Objetivo da aula
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Dyone Andrade
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Objetivos específicos
Utilizar a propriedade comutativa para facilitar a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.
Conceito-chave
Reconhecer a regularidade na multiplicação e Identificar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Recursos necessários
- Folha impressa;
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com seus alunos o aquecimento da aula, faça os questionamentos sugeridos e incentive-os a realizar a atividade proposta que segue.
Discuta com a turma:
- Será que a propriedade comutativa também funciona na multiplicação?
- Como a propriedade comutativa pode ajudar na memorização dos resultados da tabuada?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem as questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?
- Por que está acontecendo isso?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Incentive os alunos a procurarem a propriedade comutativa na relações entre as linhas e colunas da tabela. Permita que eles falem sobre o que encontraram e aproveite para formalizar as falas registrando-as no quadro para que todos possam copiar e entender. Oriente-os a responderem às questões referentes à tabela sugerida na atividade a fim de perceberem a repetição dos resultados. Deixe que tentem calcular sozinhos, o restante das operações para chegar ao resultado final. Depois dê um tempo para que os alunos em duplas discutam a maneira que encontraram para chegar aos resultado. Ajude-os a concluírem que na verdade basta memorizar metade dos resultados. Se eu sei o resultado de 4x8, por exemplo, também saberei o resultado de 8x4. Explique que este fato é uma propriedade da multiplicação chamada “Comutativa”. Se os alunos não viram esta propriedade quando estudaram adição, explique que comutar significa trocar e explique o que ela indica: a ordem dos fatores não altera o produto.
Discuta com a turma:
O que vocês perceberam sobre a outra metade da tabela?
Por que está acontecendo isso?
.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.
Discuta com a turma:
O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.
Discuta com a turma:
O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.
Discuta com a turma:
O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Se possível, projete a tabela pitagórica com as linhas no quadro branco, ou monte o diagrama com pincel atômico. Incentive os alunos a procurarem regularidades que confirmem a propriedade comutativa e relações entre as linhas e colunas da tabela. Peça que observem a tabela dividida e percebam alguma regularidade nos resultados.
Discuta com a turma:
O que vocês perceberam ao responderem aos questionamentos feitos a partir da tabela?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Resgate com os alunos o que foi aprofundado nesta aula.
Discuta com a turma:
- O tema foi fácil?
- Ficou alguma dúvida?
- Vocês conseguiram completar as atividades da tabela pitagórica e relacioná-las às tabuadas?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Avaliar se os alunos pensam nos fatos fundamentais da multiplicação, usando a propriedade comutativa para encontrar padrões que facilitem a memorização da tabuada.