Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_20GRM07)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, faça uma retomada dos conceitos de plano meridiano, que corta um cilindro passando pelo diâmetro. Solicite que, somente se for possível, verifiquem tal situação cortando um canudo ou copo de plástico, ou até mesmo um cano fino, e colocando um retângulo de papel na vista frontal e compartilhem suas experiências.
Atividade principal
Para essa atividade mantenha uma sala de reunião online criando um link pelo:
https://meet.google.com/
Para poder orientar sobre as vistas frontal e lateral da peça e poder ouvir e anotar as dúvidas que ocorrerem.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se mais com o entendimento sobre o uso das fórmulas do que com as fórmulas em si, pois elas serão fixadas pelo uso. Assim, o entendimento dos cortes é a parte mais importante dessa discussão.
- Incentive a todo tipo de possibilidade de resolução para descobrir aspartes de cada material, mesmo que não envolva a álgebra.
- Lembre-se de, ao final, reforçar que existe um padrão, representado por uma fórmula, para metades de um cilindro.
Raio X
Para esse raio X, incentive pelo menos duas maneiras de resolver, pelo menos uma que não envolva a aplicação direta da fórmula.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e experiências.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_20GRM07
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
AULA 03
AULA 04
AULA 06
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes