Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Desenvolver e aplicar estratégias de resoluções para os casos de potência de potência e potência de um expoente.
Conceito-chave
Dominó; Propriedades de potência; Números inteiros.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno e peças do dominó recortadas para as duplas ou trios.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar
- Sugestões de vídeo aulas do Professor Jair Bueno:
- Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base: https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8
- Potência de potência e potência de um expoente: https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA
- Sugestão de Leitura: Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla
https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Leia junto com os alunos o diálogo entre os personagens. Em seguida, você pode fazer alguns exemplos na lousa, ou pedir para que alguns alunos escrevam exemplos para que outros resolvam, também na lousa.
Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência de uma potência e potência de um expoente.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos ( Slides 4 e 5 )
Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre o que sabem sobre potência de potência e potência de um expoente, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; Se eu elevar uma potência à um expoente, obterei qual tipo de potência?. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.
Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas habilidades com potência de uma potência e potência de um expoente.
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 a 9)
Orientações: Discuta com os alunos possíveis estratégias para se dar bem no jogo e vá anotando no quadro.
Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:
- Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
- Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
- As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.
Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.
Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.
Discuta com a turma:
- Qual foi sua estratégia?
- As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?
Materiais complementares: