Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dados, registrar e fazer relatórios.
Resolução - da atividade principal gráfico 1
Resolução - da atividade principal gráfico 2
Resolução - da atividade principal gráfico 3
Resolução - da atividade principal gráfico 4
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que utilizem a calculadora para o cálculo da nota após o desafio.
Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.
Discuta com a turma:
- A importância do uso da calculadora para cálculo e verificação de resultados.
- A apresentação da nota final e regras de arredondamento.
- Porque nem todos os alunos alcançaram média superior a 60 pontos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e discuta com eles quais informações da tabela são relevantes para responder a questão.
Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.
Discuta com a turma:
- Quais informações da tabela não são importantes para resolver a questão?
- Por que os valores do grupo de 11 alunos, da última linha da tabela, não são importantes?
- Em uma situação real, todos os alunos dos quatro grupos apresentados na tabela teriam a mesma variação da nota?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, destaque a importância de organizar os dados estatísticos para apresentar resultados de uma pesquisa e as vantagens da representação gráfica.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. E discuta com a turma a diferença entre dados brutos, apresentação tabular e gráfica.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas e distribua folhas A4 ou papel quadriculado para cada dupla e oriente os alunos a desenharem o gráfico no maior espaço possível da folha. Oriente os alunos sobre a organização e as informações que precisam colocar no gráfico. Peça para cada dupla apresentar sua resposta para a turma. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos como organizar dados de uma pesquisa e quando escolher a apresentação com uso de tabela ou gráfico. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Propósito: Conhecer as possibilidades de apresentação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual a função dos gráficos e tabelas?
- Qual (is) a(s) diferença(s) entre as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa (tabelas e gráficos) e qual(is) a(s) vantagem(s) e desvantagem(s) de cada um?
Resolução de raio x - parte II
Atividade complementar - Gráfico 1
Atividade complementar - Gráfico Desafio