada aluno, uma folha de papel recortada, onde os alunos terão de colocar o nome e responder a atividade. Você também pode pedir para que os alunos respondam as questões no caderno enquanto circula pela sala anotando o desempenho da turma. No fim da aula, responda a atividade com os alunos e discuta com eles sobre as etapas na resolução do problema.

Propósito: Avaliar se os alunos conseguem resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor aproximado que a família gastou com refrigerante? E carne? E legumes? Como chegar a esses valores?
  • Qual valor representa 3/5 da compra? Esse valor é maior ou menor do que o valor disponível em conta corrente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano