11416
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume de Semicilindros

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Volume de semicilindros.

Plano 07 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

  1. Construir fórmulas para o cálculo de volume de semi cilindros;
  2. Resolver problemas envolvendo semi cilindros.

Conceito-chave

Volume de semicilindros

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • O que é um semicilindro?
  • Como calculamos o volume do semicilindro?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Se possível, leve exemplos de semicilindros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão para o cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade apenas no caso em que o cilindro equilátero.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de semi cilindro

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas no cálculo de volume de semicilindros.

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • O que é um semicilindro?
  • Como calculamos o volume do semicilindro?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

  1. Construir fórmulas para o cálculo de volume de semi cilindros;
  2. Resolver problemas envolvendo semi cilindros.

Conceito-chave

Volume de semicilindros

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Se possível, leve exemplos de semicilindros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão para o cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.

Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.

Discuta com a turma:

  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a Turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático

Discuta com a turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • O que de diferente do meu colega eu fiz?
  • Tem outra forma de solucionar o problema?
  • Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade apenas no caso em que o cilindro equilátero.

Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de semi cilindro

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas no cálculo de volume de semicilindros.

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano