9605
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Regularidades que facilitam a memorização da tabuada - propriedade comutativa

Plano de aula de matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre utilizar a propriedade comutativa para facilitar a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Dyone Andrade,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Utilizar a propriedade comutativa para facilitar a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.

Conceito-chave

Reconhecer a regularidade na multiplicação e Identificar que a ordem dos fatores não altera o produto.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.

Discuta com a turma:

  • Será que a propriedade comutativa também funciona na multiplicação?
  • Como a propriedade comutativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem as questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?
  • Por que está acontecendo isso?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem às questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?

Por que está acontecendo isso?

.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Dyone Andrade

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Objetivos específicos

Utilizar a propriedade comutativa para facilitar a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.

Conceito-chave

Reconhecer a regularidade na multiplicação e Identificar que a ordem dos fatores não altera o produto.

Recursos necessários

  • Folha impressa;
  • Lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.

Discuta com a turma:

  • Será que a propriedade comutativa também funciona na multiplicação?
  • Como a propriedade comutativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem as questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?
  • Por que está acontecendo isso?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem às questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?

Por que está acontecendo isso?

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.

Discuta com a turma:

O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano