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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Uma pergunta esclarece muita coisa. Uma pesquisa esclarece muito mais!

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dados, registrar e fazer relatórios.

Atividade principal

Resolução - da atividade principal gráfico 1

Resolução - da atividade principal gráfico 2

Resolução - da atividade principal gráfico 3

Resolução - da atividade principal gráfico 4

Resolução - da atividade principal gráfico 5

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que utilizem a calculadora para o cálculo da nota após o desafio.

Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.

Discuta com a turma:

  • A importância do uso da calculadora para cálculo e verificação de resultados.
  • A apresentação da nota final e regras de arredondamento.
  • Porque nem todos os alunos alcançaram média superior a 60 pontos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e discuta com eles quais informações da tabela são relevantes para responder a questão.

Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Quais informações da tabela não são importantes para resolver a questão?
  • Por que os valores do grupo de 11 alunos, da última linha da tabela, não são importantes?
  • Em uma situação real, todos os alunos dos quatro grupos apresentados na tabela teriam a mesma variação da nota?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância de organizar os dados estatísticos para apresentar resultados de uma pesquisa e as vantagens da representação gráfica.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. E discuta com a turma a diferença entre dados brutos, apresentação tabular e gráfica.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas e distribua folhas A4 ou papel quadriculado para cada dupla e oriente os alunos a desenharem o gráfico no maior espaço possível da folha. Oriente os alunos sobre a organização e as informações que precisam colocar no gráfico. Peça para cada dupla apresentar sua resposta para a turma. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos como organizar dados de uma pesquisa e quando escolher a apresentação com uso de tabela ou gráfico. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Conhecer as possibilidades de apresentação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a função dos gráficos e tabelas?
  • Qual (is) a(s) diferença(s) entre as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa (tabelas e gráficos) e qual(is) a(s) vantagem(s) e desvantagem(s) de cada um?

Raio x

Resolução de raio x

Resolução de raio x - parte II

Atividade complementar

Atividade complementar - Gráfico 1

Atividade complementar - Gráfico Desafio

Atividade complementar - Gráfico 2

Resolução de atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.

Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.

Discuta com a turma:

  • A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
  • Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
  • Quais formas de apresentar dados eles conhecem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dados, registrar e fazer relatórios.

Atividade principal

Resolução - da atividade principal gráfico 1

Resolução - da atividade principal gráfico 2

Resolução - da atividade principal gráfico 3

Resolução - da atividade principal gráfico 4

Resolução - da atividade principal gráfico 5

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.

Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.

Propósito: Representar dados gráficamente.

Discuta com a turma:

  • A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
  • Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
  • A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que utilizem a calculadora para o cálculo da nota após o desafio.

Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.

Discuta com a turma:

  • A importância do uso da calculadora para cálculo e verificação de resultados.
  • A apresentação da nota final e regras de arredondamento.
  • Porque nem todos os alunos alcançaram média superior a 60 pontos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e discuta com eles quais informações da tabela são relevantes para responder a questão.

Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.

Discuta com a turma:

  • Quais informações da tabela não são importantes para resolver a questão?
  • Por que os valores do grupo de 11 alunos, da última linha da tabela, não são importantes?
  • Em uma situação real, todos os alunos dos quatro grupos apresentados na tabela teriam a mesma variação da nota?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.

Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.

Discuta com a turma:

  • Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
  • Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
  • O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância de organizar os dados estatísticos para apresentar resultados de uma pesquisa e as vantagens da representação gráfica.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. E discuta com a turma a diferença entre dados brutos, apresentação tabular e gráfica.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em duplas e distribua folhas A4 ou papel quadriculado para cada dupla e oriente os alunos a desenharem o gráfico no maior espaço possível da folha. Oriente os alunos sobre a organização e as informações que precisam colocar no gráfico. Peça para cada dupla apresentar sua resposta para a turma. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos como organizar dados de uma pesquisa e quando escolher a apresentação com uso de tabela ou gráfico. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.

Propósito: Conhecer as possibilidades de apresentação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a função dos gráficos e tabelas?
  • Qual (is) a(s) diferença(s) entre as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa (tabelas e gráficos) e qual(is) a(s) vantagem(s) e desvantagem(s) de cada um?

Raio x

Resolução de raio x

Resolução de raio x - parte II

Atividade complementar

Atividade complementar - Gráfico 1

Atividade complementar - Gráfico Desafio

Atividade complementar - Gráfico 2

Resolução de atividade complementar

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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

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