Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Uma pergunta esclarece muita coisa. Uma pesquisa esclarece muito mais!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisar é preciso!
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a organização do seu quarto, da mochila, dos horários de estudo, lazer e etc. Pergunte se eles se lembram onde está um determinado objeto em seu quarto ou quantas horas eles estudam durante a semana. Pergunte a eles se foi fácil ou difícil responder às perguntas e o que facilitou ou dificultou a resposta.
Propósito: Refletir sobre a importância da organização para localização de objetos e informações.
Discuta com a turma:
- A organização como estratégia de redução de tempo para obtenção de informações.
- Existe alguma forma de organizar e apresentar dados estatísticos além das tabelas?
- Quais formas de apresentar dados eles conhecem?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dados, registrar e fazer relatórios.
Resolução - da atividade principal gráfico 1
Resolução - da atividade principal gráfico 2
Resolução - da atividade principal gráfico 3
Resolução - da atividade principal gráfico 4
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade e peça que todos construam as tabelas no caderno. Você pode fazer o download dessa atividade aqui. Caso os alunos tenham realizado a própria pesquisa, conforme orientação do plano de ensino A ocasião faz o pesquisador!, as tabelas devem ser construídas de acordo com as respostas obtidas pela tabulação dos dados de cada grupo de trabalho.
Propósito: Representar dados graficamente, analisar, interpretar dos dados, registrar e fazer relatórios.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Peça para os alunos utilizar escalas de 10 em 10, 20 em 20 ou 25 em 25 na construção dos gráficos.
Propósito: Representar dados gráficamente.
Discuta com a turma:
- A escolha da melhor escala a ser utilizada de acordo com a quantidade de dados a serem apresentados no eixo vertical.
- Como é feita a comparação entre as colunas e como é possível analisar a variação de um certo dado em relação aos demais.
- A necessidade do uso de gráfico. Os dados poderiam ser apresentados em forma de texto? É mais fácil analisar esses dados em tabela ou graficamente.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que utilizem a calculadora para o cálculo da nota após o desafio.
Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.
Discuta com a turma:
- A importância do uso da calculadora para cálculo e verificação de resultados.
- A apresentação da nota final e regras de arredondamento.
- Porque nem todos os alunos alcançaram média superior a 60 pontos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e discuta com eles quais informações da tabela são relevantes para responder a questão.
Propósito: Análise e interpretação de dados apresentados graficamente.
Discuta com a turma:
- Quais informações da tabela não são importantes para resolver a questão?
- Por que os valores do grupo de 11 alunos, da última linha da tabela, não são importantes?
- Em uma situação real, todos os alunos dos quatro grupos apresentados na tabela teriam a mesma variação da nota?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos e peça que eles localizem e destaquem as informações dos gráficos que são relevantes para a elaboração do relatório.
Propósito: Interpretar e selecionar dados para registro e elaboração de relatórios.
Discuta com a turma:
- Todas as informações de todos os gráficos precisam constar no relatório?
- Quais informações dos gráficos são importantes para elaborar o relatório?
- O celular pode auxiliar nas aulas de matemática?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, destaque a importância de organizar os dados estatísticos para apresentar resultados de uma pesquisa e as vantagens da representação gráfica.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. E discuta com a turma a diferença entre dados brutos, apresentação tabular e gráfica.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Atividade de Raio X
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a sala em duplas e distribua folhas A4 ou papel quadriculado para cada dupla e oriente os alunos a desenharem o gráfico no maior espaço possível da folha. Oriente os alunos sobre a organização e as informações que precisam colocar no gráfico. Peça para cada dupla apresentar sua resposta para a turma. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos como organizar dados de uma pesquisa e quando escolher a apresentação com uso de tabela ou gráfico. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Propósito: Conhecer as possibilidades de apresentação de dados de uma pesquisa e refletir sobre as diferenças entre dados apresentados em tabelas e gráficos.
Discuta com a turma:
- Qual a função dos gráficos e tabelas?
- Qual (is) a(s) diferença(s) entre as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa (tabelas e gráficos) e qual(is) a(s) vantagem(s) e desvantagem(s) de cada um?
Resolução de raio x - parte II
Atividade complementar - Gráfico 1
Atividade complementar - Gráfico Desafio
Para os alunos
Raio X
Atividade complementar
Atividade complementar - Gráfico 1
Atividade complementar - Gráfico Desafio
Atividade complementar 2
Para o professor
Guia de intervenção
Resolução da atividade principal - gráfico 1
Resolução da atividade principal- gráfico 2
Resolução da atividade principal- gráfico 3
Resolução da atividade principal- gráfico 4
Resolução da atividade principal- gráfico 5
Resolução do raio x
Resolução do raio X - Parte II
Resolução do atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_26PES04
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade principal
Disponibilize uma das tabelas para cada um dos alunos, ou se preferir, utilize os dados disponíveis do Covid-19 da sua cidade. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Reforce para os alunos a importância do uso dos gráficos para organizar os dados. Oriente que todo gráfico deve ter título, escala e fonte e que as colunas servem para comparar dados quantitativos e formado por colunas de mesma largura e comprimento variável, pois depende do montante que representam. Use para essa discussão o meio de comunicação acordado com a turma.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Peça as famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Interpretar dados estatísticos e fazer relatórios.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.