11418
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Estratégias para cálculos com potência de potência e potência de um expoente

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Através do lúdico criar estratégias para a resolução de expressões com propriedades de potência

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Desenvolver e aplicar estratégias de resoluções para os casos de potência de potência e potência de um expoente.

Conceito-chave

Dominó; Propriedades de potência; Números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e peças do dominó recortadas para as duplas ou trios.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia junto com os alunos o diálogo entre os personagens. Em seguida, você pode fazer alguns exemplos na lousa, ou pedir para que alguns alunos escrevam exemplos para que outros resolvam, também na lousa.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência de uma potência e potência de um expoente.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos ( Slides 4 e 5 )

Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre o que sabem sobre potência de potência e potência de um expoente, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; Se eu elevar uma potência à um expoente, obterei qual tipo de potência?. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas habilidades com potência de uma potência e potência de um expoente.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 a 9)

Orientações: Discuta com os alunos possíveis estratégias para se dar bem no jogo e vá anotando no quadro.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua estratégia?
  • As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Desenvolver e aplicar estratégias de resoluções para os casos de potência de potência e potência de um expoente.

Conceito-chave

Dominó; Propriedades de potência; Números inteiros.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e peças do dominó recortadas para as duplas ou trios.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Leia junto com os alunos o diálogo entre os personagens. Em seguida, você pode fazer alguns exemplos na lousa, ou pedir para que alguns alunos escrevam exemplos para que outros resolvam, também na lousa.

Propósito: Fazer que os alunos retomem as propriedades de potência de uma potência e potência de um expoente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos ( Slides 4 e 5 )

Orientações: Organize os alunos em duplas para que tentem responder a atividade. Enquanto as duplas discutem, circule pela sala e certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que deve ser feito e se há dúvidas ou dificuldades que impeçam o início ou continuidade da atividade. Caso os alunos apresentem dúvidas, procure fazer algumas perguntas que os instiguem a pensar melhor sobre o que sabem sobre potência de potência e potência de um expoente, como: você consegue lembrar de alguma diferença entre potência de potência e potência de um expoente? Me faça alguns exemplos; Se eu elevar uma potência à um expoente, obterei qual tipo de potência?. Se necessário, faça também alguns exemplos. Consulte o guia de intervenções para mais detalhes.

Propósito: Fazer com que os alunos aprimorem ainda mais suas habilidades com potência de uma potência e potência de um expoente.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 6 a 9)

Orientações: Discuta com os alunos possíveis estratégias para se dar bem no jogo e vá anotando no quadro.

Propósito: Peça para que alguns alunos comentem ou apresentem na lousa as estratégias que utilizaram para resolver as operações da atividade. Sempre que uma resolução for apresentada, pergunte se os demais alunos concordam com tal resolução ou se fizeram de maneira diferente, para que todos possam conhecer diferentes estratégias de resolução. Caso algum aluno apresente erros, faça perguntas para ele e para a turma, de modo que possam refletir como corrigir tal erro, ou ainda, como evitá-lo:

  • Essa potência se enquadra em qual dos casos estudados?
  • Essa potência pode ser transformada em outra mais simples?
  • As multiplicações foram utilizadas de maneira correta? E os parênteses?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Retome as principais aprendizagens da aula lendo ou deixando que os alunos leiam a mensagem do slide.

Propósito: Concluir a atividade com uma mensagem para auxiliar na sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a atividade aos alunos e peça para que eles a respondam individualmente.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos aprenderam o conteúdo da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua estratégia?
  • As propriedades e a fatoração de potências te auxiliaram?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano